Stricto sensu – Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade

Nível: Mestrado

Modalidade: Acadêmico – Presencial

Área de Avaliação da CAPES: Colégio de Ciências da Vida, Grande área Ciências da Saúde, Área: Nutrição

Apresentação:

O Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade – PPGNL, nível Mestrado, apresenta apenas uma área de concentração: “Nutrição e Longevidade”. Assumindo o conceito de longevidade como longa duração da vida e que as teorias fisiológicas apontam que o envelhecimento se inicia após o nascimento ou a partir do organismo maduro, o Curso não foca somente nos eventos relacionados à velhice (estágio final do processo de envelhecimento), mas sim nos fatores que podem determinar longevidade durante todo o processo. Na medida em que compreender a regulação do metabolismo celular é fundamental para desvendar os princípios da homeostase e, consequentemente, do aumento da longevidade experimentado por populações em todo o mundo, a proposta desse programa de mestrado tem relevante impacto científico e social. Focando no papel dos nutrientes e demais componentes de alimentos e de aspectos nutricionais e metabólicos que regulam as demandas energéticas celulares, a articulação das linhas de pesquisa com as disciplinas e os projetos pretende embasar a realização de estudos a respeito da relação da nutrição com os processos fisiológicos que regem essas interações nos diferentes ciclos da vida e que, por isso, podem determinar maior ou menor longevidade, bem como o papel da falta de comunicação metabólica no desenvolvimento de doenças metabólicas e envelhecimento.

Descrição das linhas de pesquisa:

1. Nutrição no metabolismo e no envelhecimento humano – Abrange estudos sobre os aspectos alimentares e nutricionais dos diferentes ciclos da vida relacionados às vias de sinalização metabólica e inflamatória associadas à longevidade e às doenças crônicas mais prevalentes na velhice.

2. Alimentos e Longevidade – Abrange estudos sobre a caracterização e quantificação de compostos bioativos e avaliação de suas atividades biofuncionais, especialmente de compostos fenólicos, aminas, proteínas e peptídeos. Desenvolvimento de produtos e formulações alimentícias visando à promoção e manutenção da saúde. Estudos de alimentos que atendam às demandas da pessoa idosa em seus aspectos sensoriais e necessidades nutricionais.

Poderão ser admitidos no PPGNL os candidatos de quaisquer áreas de formação que tenham diploma de graduação em curso de nível superior reconhecido pelo MEC e forem considerados aprovados nas condições descritas em Edital próprio de Seleção.

 

Para mais informações e notícias sobre o Processo Seletivo visite o site do Programa: https://www.unifal-mg.edu.br/ppgnl/

 

Contatos:

Fale conosco no email: ppgnl@unifal-mg.edu.br

Coordenação:

Coordenadora – Profa Olga Luisa Tavano

email: olga.tavano@unifal-mg.edu.br, tavanool@yahoo.com.br

Tel (35) 3701 9743

Vice-Coordenadora – Profa Fernanda de Carvalho Vidigal

email:fernanda.vidigal@unifal-mg.edu.br

Tel (35) 3701 9741