Stricto sensu – Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade

Nível: Mestrado

Modalidade: Acadêmico – Presencial

Área de Avaliação da CAPES: Colégio de Ciências da Vida, Grande área Ciências da Saúde, Área: Nutrição

Apresentação:

Uma vida longeva e saudável é dependente de fatores genéticos, ambientais e também hábitos que compõem nosso estilo de vida. A qualidade da dieta nos diferentes ciclos de vida reflete na prevenção ou tratamento das doenças relacionadas ao envelhecimento humano e ao metabolismo saudável.

O Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade considera o conceito de longevidade como longa duração da vida saudável e que teorias fisiológicas apontam o início do envelhecimento após o nascimento ou a partir do organismo maduro, não focando apenas seu estágio final na velhice. Assim, valoriza fatores que podem determinar a longevidade durante todo o  processo, focando no papel dos nutrientes e demais componentes de alimentos, hábitos, práticas e políticas relativas à alimentação.

Neste contexto, o Programa apresenta apenas uma área de concentração que abrange duas linhas de pesquisa: “Linha 1. Nutrição no metabolismo e no envelhecimento humano” e “Linha 2. Alimentos e longevidade”.

Descrição das linhas de pesquisa:

1. Nutrição no metabolismo e no envelhecimento humano – Abrange estudos sobre os aspectos alimentares e nutricionais dos diferentes ciclos da vida relacionados às vias de sinalização metabólica e inflamatória associadas à longevidade e às doenças crônicas mais prevalentes na velhice.

2. Alimentos e Longevidade – Abrange estudos sobre a caracterização e quantificação de compostos bioativos e avaliação de suas atividades biofuncionais, especialmente de compostos fenólicos, aminas, proteínas e peptídeos. Desenvolvimento de produtos e formulações alimentícias visando à promoção e manutenção da saúde. Estudos de alimentos que atendam às demandas da pessoa idosa em seus aspectos sensoriais e necessidades nutricionais.

 

Processo Seletivo 2021 com inscrições abertas!

Poderão ser admitidos no PPGNL os candidatos de quaisquer áreas de formação que tenham diploma de graduação em curso de nível superior reconhecido pelo MEC e forem considerados aprovados nas condições descritas em Edital próprio de Seleção.

Saiba mais no site do Programa: https://www.unifal-mg.edu.br/ppgnl/

 

Contatos:

Fale conosco no email: ppgnl@unifal-mg.edu.br

Coordenação:

Coordenadora – Profa Olga Luisa Tavano

email: olga.tavano@unifal-mg.edu.br, tavanool@yahoo.com.br

Tel (35) 3701 9743

Vice-Coordenadora – Profa Fernanda de Carvalho Vidigal

email:fernanda.vidigal@unifal-mg.edu.br

Tel (35) 3701 9741