Projetos de Desenvolvimento

REPASSA – Sul de Minas

Rede para Elaboração de Produtos Alimentícios a partir de Subprodutos dos Sistemas Alimentares do Sul de MG

Consiste num projeto articulado por 9 docentes e 2 técnicas da UNIFAL-MG cujo principal objetivo é a promoção da saúde, a partir da redução da insegurança alimentar, do desperdício e do desenvolvimento sustentável dos sistemas alimentares do Sul de Minas Gerais. Para tanto, o projeto prevê ações em 4 eixos:

  1. REPASSA-Pesquisa para o desenvolvimento de produtos alimentícios sustentáveis com vantagens nutricionais, funcionais, sensoriais e redução de custos, utilizando como matérias-primas, subprodutos dos sistemas alimentares e plantas alimentícias não-convencionais encontradas no Sul de MG;
  2. REPASSA-Rede de cooperação com a Associação Banco de Alimentos Mesa Farta de Alfenas-MG (ABAMFA) e produtores locais de alimentos, a fim de sistematizar o apoio técnico visando a distribuição e produção segura e sustentável de alimentos;
  3. REPASSA-Educação alimentar e nutricional e formação profissional e empreendedora para a produção segura de alimentos e refeições para adultos e idosos de Alfenas;
  4. REPASSA-Formação especializada de profissionais para atuação no sistema de qualidade da tecnologia de produção de alimentos e refeições, visando a inserção e/ou manutenção desses profissionais no mercado de trabalho. Ao final do ciclo de vida do projeto, espera-se a continuidade das ações, que foram planejadas e ancoradas em sólidas parcerias, visando sua sustentabilidade e exequibilidade.

 

Integram a equipe os professores: Bruno Martins Dala Paula – Coordenador, Eveline Monteiro Cordeiro de Azeredo, Flávia Della Lucia, Gislene Regina Fernandes, Hudsara Aparecida de Almeida Paula, Letícia Tamie Paiva Yamada, Olga Luisa Tavano, Sinézio Inácio da Silva Júnior, Tábatta Renata Pereira de Brito, e as técnicas: Marisa de Oliveira Lopes e Roqueline Aversani e Glória M. F. Aversi Ferreira.

Este projeto foi submetido à 5ª Edição do Edital da Fundação Cargill (2019)

Saiba mais! Assista aqui ao video do projeto!