Apoio Pedagógico – DAP

Qual a função do Apoio Pedagógico na instituição?

O DAP tem por finalidade oferecer apoio, assessoria e orientação em aspectos educacionais aos diferentes órgãos e agentes envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação. 

O DAP, conforme seu Regimento, divide-se em três seções: Seção de Orientação Educacional, Seção de Planejamento Curricular e Seção de Formação Pedagógica Docente, sendo a primeira a responsável pelo apoio pedagógico aos alunos(as) de graduação. 

Quais são os seus objetivos específicos?

  • Oferecer atendimento individual aos alunos e alunas com dificuldades de aprendizagem, de adaptação ou de organização de sua rotina acadêmica;  
  • Propor e realizar ações educativas, como oficinas, palestras, debates, etc.;  
  • Propiciar a participação na coordenação de programas de tutoria que visem à melhoria do desempenho acadêmico dos alunos e alunas de graduação;  
  • Construir diálogo com outras Pró-Reitorias para uma atuação multiprofissional que vise ao atendimento ao aluno em situação de insucesso acadêmico;  
  • Formar grupo de estudos com os servidores do DAP para aprofundamento e constante atualização sobre autorregulação da aprendizagem; 

Qual o procedimento para o meu atendimento individual?

Todo discente que sentir a necessidade poderá procurar diretamente o DAP e as Assessorias de Apoio Pedagógico para atendimento de orientação educacional.  

Coordenadores e professores também poderão informar os alunos sobre a existência do apoio pedagógico, bem como orientá-los a procurar o DAP.  

Além disso, os profissionais da Prace poderão sugerir aos alunos assistidos e aqueles que relatarem dificuldades acadêmicas que procurem o serviço. 

O discente poderá também preencher um formulário solicitando o acompanhamento individual. Para preencher o formulário, clique aqui. 

Para mais informações, acesse: Resolução CEPE n.º 7, de 26 de fevereiro de 2018