Residência Pedagógica

A Residência Pedagógica é uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura, matriculado em estágio e desenvolvida numa escola pública de educação básica.

Qual sua finalidade? Tem por finalidade promover a experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, em escolas públicas de educação básica, acompanhados pelo professor da escola, denominado preceptor.

A orientação do residente será realizada por um docente da IES, denominado docente orientador, também responsável pelo estágio supervisionado do seu respectivo curso.

Sobre a carga horária: O aproveitamento carga horária de estágio da disciplina poderá ser de 50 a 100%, de acordo com que o curso tenha definido.

Para o registro do aproveitamento de carga horária, é necessário que o discente:

  • Esteja matriculado na disciplina na qual o estágio curricular supervisionado está vinculado, que pode ser a turma regular ou turma especial, a critério de cada Curso de Licenciatura;
  • Esteja adimplente com todos os relatórios, fichas de frequência e outras formas de avaliação requeridos pelo PIRP, que deverão ser aprovados pelo docente orientador;
  • Seja avaliado pelo docente orientador do programa por meio de frequência e nota atribuídas, compostas pelas avaliações das atividades desenvolvidas nas instituições de educação básica no âmbito do PIRP, incluindo as avaliações realizadas pelos professores preceptores;
  • Apresente a documentação comprobatória do aproveitamento da carga horária em prazo estipulado pelo professor responsável pelo estágio supervisionado ou da disciplina em que o estágio está vinculado.

Para mais informações, acesse: Resolução CEPE n.º 22, de 14 de agosto 2019