Universidade participa do lançamento do “Programa Compete Minas”; iniciativa do governo estadual em parceria com a FAPEMIG facilitará o acesso das empresas e cooperativas no financiamento à inovação

Publicação original site da Unifal-MG –

A UNIFAL-MG marcou presença no lançamento do Programa Compete Minas do governo estadual, idealizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG). O programa financiará R$ 100 milhões direto no setor produtivo por meio de chamadas públicas contínuas, a fim de aumentar a competitividade de Minas Gerais e do Brasil.

Apresentação do Programa Compete Minas com destaque para os motivos do fomento à inovação. (Foto: Arquivo/Izabella Bastos)

Realizado na sede da FAPEMIG em Belo Horizonte, no dia 31/05, o evento de lançamento foi prestigiado pelo reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, e pela diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9), Profa. Izabella Carneiro Bastos.

O Compete Minas propõe investir recursos na ciência, tecnologia e inovação, e incentivar o acesso das empresas e cooperativas no financiamento. Isso promoverá a produtividade das empresas e, consequentemente, a geração de emprego e renda no estado.

Segundo a professora Izabella Bastos, a participação da UNIFAL-MG no evento demonstra o quanto a Universidade é comprometida e se interessa pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no estado onde se encontra instalada. “A UNIFAL-MG fará todos os esforços possíveis para que a Universidade possa contribuir, ao seu modo, para que tecnologias sejam utilizadas/produzidas para o uso do mercado”, afirmou, reforçando o compromisso de a Instituição participar das chamadas públicas a serem lançadas.

Editais

Os editais do Compete Minas foram divididos em duas linhas: a Linha “Empresas” e a Linha “Tríplice Hélice”, voltada para as instituições de ciência e tecnologia.

Para a primeira linha, serão disponibilizados R$ 50 milhões para que empresas, cooperativas e startups desenvolvam projetos de inovação tecnológica em produtos ou processos de maneira independente ou em parceria com outras instituições.

Poderão ser inscritos projetos de empresas que faturem até 300 milhões de reais por ano, sendo o valor máximo por projeto variável de acordo com o porte da organização. Empresas que faturem até R$ 16 milhões poderão requerer até R$ 200 mil e as demais irão poder requerer até R$ 1 milhão.

Já para a Linha Tríplice Hélice, voltada para as instituições de ciência e tecnologia, serão destinados R$ 50 milhões para que universidades públicas e privadas realizem projetos de pesquisa e inovação em parceria com o setor privado.

Os projetos inscritos deverão ser de autoria de instituições de ciência e tecnologia localizadas em Minas Gerais que tenham parceria com empresas. Nessa linha, o valor que poderá ser requerido por projeto também varia de acordo com o porte da empresa.

Para projetos que tiverem como parceiras empresas que faturem até R$ 16 milhões, poderão ser requeridos até R$ 200 mil. Já para aqueles que tenham parceria com empresas que faturam entre R$ 16 milhões e R$ 300 milhões, o valor requerido é de até R$ 2 milhões por projeto.

Confira as chamadas do Programa Compete Minas aqui