Realizar pós-doutorado na UNIFAL-MG

“Pós-doc”

Programa de estágio pós-doutoral oferecido à pesquisadores que concluíram o doutorado, e que poderá ser desenvolvido na modalidade voluntário (sem bolsa) na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), ou por meio de editais internos ou de agências de fomento.

Pesquisadores com o título de Doutor reconhecido pela Capes/MEC.

1. Verificar as áreas correlatas de interesse dentre os Programas de Pós-Graduação (PPG) para desenvolver a pesquisa no estágio pós-doutoral

Para a modalidade voluntária, o pesquisador deve conhecer os programas de pós-graduação da UNIFAL- MG e identificar qual programa atua na área que deseja pesquisar.

E, na modalidade com bolsa, o pesquisador deverá se atentar a publicação de edital na página dos Programas de Pós-Graduação.

Web: https://www.unifal-mg.edu.br/prppg/programas/

Atendimento imediato

2. Contatar o docente que deseja que seja seu supervisor

Na modalidade voluntária, o pesquisador deve conversar com o(a) professor(a), apresentar a pesquisa que deseja realizar e verificar a possibilidade de supervisão.

Na modalidade estágio pós-doutoral com bolsa, o pesquisador deve seguir as orientações do edital em questão.

E-mail: do professor .

Dúvidas podem ser enviadas para estagioposdoc@unifal-mg.edu.br .

• Projeto pós-doutoral.

3. Aguardar anuência do coordenador do programa de pós-graduação

Na modalidade voluntária, o docente supervisor deve abrir um processo com a documentação obrigatório e encaminhar para a coordenação do Programa de Pós-Graduação. O estágio somente poderá ser iniciado se o processo tiver sido aprovado na reunião do colegiado do PPG.

E, na modalidade com bolsa, deverá ser observada as instruções do edital.

4. Enviar documentos para cadastro da pesquisa na PRPPG/Gpesq

Após a aprovação do estágio na reunião do colegiado do PPG a coordenação elabora um despacho no processo, concedendo a anuência para o início e encaminha para a Comissão de Acompanhamento dos Programas de Pós-doutorado, que fará o cadastro no Gpesq.

• CPF
  • RG
  • Diploma/certificado de doutorado ou ata de defesa
  • Histórico do doutorado
  • Foto 3×4
Tempo de duração da etapa

Na modalidade voluntária – em média 15 dias úteis.
Na modalidade com bolsa –  deverá ser observada as datas definidas do edital.

5. Receber e-mail confirmando o cadastro do projeto

Assim que o pesquisador é cadastrado no Gpesq receberá um e-mail de confirmação de efetivação do seu cadastro.

Quanto tempo leva?

Entre 1 e 10 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

Este serviço é gratuito para o cidadão.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

E-mail: secretaria.prppg@unifal-mg.edu.br

Sugestões e reclamações também podem ser enviadas para a Ouvidoria pela Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR da CGU. Além disso, a Ouvidoria também realiza atendimento pelo telefone (35)3701-9014, pessoalmente (Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 – Centro – Alfenas – Sala AL-O-411-A) ou por e-mail (ouvidoria@unifal-mg.edu.br). As respostas às manifestações enviadas via portal Fala.BR, podem ser visualizadas por e-mail ou via acesso ao portal, caso o(a) manifestante tenha se identificado. Já as manifestações registradas de maneira anônima são classificadas, pelo próprio portal, como “comunicações” e neste caso não é possível o seu acompanhamento.

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

• Urbanidade;
  • Respeito;
  • Acessibilidade;
  • Cortesia;
  • Presunção da boa-fé do usuário;
  • Igualdade;
  • Eficiência;
  • Segurança; e
  • Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento
O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário
Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.