Óptica e Fotônica de Materiais

Na linha de pesquisa em Óptica e Fotônica de materiais estamos divididos em 3 ênfases: (i) estudo de processos ópticos fundamentais de materiais; (ii) Desenvolvimento de dispositivos fotônicos usando laser pulsado e (iii) instrumentação científica.

Em (i) estamos interessados em investigar a resposta óptica linear e não linear de materiais orgânicos e semicondutores e metais de baixa dimensionalidade. Por exemplo, temos estudado processos ópticos como absorção de dois fótons, hiperpolarizabilidade de primeira ordem, índice de refração não linear. Também estamos interessados em estudar processos ópticos como absorção e fotoluminescência resolvidas no tempo. Estes trabalhos são realizados em parceria com o Grupo de Fotônica da USP de São Carlos.

Em (ii) temos desenvolvidos sistemas de armazenamento óptico de informação, dosímetros 3D e usado técnicas de escrita direta a laser para microfabricado diversos materiais como filmes finos de semicondutores e polímeros luminescentes para o desenvolvimento de dispositivos opto-eletrônicos.

Em (iii) temos concentrados esforços para o desenvolvimento de técnicas ópticas totalmente homemade. Dessa forma, toda a montagem experimental, o controle e a automação dos experimentos são realizados pelo grupo de pesquisa.

Trabalham nesta linha

Prof. Marcelo Gonçalves Vivas

Prof. Leonardo De Boni

Prof. Rafael Felipe Coelho Neves