Exame de Qualificação

De acordo com a Resolução Nº 05/2020, de 20 de agosto de 2020, que Dispõe sobre as Normas Acadêmicas do Programa de Pós-graduação em Física:

 

Art. 55. Todo discente do PPGF deverá submeter-se a exame de qualificação até o 18º mês de sua matrícula.

Art. 56. Somente poderá prestar exame de qualificação o estudante que tiver integralizado os créditos em disciplinas e a comprovação da proficiência em língua estrangeira. Parágrafo único. O discente poderá realizar o exame de qualificação antes de cumprir o estágio docente.

Art. 57. O pedido de Exame de Qualificação, solicitado pelo estudante e orientador, será encaminhado ao Colegiado Local para apreciação e indicação da banca examinadora, com a seguinte documentação:
I – Formulário solicitando o Exame de Qualificação conforme modelo disponível na página do Programa, com no mínimo 5 (cinco) sugestões de nomes para a banca;
II – Histórico Escolar;
III – Manuscrito preliminar de dissertação, abordando resultados e discussões preliminares da pesquisa, que deverá ser encaminhada à Banca Examinadora com antecedência mínima de 15 (quinze) dias.

 

Formulário de Solicitação / Agendamento do Exame de Qualificação

 

Para protocolar seu pedido de qualificação, utilize o Protocolo BR.

Informações acerca tempo de apresentação, quando enviar o documento para banca ou forma de avaliação ? Acesse a Resolução Nº 05/2020, de 20 de agosto de 2020, que Dispõe sobre as Normas Acadêmicas do Programa de Pós-graduação em Física; capítulo XVII.

*Dica: sua data de matrícula é o primeiro dia letivo do semestre em que você ingressou, é só consultar o calendário para o período.

 

Datas para Qualificação – Turma Ingressante em 2025/1 

Data Limite para Protocolo 12/08/2026
Data Limite para Realização do Exame 27/08/2026