Pesquisadores

Adélcio Carlos de Oliveira

          Matéria Condensada            

Física Estatística e Sistemas Complexos   

 Linhas de Pesquisa: Ênfase em Óptica Quântica e Computação Quântica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Limite clássico, Expansão Semi-   Clássica, Sistemas Quânticos Abertos, Função de Wigner, Entropia Linear e Tempo de Ehrenfest.  Contato: adelcio@ufsj.edu.br

 

Aníbal Thiago Bezerra

        Matéria Condensada

Simulação e Modelagem Computacional de Moléculas, Fluidos e Sólidos     image

  Linhas de Pesquisa: Física da Matéria Condensada, atuando principalmente na simulação computacional de sistemas quânticos, com ênfase em dispositivos optoeletrônicos tais quais fotodetectores e células solares.  

Contato: anibal.bezerra@unifal-mg.edu.br

 

  André Luiz Mota  

          Partículas e Campos         

Teoria Quântica de Campos, Gravitação e Cosmologia
Linhas de Pesquisa:  Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria quântica de campos, física de Hádrons, mecânica estatística. 

Contato: motaal@ufsj.edu.br

 

Cássius A. Miquele de Melo

       Partículas e Campos

Teoria Quântica de Campos, Gravitação e Cosmologia     

  Linhas de Pesquisa:  Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: gravitação, princípios    variacionais, teoria quântica de campos, cosmologia e modelagem matemática.  

Contato:  cassius@unifal-mg.edu.br 

 

Denis Gouvêa Ladeira

          Matéria Condensada         

Física Estatística e Sistemas Complexos
Linhas de Pesquisa: atividades de pesquisa em (i) processos de aceleração de Fermi, (ii) fenômenos de escape e transporte de trajetórias caóticas no espaço de fases, (iii) universalidade e leis de escala em sistemas dinâmicos não-lineares conservativos e dissipativos

Contato: dgl@ufsj.edu.br

 

Érico Goulart de Oliveira Costa

         Partículas e Campos

Gravitação e Cosmologia  

Possui graduação em Física (bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2004) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2008). Recentemente, realizou um Pós-Doutorado no Department of Applied Mathematics and Theoretical Physics (DAMTP), Cambridge, UK, sendo colaborador do prof. G.W. Gibbons. Tem experiência na área de Física Teórica, com ênfase em Relatividade Geral e Sistemas Não-Lineares, atuando principalmente nos seguintes temas: análise geométrica aplicada `a teoria de campos, modelos análogos de gravitação, geometrias emergentes e sólitons topológicos. Interessa-se por problemas da física-matemática na interface entre geometria diferencial, topologia das variedades e equações diferenciais parciais não-lineares. Atualmente é professor adjunto na UFSJ, Campus Alto Paraopeba em Ouro Branco.

Contato: egoulart@ufsj.edu.br

 

Fernando Gonçalves Gardim

       Partículas e Campos

Fenomenologia das Partículas Elementares     

Linhas de Pesquisa:  Plasma de Quarks e Glúons, Termodinâmica de quase-partículas, Colisões de Ions Pesados Relativisticos e Hidrodinamica Relativistica.

Contato: fernando.gardim@unifal-mg.edu.br.

 

Fernando Marroquim Leão de Almeida Junior  

          Partículas e Campos         

Fenomenologia das Partículas Elementares

Linhas de Pesquisa:  Fenomenologia e Fisca de Altas Energias., atuando principalmente nos seguintes temas: extensões do modelo padrão, LHC, calorimetria hadronica, atlas e novos leptons e bósons pesados.

Contato: fmarroquim@ufsj.edu.brÂncora

 

Gustavo do Amaral Valdiviesso

       Partículas e Campos

Física Experimental de Altas Energias  inspire   

Linhas de Pesquisa:  Física de Neutrinos, com especialidade em análise de dados e simulações, atuando assim tanto em fenomenologia quanto na área experimental. Através do uso de simulações computacionais, vem atuando junto à pequenas e grandes colaborações experimentais, desde o projeto de grandes detectores, até a pesquisa e desenvolvimento de novas técnicas de detecção.

Contato: gustavo.valdiviesso@unifal-mg.edu.br

 

 

Humberto César Fernandes Lemos

 

  Matéria Condensada 

         

Física Estatística e Sistemas Complexos    Icon Request: fa-research-gate · Issue #11341 · FortAwesome/Font ...
Linhas de Pesquisa: Tem experiência em pesquisa na área de Física, com ênfase em Métodos Matemáticos da Física, atuando principalmente nos seguintes temas: não-equilíbrio a partir de modelos microscópicos, fluxo de calor, retificação térmica, dinâmica estocástica. Pesquisa também em Sistemas Quânticos abertos, particularmente estudando o fluxo magnético em cadeias de spin modelados através da equações de Lindblad.

Contato: humbertolemos@ufsj.edu.br

 

Heron Carlos de Godoi Caldas

 

          Matéria Condensada         

Teoria Quântica de Campos, Gravitação e Cosmologia   
Linhas de Pesquisa: Teorias Efetivas Em Teoria de Campos e aplicações da Teoria de Campos em Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria de campos à temperatura finita, modelo de mésons e férmions quirais, supercondutividade e superfluidez em matéria desbalanceada. 

Contato: hcaldas@ufsj.edu.br

 

Ihosvany Camps Rodríguez

     Matéria Condensada

Simulação de Modelagem Computacional de Moléculas, Fluidos e Sólidos      Home Icon - Free Icons: Easy to Download and Use

Linhas de Pesquisa: Propriedades Elétricas, Magnéticas e Óticas da Matéria Condensada. Nosso foco de trabalho está relacionado a novos materiais e dispositivos. Mais especificamente trabalhamos com materiais óxidos multifuncionais aplicados a diferentes áreas de interesse, como a spintrônica, catálise, conversão fotoelétrica e termoelétrica. 

Contato: icamps@unifal-mg.edu.br

 

Letícia Ribeiro de Paiva

Matéria Condensada         

Física Estatística e Sistemas Complexos

Linhas de Pesquisa: Física Estatística e Sistemas Complexos, em particular Física Biológica e Física do Forrageamento. Nosso grupo tem atuado em uma abordagem computacional, teórica e experimental para problemas em dinâmica de insetos sociais confinados. Coordenadora do Laboratório de Física Biológica do Departamento de Estatística, Física e Matemática do Campus Alto Paraopeba/UFSJ.

Contato: leticia.paiva@ufsj.edu.br

 

Marcelo Gonçalves Vivas

Resultado de imagem para marcelo vivas

     Matéria Condensada

Óptica e Fotônica de Materiais    Home Icon - Free Icons: Easy to Download and Use

Linhas de Pesquisa: Interessado em investigar processos ópticos lineares e não lineares de materiais orgânicos, semicondutores e materiais de baixa dimesionalidade. Além disso, esforços estão voltados na confecção de plataformas fotônicas a partir de pulsos de luz laser. Para tanto, aparatos experimentais baseados nas técnicas de espalhamento Hyper-Rayleigh, Varredura-Z, técnicas de excitação e prova, microfabricação a laser e Laser induced forward transfer tem sido montadas e automatizadas no laboratório de espectroscopia Óptica e Fotônica da UNIFAL-MG.

Contato: mavivas82@gmail.com

 

Marcelo Martins de Oliveira

          Matéria Condensada        

Física Estatística e Sistemas Complexos    image
Linhas de Pesquisa: Linhas de Pesquisa: métodos simulacionais, fenômenos críticos fora do equilíbrio, modelos de catálise, modelos epidêmicos e redes complexas, aplicações interdisciplinares da Física, análise de séries temporais, Econofísica e Finanças. 

Contato: mmdeoliveira@ufsj.edu.br

 

Maria Aline Barros do Vale

          Partículas e Campos         

Teoria Quântica de Campos, Gravitação e Cosmologia   
Linhas de Pesquisa:

Possui graduação em Fisica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: lhc, majorana, lepton pesado, colisoes proton-proton e estatistica.

Contato: aline@ufsj.edu.br 

 

 

Rafael Felipe Coelho Neves

    Matéria Condensada

Óptica e Fotônica de Materiais     image

Linhas de Pesquisa:  Doutor em Física Atômica e Molecular pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015) com período sanduíche em Flinders University of South Australia. Atua na dinâmica da interação e espalhamento de elétrons por alvos atômicos e moleculares. Possui trabalhos e interesses de pesquisa em espalhamento de elétrons de baixas energias, obtenção experimental de seções de choque e desenvolvimento de instrumentação para física experimental e energias renováveis. Colabora com o Laboratório de Espalhamento de Elétrons do departamento de Química da UFSCar.

Contato: rafael.neves@ifsuldeminas.edu.br

 

Rodrigo Rocha Cuzinatto

    Partículas e Campos

Teoria Quântica de Campos, Gravitação e Cosmologia   

Linhas de Pesquisa:  Atua na área de Teoria de Campos. Tem experiência em Gravitação, Cosmologia, e aspectos clássicos de Teorias de Gauge. Suas pesquisas incluem o estudo da física de buracos negros, de ondas gravitacionais, da energia escura, da matéria escura, da dinâmica inflacionária no universo pós-Big Bang, de eletrodinâmicas generalizadas, da estrutura matemática subjascente às interações fundamentais da Natureza (teorias de calibre).

Contato: rodrigo.cuzinatto@unifal-mg.edu.br

 

Sidiney Geraldo Alves

Foto

          Matéria Condensada          

Física Estatística e Sistemas Complexos    Home Icon - Free Icons: Easy to Download and Use
Linhas de Pesquisa: Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Viçosa (1996), mestrado em Fisica Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Tem experiência na área de Física, com ênfase em simulação computacional de sistemas complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de crescimento de agregados e interfaces e autômatos celulares.

Contato: sidiney@ufsj.edu.br