Pesquisa

Os projetos e orientações do PPGF enquadram-se em 7 linhas de pesquisa, dentro de duas áreas da Física: Matéria Condensada e Partículas e Campos.

Física da Matéria Condensada

Caracterização de Materiais Magnéticos e Ferroelétricos

Desenvolvimento de materiais via métodos físicos e químicos e estudos de suas propriedades magnéticas e ferroelétricas por técnicas de magnetometria e medição de permissividade dielétrica em função da temperatura.

Física Estatística e Sistemas Não Lineares

Estudo e descrição das propriedades de sistemas macroscópicos complexos,  sólidos, líquidos, gases e matérias compostas, a partir do comportamento dinâmico dos constituintes microscópicos da matéria.

Propriedades Estruturais, Morfológicas e Espectroscópicas da Matéria Condensada

Caracterização de materiais (cerâmicos, fármacos e biomateriais) por técnicas de cristalografia, espectroscopias e microscopias.

Simulação de Modelagem Computacional de Moléculas, Fluidos e Sólidos

Simulação e modelagem computacional são utilizadas para investigar as propriedades estruturais, eletrônicas, opticas, magnéticas, dielétricas e dinâmicas de átomos, moléculas, sólidos e fluídos.

Física de Partículas e Campos

Fenomenologia das Partículas Elementares

Estudo das interações fundamentais entre os constituintes da matéria empregando alguns modelos alternativos e extensões teóricas do Modelo Padrão e as implicações experimentais para os aceleradores de partículas de altas energias.

Física Experimental de Altas Energias

A Física Experimental de Altas Energias tem como objetivo principal desvendar a estrutura íntima da matéria, buscando determinar quais são os seus constituintes fundamentais e como eles interagem entre si.

Teoria Quântica de Campos, Gravitação e Cosmologia

Estudos nas áreas de teoria quântica de campos à temperaturas finitas, teoria quântica de campos da física da matéria condensada, aplicação de teorias de gauge superior, estudo de modelos cosmológicos no Universo primordial e a formulação de teorias de gauge para a gravitação.