Programa de Gestão

O Programa de Gestão foi regulamentado pela Instrução Normativa nº 65/2020/SGDP/SEDGGD/ME, que estabelece orientações, critérios e procedimentos gerais a serem observados pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal – SIPEC relativos à implementação de Programa de Gestão.

Acompanhando as diversas ações de modernização do trabalho, o Programa de Gestão vem como uma nova forma de controle do trabalho, com foco nos resultados e entregas e não mais por horas em local de trabalho (o que não significa, necessariamente, entrega das atividades esperadas), e, ainda, com a pactuação de metas entre o servidor e o que a instituição espera dele, de acordo com os objetivos estratégicos institucionais.

Nessa perspectiva, o Programa de Gestão surge como uma ferramenta de gestão de pessoas, de processos e da produtividade, permitindo uma nova organização e otimização da força de trabalho, de modo que as habilidades e competências dos servidores, independentemente do seu local de lotação, sejam efetivamente aproveitadas em prol da melhoria das entregas para a sociedade.

O Programa visa contribuir com redução de custos na instituição, o que significa eficiência na utilização de recursos físicos, orçamentários, otimização de equipe, diminuição de absenteísmo e remoções, e, ainda, se constitui como uma ferramenta de atração e retenção de talentos, uma vez que com ele se espera uma melhoria na qualidade de vida dos servidores, possibilitando uma flexibilidade na organização do trabalho para o servidor, diminuição ou eliminação do tempo gasto com transporte, melhor gestão do tempo, organização da vida pessoal, etc.

Em suma, é uma forma de alinhamento entre os interesses institucionais, com otimização e potencialização de recursos e ações de sustentabilidade e os interesses individuais dos servidores, refletidos pela ampliação das possibilidades de trabalho, estímulo ao desenvolvimento de talento, trabalho criativo e inovação, associados com uma melhor qualidade de vida.

Posteriormente foi publicado o Decreto nº 11.072, de 17 DE maio de 2022, que dispõe sobre o Programa de Gestão e Desempenho – PGD da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e atualmente rege o Programa de Gestão.

O Programa de Gestão foi regulamentado no âmbito da UNIFAL-MG por meio da Resolução Consuni nº 61, de 25 de outubro de 2021, que estabelece critérios e procedimentos a serem observados pelos Órgãos da Universidade Federal de Alfenas – UNIFALMG, para implementação do Programa de Gestão.

Também foi instituída a tabela de atividades para execução do Programa de Gestão, contendo metas calculadas em horas e faixa de complexidade, cujos resultados são mensuráveis, conforme Portaria UNIFAL-MG nº 1574/2022 e Anexo.

A Portaria UNIFAL-MG nº 748/2022, autoriza o início do Programa de Gestão pelos Órgãos desta Universidade de acordo com as suas especificidades de funcionamento e observadas as etapas necessárias, conforme estabelecido na Resolução Consuni nº 61, de 25 de outubro de 2021, sob coordenação da Comissão Permanente do Programa de Gestão, com início dos planos de trabalho a partir de 16-05-2022.

A Comissão Permanente do Programa de Gestão emitiu orientações e procedimentos para implantação do programa, por meio do Ofício-Circular nº 01/2022/COMISSAO-PROG.GEST/Reitoria/UNIFAL-MG e Ofício-Circular nº 02/2022/COMISSAO-PROG.GEST/PROGEPE/Reitoria/UNIFAL-MG.

A tabela de atividades para execução do Programa de Gestão, no âmabito desta Universidade, contendo metas calculadas em horas e faixa de complexidade, cujos resultados são mensuráveis, conforme Portaria UNIFAL-MG nº 1574/2022 e Anexo.

Nesta página encontram-se documentos e orientações importantes sobre regras e procedimentos a serem observados para participação no Programa de Gestão.

Ofício-Circular nº 01/2022/COMISSAO-PROG.GEST/Reitoria/UNIFAL-MG – Autorização e orientações para início do Programa de Gestão

Ofício-Circular nº 02/2022/COMISSAO-PROG.GEST/PROGEPE/Reitoria/UNIFAL-MG – Retificação do Ofício-Circular nº 01/2022.

Ofício-Circular Nº 3/2022/COMISSAO-PROG.GEST/PROGEPE/Reitoria/UNIFAL-MG – Informações sobre o novo Decreto do Programa de Gestão e orientações sobre o Plano de Trabalho

Ofício-Circular Nº 4/2022/COMISSAO-PROG.GEST/PROGEPE/Reitoria/UNIFAL-MG – Divulgação da nova tabela de atividades e orientações de procedimentos nos planos de trabalho.

OFÍCIO CIRCULAR Nº 1/2023/COMISSAO-PROG.GEST/PROGEPE/Reitoria/UNIFAL-MG – Divulgação de horário de atendimento e disponibilização de telefone para contato dos participantes do Programa de Gestão.

OFÍCIO CIRCULAR Nº 2/2023/COMISSAO-PROG.GEST/PROGEPE/Reitoria/UNIFAL-MG – Implantação da funcionalidade de avaliação das entregas de atividades dos planos de trabalho.

OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/2023/COMISSAO-PROG.GEST/PROGEPE/Reitoria/UNIFAL-MG – Implantação de ferramenta de avaliação em bloco das entregas de atividades dos planos de trabalho.

A Comissão Permanente do Programa de Gestão – CPPG foi constituída pela Portaria UNIFAL-MG nº 389/2022 para exercer atribuições pertinentes à implementação e avaliação do Programa de Gestão e é composta por representantes de vários órgãos da UNIFAL-MG.

A CPPG elaborou tutoriais para acesso e operacionalização do SISGP, conforme perfis de utilização:

Perfil gestor/chefia imediata

Perfil servidor

Clique na imagem para acessar o sistema

Clique aqui para assistir o vídeo explicativo sobre o uso do SISGP, disponibilizado pelo Ministério da Economia no canal do youtube.

Clique aqui para acessar o manual para utilização do SISGP, disponibilizado pelo Ministério da Economia.

Clique aqui para acessar o ambiente de relatórios gerenciais (exclusivo para perfil administrador).

Clique aqui para acessar o ambiente de “Avaliação dos planos de trabalho” (perfil chefia imediata).

Conheça mais sobre o Programa de Gestão acessando informações disponibilizadas pelo Ministério da Economia no Portal do Servidor.

Matéria de Lançamento do Programa de Gestão na UNIFAL-MG.

Assista o vídeo da Comissão Permanente do Programa de Gestão, com orientações sobre o Programa de Gestão na UNIFAL-MG.

Clique aqui para acessar o sistema SISGP.

Clique aqui para acessar o ambiente de “Avaliação dos planos de trabalho” (perfil chefia imediata).

Para entrar em contato conosco envie mensagem para o e-mail programa.gestao@unifal-mg.edu.br.