SIASS

Com objetivo de atender e padronizar a política de atenção à saúde e segurança do trabalho o Governo Federal em 2009, através do Decreto nº 6833 de 29 de abril de 2009, criou o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor - SIASS.  Este decreto mostra em seu Artigo 2º " O SIASS tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde  dos servidores da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, de acordo com a política de atenção à Saúde e segurança do trabalho do servidor público federal, estabelecida pelo Governo".

No dia 27 de novembro de 2015  após reunião do Reitor e Pró-Reitor de Gestâo de Pessoas da UNIFAL-MG com o Coordenador-Geral da rede SIASS foi criada a Unidade SIASS - Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, tendo como gestor Denis Magalhães e como gestor substituto Alexssandro Ramos da Cruz.

A implantação de uma unidade de referência do Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor - SIASS na Universidade permite a organização das informações sobre a saúde das pessoas que nela trabalham colocando o servidor público federal  nas estatísticas brasileiras em relação  à saúde.

Esta ação permitirá traçar um mapa sobre as principais doenças que atingem o servidor público federal e buscar sua prevenção, por meio de campanhas eações além de possibilitar a padronização das informações, para que tenhamos uma visão do conjunto. O controle dos dados referente às doenças poderá gerar saúde para o servidor.

O SIASS atua em três áreas distintas: Perícia Oficial em Saúde; Atenção à Saúde  e Assistência Psicossocial  e  Segurança do Trabalho  e Saúde Ocupacional.

Os serviços oferecidos pelo SIASS são  acolhimento, perícia em saúde e vigilância aos ambientes e processos de trabalho, promoção e prevenção.