Pós-Doutorado-

1. O que é Programa Nacional de Pós Doutorado/Capes (PNPD/Capes)?
O PNPD/CAPES, Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES, é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES.

2. Quais os objetivos do PNPD/Capes?
I – promover a realização de estudos de alto nível;II – reforçar os grupos de pesquisa nacionais;III – renovar os quadros dos Programas de Pós-Graduação (PPG) nas instituições de ensino superior e de pesquisa;IV – promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

3. Quais são as modalidades do PNPD/Capes?
As três modalidades de bolsa PNPD/CAPES são detalhadas no Regulamento do programa. Embora os bolsistas inscritos na modalidade C possam interromper as atividades decorrentes de vínculo empregatício, e retomá-las após o encerramento da bolsa, nenhum bolsista PNPD/CAPES pode desenvolver atividades profissionais concomitantes à bolsa, sob pena de lhe ser imputada a obrigação de restituir à CAPES os valores recebidos acrescidos de multa e juros. A tabela-resumo abaixo descreve as principais características de cada uma delas, mas recomenda-se fortemente que os candidatos leiam atentamente o Regulamento a fim de conhecerem os pormenores de cada modalidade.

Lista de Características por Modalidade de Bolsa
Modalidade de Bolsa Público Alvo Aceita Vínculo Empregatício? Duração Máxima da Bolsa
A Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e portadores de visto temporário. Não, o bolsista não pode manter vínculos empregatícios de nenhuma espécie enquanto bolsista. Até 60 meses
B Estrangeiros residentes no exterior. Não, o bolsista não pode manter vínculos empregatícios de nenhuma espécie enquanto bolsista. Até 60 meses
C Brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil e empregados como docentes em IES ou pesquisadores em instituições públicas de pesquisa. Sim, desde que o bolsista mantenha-se afastado das atividades e não mantenha o vínculo com a mesma IES de onde provém a bolsa PNPD. Até 12 meses

Fonte: Fundação CAPES

4. Quais as formas de Ingresso do PNPD/Capes?
Bolsistas: Edital dos Programas de Pós-Graduação que possuem Cotas PNPD/Capes;Não Bolsistas: Análise da Comissão Local de Execução e Acompanhamento dos Programas de Pós Graduação.
 
5. Qual valor da bolsa PNPD/Capes? 
A bolsa PNPD/CAPES engloba dois aportes financeiros distintos: a bolsa mensal e o pagamento de recursos de custeio anual.A bolsa mensal consiste no pagamento de mensalidades de R$ 4.100,00 diretamente ao bolsista.

6. Qual o período de duração da bolsa?
A Bolsa de Pós-Doutorado no país é concedida pelos Programas de Pós-Graduação, sendo que cada Programa possui normas próprias, podendo ter um prazo máximo de 05 (cinco) anos.

7. Quais os critérios para realizar o estágio de pós-doutorado na UNIFAL?
I- possuir o título de Doutor;II- ter qualificação, experiência e produção científica em sua área de atuação;III- Possuir Currículo Lattes atualizado;IV- Se bolsista: dedicar-se integralmente às atividades programadas, tanto nas dependências da UNIFAL, como em outras instituições que mantenham convênio ou acordo de mútua cooperação com a UNIFAL;V – Se voluntário: dedicar-se no mínimo 20 horas semanais às atividades programadas, tanto nas dependências da UNIFAL, como em outras instituições que mantenham convênio ou acordo de mútua cooperação com a UNIFAL; desde que aprovado pela ComissãoVI– Se docentes e Técnicos Administrativos em Educação (TAE) da UNIFAL poderão participar do Programa apenas se estiverem afastados de suas funções e em Unidade diferente daquela a que estiver vinculado.

8. Quem pode supervisionar o pesquisador em estágio pós-doutoral?
O supervisor de um projeto de Pesquisa em nível de pós-doutorado deverá ser docente vinculado a um Programa de Pós-Graduação ou a Grupo de Pesquisa certificado da instituição. O supervisor deverá também ter experiência em orientação de pesquisa em nível de mestrado ou doutorado, apresentar produção científica reconhecida recente e demonstrar afinidade com a área do saber na qual se insere o projeto.

9. Quais atividades os pesquisadores em estágio pós-doutoral podem desenvolver na UNIFAL?
Os pesquisadores em estágio pós-doutoral bolsistas ou voluntários podem atuar nas seguintes atividades:A. Pesquisa e extensão, desde que seus supervisores sejam corresponsáveis: I – Executar projetos de pesquisa respeitando-se a compatibilidade com a área de formação aos níveis de graduação e pós-graduação;II – Orientar/coorientar discentes de Graduação e ensino médio nos Programas Institucionais de Iniciação Científica (IC);III – Coorientar projetos de dissertação e tese;IV – Participar das avaliações ad hoc de projetos de pesquisa vinculados a UNIFAL-MG;V – Participar da organização de eventos científicos, didáticos e profissionalizante da UNIFAL-MG (cursos, palestras, seminários, simpósios, jornadas, congressos, etc);VI – Participar de comissões de implantação de cursos de Graduação e Pós-graduação da instituição.B. Atividades didáticas, desde que seus supervisores sejam corresponsáveis: I – Orientar/coorientar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), supervisionar estágios obrigatórios, curriculares e voluntários;II – ministrar até 75% da carga horária de disciplina de Cursos de graduação tendo seu supervisor ou docente vinculado a mesma Unidade acadêmica do supervisor, como responsável pela disciplina;III – ofertar, como docente responsável, disciplinas no programa de pós-graduação no qual está vinculado, respeitando-se a compatibilidade com a área de formação aos níveis de graduação e pós-graduação do pós-doutorando; IV – preparar, aplicar e corrigir provas;VI – participar de Programas de Tutoria de Cursos de graduação.

10. A que época o pesquisador deverá entregar o relatório final de atividades?
Ao encerrar seu período de estágio, em qualquer tempo, o pesquisador deverá apresentar a CLEAPPD relatório final de suas atividades, em formulário próprio, com os devidos documentos comprobatórios.