Afastamento

Tenho direito a me afastar das aulas?

O Afastamento Discente para Participação em Eventos é o direito do discente de participar de eventos culturais, artísticos, científicos ou desportivos durante o período regular de aulas, desde que o pedido seja analisado e deferido pelo Coordenador de Curso. A solicitação deve ser feita no prazo de 5 (cinco) dias antes da realização do evento.

Como eu solicito o afastamento?

Preencha o Formulário de Requerimento do Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico – DRGCA, que pode ser obtido clicando aqui ou retirado no DRGCA, ou na Secretaria Acadêmica do Campus do curso em que está matriculado, anexe os documentos necessários e entregue a documentação no DRGCA, também pode ser enviado via e-mail.

Para ter direito ao afastamento, o discente deverá protocolar requerimento dirigido ao Coordenador do Curso no prazo mínimo de cinco dias úteis antes da realização do evento

Após análise e deferimento do requerimento, o Coordenador do Curso deve notificar a decisão aos docentes das disciplinas/unidades curriculares/módulos em que o discente se encontra matriculado e das quais ficará temporariamente afastado.

O afastamento implicará o registro de faltas e não poderá ultrapassar 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária prevista para o período letivo, isolada ou cumulativamente.

Para mais informações, acesse: Resolução n°73, de 15 de dezembro de 2023