Colação de Grau

Terminei todas as minhas disciplinas e já tenho a carga horária prevista na dinâmica do meu curso, o que devo fazer agora?

Você sabia que é preciso solicitar a sua colação de grau?

Nas datas estipuladas no Calendário Acadêmico, o discente prestes a se formar deverá solicitar sua colação de grau junto ao Departamento de Registros Gerais e Controle Acadêmico – DRGCA da UNIFAL-MG, utilizando o formulário específico (Requerimento de Colação de Grau).

O DRGCA procederá à análise curricular e, em seguida, emitirá a documentação nescessária para a realização da colação de grau.

O ato de colação de grau dos graduandos de cada curso será realizado em sessão solene, em data prevista no Calendário Acadêmico, em hora e local previamente determinados pelo DRGCA, podendo o graduando ser representado por procurador devidamente constituído para o ato, por meio de procuração.

Caso o discente não possa comparecer à solenidade oficial, deverá solicitar ao DRGCA, via requerimento, a colação de grau em separado, a qual ocorrerá em local, data e hora determinados pela Reitoria.

Você pode também pedir a antecipação da colação de grau, caso se enquadre em alguma das seguintes situações:

  • Nomeação em concurso público;
  • Contratação por empresa pública ou privada;
  • Aprovação em curso de pós-graduação;
  • Ser estudante de convênio internacional;

A solicitação de colação de grau antecipada deverá ser feita pelo discente ou seu procurador, via requerimento a ser protocolado no DRGCA, acompanhado dos documentos comprobatórios que justifiquem a antecipação da colação de grau.

Para mais informações, acesseResolução CEPE n.° 41, de 07 de dezembro de 2016