Departamento de Apoio Pedagógico (Desatualizada)

O DAP é uma unidade da Prograd que tem por finalidade oferecer apoio, assessoria e orientação em aspectos educacionais aos diferentes órgãos e agentes envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem​ nos cursos de graduação, quando isso lhe for solicitado pelos colegiados/NDE ou a título de sugestão aos cursos e/ou recomendação visando o atendimento de normas legais.
Nos Campi Fora de Sede as atividades do DAP serão desenvolvidas pelas Assessorias de Apoio Pedagógico da Coordenadoria de Graduação, em condição de representação.

São seções do DAP:

Seção de Orientação Educacional: O serviço de Orientação Educacional tem como objetivo oferecer apoio pedagógico aos(às) alunos(as) de graduação. Atendendo-os em suas solicitações e expectativas relacionadas ao desempenho acadêmico, problematizando as situações por eles vividas, com vistas ao desenvolvimento de sua autonomia no percurso acadêmico.
O serviço de Orientação Educacional será realizado por meio de ações de formação coletiva, ou atendimentos individuais aos estudantes, quando se fizerem necessários.
Para os atendimentos individuais, os(as) alunos(as) serão encaminhados pela Prace, após atendimento do Setor de Acolhimento.

Seção de Planejamento Curricular: As atividades de Planejamento Curricular se destinam a orientar os órgãos responsáveis pela construção, acompanhamento e avaliação dos currículos dos cursos de graduação, em especial os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e os Colegiados dos Cursos, nas questões normativas e pedagógicas relativas a tais currículos, de forma a aprimorar a construção dos PPC na instituição.
As atividades de Planejamento Curricular incluirão assessoramento, análises e reuniões de orientação técnico-pedagógica com os agentes e órgãos envolvidos nos processos de criação e alterações de cursos de graduação.

Seção de Formação Pedagógica Docente: As ações de Formação Pedagógica Docente se destinam à oferta de oportunidades de aprimoramento, atualização e melhoria do processo de ensino e aprendizagem e da prática docente, por meio da construção de espaços formativos de reflexão.
As ações de Formação Pedagógica Docente serão realizadas por meio de atividades coletivas de formação pedagógica, executadas no Programa de Desenvolvimento Profissional Docente (PRODOC), bem como por meio de atendimentos individuais ao docente, quando solicitados.

EQUIPE

Luciana Maria Oliveira Ribeiro Gentil Candido da Silva
Coordenadora do Departamento de Apoio Pedagógico (DAP)
Pedagoga