Renovação de Matricula

Quando preciso renovar minha matricula?

Realizada no início de cada período letivo, a Renovação de Matrícula é um processo acadêmico obrigatório, onde o discente deverá se inscrever, dentro dos prazos previsto no calendário acadêmico em uma disciplina/unidade curricular/módulo e/ou em um conjunto delas, obedecendo à dinâmica curricular e observadas as normas acadêmicas.

O processo de renovação de matrículas na UNIFAL-MG não é uma simples renovação de vínculo com a instituição. Apesar de possuir essa função, ele também tem o importante papel da definição de quais disciplinas cada aluno vai cursar durante o semestre letivo, o que é denominado plano de estudos do aluno.

Como faço a minha renovação?

A renovação de matricula ocorre em quatro fases, são elas: a 1° fase, a 2° e a 3° fase, e a adequação de matrícula, seguindo o calendário acadêmico, que determina o prazo para cada uma delas serem realizadas.

Os discentes devem acessar o Sistema Acadêmico, verificar seus dados, editar a proposta de plano de estudos para o semestre e confirmar as alterações.

Após a primeira fase, ocorre o processamento da proposta enviada e, conforme os critérios de ocupação das vagas, as atividades podem ser deferidas ou indeferidas. Para readequar o plano de estudos, os estudantes devem realizar a segunda e a terceira fases da renovação, de acordo com a dinâmica curricular, ou posteriormente com os coordenadores dos seus cursos.

Para maiores informações acesse: Resolução CEPE n°10, de 10 de fevereiro de 2014

Para saber  mais acesse: vídeo tutorial