Alunas e Alunos do SENAC aprendem receita para prototipagem
A equipe da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG conduziu uma oficina que iniciou com uma profunda imersão teórica no universo da impressão 3D. Integrando conceitos de Matemática, Química e Física, os participantes mergulharam na interdisciplinaridade essencial à cultura Maker. Vivenciamos a inspiradora visão de Richard Feynman — “O que eu não posso criar, eu não entendo” —, explorando não apenas o funcionamento técnico da máquina, mas também a necessidade de ideias criativas para sua aplicação significativa.
Na sequência, a equipe conduziu uma capacitação detalhada sobre o software open-source “Prusa Slicer”. Este momento não apenas introduziu os fundamentos de teoria da computação e arquitetura de computadores necessários para fazer um arquivo de computador se comunicar com a impressora 3D, mas também provocou discussões profundas sobre propriedade intelectual. Os participantes engajaram-se ativamente na reflexão sobre como a proteção do conhecimento pode incentivar a “competitividade da criatividade” e a inovação, especialmente nas escolas.
Um dos pontos altos da oficina foi a oportunidade de presenciar uma impressão 3D ao vivo de uma peça. Esse momento não apenas solidificou o conhecimento teórico adquirido, mas também demonstrou a aplicação prática direta dos conceitos aprendidos. A conexão entre teoria e prática inspirou os participantes a explorarem novos horizontes na inovação e aprimoramento nos processos de seus empreendimentos futuros.
