O PPGCF vem sendo contemplado com melhorias na infraestrutura de pesquisa. A estrutura dos laboratórios tem sido melhorada, seja pelos esforços dos docentes, que têm participado de editais buscando fomento seja através de agências como CNPq, FAPEMIG e FINEP ou pelo apoio institucional, com auxílio em manutenção dos equipamentos multiusuários para o programa e também para a aquisição de equipamentos de pequeno e médio porte por meio dos editais de apoio para grupos de pesquisas, que refletiu na melhoria da qualidade para o desenvolvimento de pesquisas em todos os Programas de Pós-graduação da Instituição. Os laboratórios envolvidos atualmente no Programa estão descritos abaixo:
1-Laboratório de Microbiologia e Imunologia Básicas – Possibilita atividades de pesquisa de Microbiologia, Imunologia, Micologia e atividades associadas ao preparo de aulas práticas. Principais equipamentos: capelas de fluxo laminar, estufas, microscópios ópticos, microcentrífugas refrigeradas, agitador orbital, liofilizador, cubas/fontes de eletroforese, banho de circulação termostático, banho ultrassônico, termociclador, espectrofotômetro UV-VIS e estufa de CO2;
2-Laboratórios de Cristalografia, Crescimento de Cristais e Química Estrutural – Localizados no Campus Santa Clara em Alfenas, possui os seguintes equipamentos: Difratômetro automático de pó da marca Rigaku Denki com detector de cintilação; Espectrômetro de infravermelho; Equipamentos de TGA-DTA e DSC (TA Instruments); Moinho de alta performance da Retsch; Agitador eletro-magnético e Tamises (peneiras) redondas; Estufa de cristalização com temperatura controlada; Servidores de alta performance; Microscópio ótico do tipo lupa com luz polarizada; Aparelho de dissolução da Electrolab® TDT-08 L; Cromatógrafo a líquido Shimadzu®, modelo LC-20AD; Espectrofotômetros UV/Vis Shimadzu®, modelos 1601PC e 2001PC; Câmara agitadora com temperatura controlada. Softwares: Licença para o uso do CSD e seus softwares correlatos; Software MATCH – Phase Identification from Powder Diffraction; Software GOLD/SILVER (GOLD 3.0.1); Conjunto completo de softwares utilizados em análises cristalográficas.
3-Laboratório de Farmacologia Experimental e Clínica (LAFEC) – Ocupa-se de projetos de pesquisa pré-clínicos relacionados à farmacologia do tratamento da hipertensão arterial e diabetes; estratégias terapêuticas para dependência por drogas de abuso. Principais equipamentos: equipamentos para ensaios comportamentais (campo aberto e labirinto em cruz elevado), câmera para aquisição de imagens utilizada nos ensaios comportamentais, balança analítica, balança semi-analítica, pHmetro, vórtex, homogeneizador de amostras, banho-maria. Digitalizador de imagens ImageQUANT LAS 500 – GE Healthcare®, Máquina de gelo em escama Hexport® – capacidade para 50 Kg/dia, Agitador magnético com aquecimento, Equipamento para Western blot (eletroforese e transferência) BioRad®, Centrífuga refrigerada marca Cryste modelo Purispin 17-R, Geladeira.
4-Laboratório de Pesquisa em Química Medicinal (PeQuiM) – Possui infraestrutura básica para o trabalho de síntese de substâncias bioativas. O Laboratório possui 2 capelas, 1 estufa, 1 linha de gás inerte e ar comprimido, 1 banho de ultrassom, 1 linha de alto-vácuo, 2 rota-evaporadores acoplados a sistema de vácuo e circulação fechada de água refrigerada, 1 freezer, 1 geladeira, 1 câmara de luz UV, 2 balanças, 1 sistema de secagem de gás para procedimentos sob atmosfera inerte, 1 sistema de ar condicionado e 1 sistema chiller para refrigeração de sistemas de destilação. Anexo ao laboratório dispomos de 1 sala de estudos compartilhada, de cerca de 27 m2, destinada aos alunos equipada com internet, ar condicionado, computador e impressora.
5-Laboratório de Pesquisa em Química Farmacêutica (LQFar) – As atividades deste laboratório estão relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas na área de planejamento, síntese e caracterização de substâncias potencialmente bioativas, voltadas principalmente à área farmacêutica, mas também a aplicações agroquímicas. Interessa-se, ainda, pelo desenvolvimento de novas metodologias sintéticas na obtenção de compostos orgânicos de interesse nestas áreas. O laboratório possui ambiente climatizado e conta com os seguintes equipamentos e material: placas agitadoras e de aquecimento, banhos maria, estufas, geladeira, freezer, balanças, computadores para processamento de espectros de RMN e IV e uso geral pelos discentes, forno de microondas para síntese, reator de ultrassom para síntese, rotaevaporadores, bombas de alto vácuo, cinco capelas de exaustão, equipamento para determinação de ponto de fusão e câmara de luz ultravioleta para a revelação de cromatogramas. Conta ainda com gases especiais como hidrogênio e argônio canalizados diretamente na bancada de trabalho e reagentes para os diversos tipos de reações orgânicas, além de toda vidraria típica para os procedimentos de síntese, isolamento e purificação de substâncias orgânicas. Além disso, possui acesso e utiliza semanalmente os seguintes equipamentos multiusuários presentes no Campus Santa Clara da UNIFAL-MG: espectrômetro de ressonância magnética nuclear de 300 MHz e espectrômetro de absorção na região do infravermelho com dispositivo ATR.
6-Laboratório de Análise de Toxicantes e Fármacos (LATF) – Ocupa-se do desenvolvimento de técnicas cromatográficas e espectrofotométricas para a identificação de toxicantes e seus produtos de biotransformação presentes em diversas matrizes. Principais equipamentos: cabine de segurança, dois cromatógrafos gasosos, sendo um acoplado a detector de massas, quatro cromatógrafos líquidos, sendo dois acoplados a detector de massas (monoquadrupolo e triploquadrupolo), purificador de água (Milli Q), secador de amostras, ultra freezer, concentrador/secador de amostras, capelas de segurança química, banhos de ultrassom, centrifugas e equipamentos necessários para a realização de técnicas de extração em fase sólida, microextração em fase sólida e microextração em fase líquida.
7-Laboratório de Bioquímica Clínica e Experimental – Este laboratório é utilizado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa relacionadas à avaliação de atividade biológica de produtos naturais e sintéticos (ensaios pré-clínicos) de interesse para o tratamento e ou prevenção de desordens relacionadas ao estresse oxidativo e nitrosativo como processos inflamatórios, diabetes, aterosclerose, entre outras. Este laboratório congrega áreas localizadas na Unidade II (bairro Santa Clara), construída com recursos FINEP, dispondo de sala de cultura celular e um biotério de uma sala de experimentação animal, além de duas salas localizadas no Prédio C da Sede. Principais equipamentos: rack ventilada para manutenção de ratos e camundongos, centrífuga refrigerada, espectrofotômetro Genesis 10 UV (1), concentrador de amostras à vácuo, analisador bioquímico automatizado Labmax Plenno, sistema para eletroforese e western blotting, analisador automático de hemoglobina variante por HPLC (D-10, BioRad), fluxo laminar, estufa de CO2, microscópio invertido, leitora de Elisa e demais equipamentos necessários para a realização das determinações bioquímicas de rotina.
8-Laboratório Central de Análises Clínicas (LACEN) – É um órgão complementar da Faculdade de Ciências Farmacêuticas que por meio da prestação de serviços à comunidade para a realização de exames laboratoriais da população interna e externa à Unifal-MG, contribui para a realização de exames laboratoriais e fornecimento de material biológico (respeitando-se as questões éticas) para o desenvolvimento de projetos de pesquisa coordenados por docentes do PPGCF.
9-Laboratório de Pesquisa em Sistemas de Liberação de Fármacos (LSLF) – Neste laboratóriol, realizam-se pesquisas na área de desenvolvimento de medicamentos, especialmente novas formas de liberação de fármacos, incluindo a nanotecnologia, e estudos de novas vias de administração. Principais equipamentos: Célula de difusão vertical – (Hanson) para ensaios de liberação e permeação cutânea in vitro, aparelho de dissolução de comprimidos e cápsulas, cromatógrafo a líquido, Analisador de tamanho de partículas e potencial zeta – Zetasiser Nano ZS (Malvern), sistema de purificação de água (Milli-Q), capela de segurança química, banho de ultrasom, agitador ultra-turrax, centrífuga, estufa e balanças.
10-Laboratório Núcleo Controle de Qualidade – NCQ-FCF/UNIFAL-MG: Este laboratório é habilitado para realização de Equivalência Farmacêutica de Medicamentos candidatos a genéricos por meio de ensaios físico-químicos de formas farmacêuticas sólidas, semissólidas; líquidas e de ensaios microbiológicos para produtos não estéreis. O NCQ está devidamente licenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para atividade de controle de qualidade com análises físico-químicas e microbiológicas para produtos farmacêuticos veterinários. Os principais equipamentos disponíveis são: -Calorímetro Diferencial de Varredura DSC3500, Netzsch; Desintegrador Nova ética, modelo 3013; – Desintegrador Nova ética, modelo 3013 (Vargem Grande paulista, SP,Brasil).- DissolutoresElectrolab ® modelos TDT-08 L e EDT-08LX (n=8), comsinkers (Mumbai, Maharashtra, India). – Durômetro Nova ética, modelo 298 AATS (Vargem Grande paulista, SP,Brasil).- Espectrofotômetro de infravermelho por transformada de Fourier Shimadzu ®, modelo Affinity-1 acoplado a acessório de amostragem por refletância total atenuada.-Espectrofotômetro na região do UV/Vis Shimadzu®, modelo UV-1601 PC(Quioto, Japão). – Espectrofotômetro na região do UV/Vis Shimadzu®, modelo UV-1601 PC(Quioto, Japão). – Estufa Ethiktechnology, modelo 400-2 ND (Piracicaba, São Paulo, Brasil). – Friabilômetro Nova Ética, modelo 300-1 (Vargem Grande paulista, SP,Brasil). – Mesa Agitadora MARCONI, modelo MA420 (Piracicaba, São Paulo, Brasil).- Espectrofotômetros UV/Vis, modelos 1601PC e 2001PC; Sistema de cromatografia alíquido, série LC-10 A com sistema de integração CLASS-VP, bomba LC-Advp, degaseificador DGU, injetor manual 7725i, detector UV spd-10avp/ injetor automático/ detector DAD modelo spd-M10avp, forno CTO-10Avp e controlador SCL-10Avp. – Sistema de cromatografia a líquido LC-10A HPLC da Shimadzu (Kyoto, Japan), com bomba, LC-20AD, forno CTO 20-A, degaseificador DGU-20A, detector DAD a SPD-MD20A, injetor automático SIL-20-AC HT e controlador CBM-20A. – Sistema de purificação de água Gehaka®, modelo osmose reversa 10 LTH (São Paulo, São Paulo, Brasil).
11-Laboratório de Estresse Oxidativo e Química de Macromoléculas – Permite a realização de pesquisas na área básica de Bioquímica. Principais equipamentos: cromatógrafo líquido de alta eficiência (HPLC, marca Shimadzu, modelo Prominence), acoplado a detectores DAD, de fluorescência e eletroquímico; equipamentos para realização de cultura de células (incubadora celular com fluxo contínuo de CO2/O2, sistema de purificação de água, três espectrofotômetros UV-VIS, sendo um de análise de cinética enzimática, dois equipamentos completos para eletroforese vertical de proteínas em sistema SDS-PAGE e sistemas correspondentes para análises por western blotting, espectrofluorímetro luminômetro, estufas e centrífugas.
12-Laboratório de Plantas Medicinais e Fitoterápicos – Permite a realização de atividades de pesquisa nas áreas de obtenção e análise de fitoterápicos, genética e citogenética de plantas, biotecnologia e fisiologia vegetal e ecotoxicologia. Principais equipamentos: liofilizadores, capela de segurança química, spray dryer, estufas, muflas, rotoevaporador, câmaras de crescimento BOD, microscópios de luz e estereomicroscópios.
13-Laboratório de Análise e Caracterização de Fármacos (LACFar) – Desenvolve pesquisas e análises na área de caracterização de fármacos e formulações, especialmente no desenvolvimento de novas metodologias de controle de qualidade e estudos de estabilidade em polimorfos e biofármacos Principais equipamentos: Calorímetro DSC-7020 EXSTAR, Termo-balança TG-DTA-7300, cromatógrafo líquido UPLC, espectrometro FT-IR com ATR, espectrofotômetro UV-Vis, ultrapurificador de água (Milli-Q) e balança analítica.
14-Laboratório de Biologia Molecular de Microrganismos – Permite pesquisas na área de Biologia Molecular de diferentes grupos microbianos, visando à elucidação de fatores associados à virulência, de mecanismos de resistência a fármacos, à avaliação de atividade de novos fármacos e de possíveis mecanismos de ação, além de identificação de novas cepas. Entre os principais equipamentos existem termocicladores, centrífuga refrigerada, câmara de fluxo laminar, incubadora BOD, cuba e fonte para eletroforese e transiluminador, sistema de purificação de água.
15-Laboratório de Bioprocessos – Ocupa-se do isolamento e seleção de linhagens microbianas a partir de produtos naturais (amostras de solo e plantas) para a avaliação da sua capacidade de produzir compostos bioativos com atividade antimicrobiana, antioxidante, antiproliferativa e enzimas de interesse industrial. Principais equipamentos: câmaras de fluxo laminar, estufa incubadora de CO2, centrífuga, espectrofotômetro, microscópios óticos, incubadoras com agitação orbital, autoclaves, estufa incubadora, incubadoras BOD, rotoevaporador e refrigerador de líquidos.
16-Laboratório de Tecnologia de Cosméticos – Ocupa-se da realização de pesquisas em desenvolvimento de produtos cosméticos. Principais equipamentos: reômetro, estufas, centrífuga, phmetros, condutivímetros e agitadores.
17-Laboratório de Imunopatologia das Micoses – O laboratório dispõe de dois fluxos laminares, uma estufa de CO2, estufas, sendo uma de CO2, centrífuga para tubos Eppendorf, microscópio de fase com sistema de aquisição de imagens, sistemas de filtração para meios de cultivo, computadores, leitor de ELISA, lavador automático de placas, lupa estereoscópica, microscópio invertido, congeladores -20oC, geladeiras, balanças, sendo uma analítica, banhos-Maria, agitadores, shaker para cultivo de microrganismos, potenciômetro, forno de microondas, outros equipamentos de menor porte.
18-Laboratório de Vacinas – O Laboratório de Vacinas (75m2) possui ambientes preparados para realização de experimentação com agentes biológicos NB2 e desenvolve novos imunizantes, vacinas, kits diagnósticos e outros produtos e subprodutos destinados ao combate a doenças humanas e veterinárias. Por sua própria natureza e objetivos, o laboratório promove o desenvolvimento tecnológico por meio de inovações intensivas em conhecimento científico produzido em linha com o estado da arte. Ele possui duas salas de cultura (uma para cultura de células e outra para cultivo de micro-organismos), uma sala para preparo de mix de PCR e uma sala para realização de ensaios imunológicos e preparo de soluções/meios. O laboratório possui geladeiras, freezers, cabines de segurança biológica, estufas incubadoras de CO 2 e bacteriológicas, microscópios ótico e invertido, autoclave container de nitrogênio líquido, pHmetro, banho maria e seco, bomba de vácuo, agitadores magnéticos, vórtex, micro-ondas, micro centrifuga comum e refrigerada; centrífuga de bancada, balança de precisão, PCR em tempo Real StepOne e sistemas de eletroforese.
ESTRUTURA PARA EXPERIMENTOS COM ANIMAIS
1- Centro de Bioterismo da UNIFAL-MG. O Centro de Bioterismo é o local onde são criados e/ou mantidos animais vivos de qualquer espécie destinados à pesquisa científica. É construído numa área física de tamanho e divisões adequadas, onde trabalha pessoal especializado. Não podem faltar água e alimentação específica para cada espécie animal, assim como ter temperatura constante e iluminação artificial apropriada. O Centro de Bioterismo da UNIFAL-MG cria e mantém ratos da linhagem Wistar e camundongos da linhagem Swiss e C57BL/6. Mais detalhes podem ser acessados no link: https://www.unifal-mg.edu.br/cebio/
2-Dois biotérios experimentais do PPGCF: Biotérios experimentais de manutenção para ratos e camundongos no Campus Santa Clara, Alfenas, com adequação de bancadas, sistema de exaustão e climatização, e aquisição de racks ventilados.
2- Duas salas para estudos comportamentais em ratos e camundongos do PPGCF: Estas salas são equipadas com câmera para ensaios comportamentais, equipamentos para estudo do autocuidado no splash test, reatividade ao sabor, ingestão e estereotaxia.
Embora o PPGCF tenha melhorado consideravelmente sua infraestrutura ao longo de toda a sua história, o último quadriênio registrou um avanço significativo em estrutura como pode ser visto abaixo.
EQUIPAMENTOS DE GRANDE PORTE ADQUIRIDOS DURANTE O QUADRIÊNIO 2021-2024:
1- Reator de micro-ondas (BIOTAGE, modelo Initiator Plus, R$179.197,06);
2- Analisador térmico STA 449 F5 Jupiter® da marca Netzschum (R$252.00,00);
3- Cromatógrafo Líquido Acoplado a Espectrômetro de Massas monoquadrupolo (LC-MS2020, Shimadzu, R$674.645,16);
4- Sistema de Matriz de microeletrodos (modeloMX1-SYS-EDU, MaxWell-Biosystem, R$383.432,00);
5- Cromatógrafo líquido (BIOTAGE, modelo ISOLERA ONE), com recurso do INTC-INOFAR;
6- Instalação de duas estações de bioinformática com computadores de alto desempenho [GAMER T-GAMER FPS AMD RYZEN 5 5600X/NVIDIA GEFORCE RTX 3060/16GB (2X8GB) DDR4/SSD NMVE-1TB], recursos da parceria com a Empresa BRF;
7- Espectrômetro FT/IR (Jasco, modelo 4X), com acessório de ATR;
8- Espectrômetro de Absorção Atómica com chama (modelo PinAAcle 900, Perkin Elmers, R$ 227.750,79);
9- Microscópio Eletrônico de Varredura-FEG (modelo MIRA 4 LMU, TESCAN)
10- Analisador de Rastreamento de Partículas-NTA (modelo PMX-230-Z-488/640, Particle Metrix);
11- Sistema para Imagens Ópticas In vivo/In vitro (modelo NEWTON-7.0 FT500, Vilber).
Os itens 9 a 11 foram adquiridos pela FINEP-PROINFRA-2021, valor total R$4.999.596,35.
12- Cromatógrafo líquido acoplado a Espectrômetro de Massas (triploquadrupolo, LC-MS/MS – modelo Xevo TQ Absolute System, Waters);
13- Cromatógrafo a Gás Acoplado a Espectrômetro de Massas (triploquadrupolo, GC-MS/MS, modelo GCMS-TQ8050NX, Shimadzu);
14- Espectrômetro de Massas com Plasma Acoplado Indutivamente, (ICP-MS, modelo ICP-MS NexION 5000, Perkin Elmer);
15- Forno de Microondas (modelo MPS-320, Perkin Elmer);
16- Difratômetro de Raio-X de pó (XtaLAB Synergy-i Diffraction System, DAIRIX)
Os itens 12 a 16 foram adquiridos pela FINEP-PROINFRA-2023, valor total R$8.519.259,32;
17- Espectrômetro de Massas de alta resolução (Xevo QTOF, Waters), adquirido pela FINEP-PROINFRA-2014, com atualização financeira pela UNIFAL-MG em 2024, valor total R$ 980.000,00;
18- Potenciostato portátil (uStat-i 400, Methron, R$32.000,00)
19- Difratômetro de raios X por monocristal (DRXMC, Bruker – AXS D8 QUEST), em fase de instalação na UFTM e será utilizado em parceria com a UNIFAL-MG. (R$ 1,057,232.88, em processo de compra).
MELHORIAS NA ESTRUTURA FÍSICA PREDIAL ENTRE 2021-2024
1- Reforma estrutural do Laboratório de Vacinas (pisos, revestimentos, bancadas, climatização e capelas), com certificação em nível 1 de biossegurança;
2- Cessão, pela PROPLAN, de uma área física de 25 m2 para ampliação do Laboratório de Pesquisa de Doenças Crônico Degenerativas e Parasitárias (74 m2). Em execução, com previsão de término para março de 2025;
3- Cessão, pela PROPLAN, de uma área de 35 m2 para Implementação do Laboratório de Farmacologia, com adequação estrutural completa (pisos, revestimentos, hidráulica, elétrica, bancadas, climatização e capelas);
4- Implementação de dois biotérios experimentais de manutenção para ratos e camundongos no Campus Santa Clara, Alfenas, com adequação de bancadas, sistema de exaustão e climatização, e aquisição de racks ventilados;
5- Implementação de duas salas para estudos comportamentais em ratos e camundongos, com câmera para ensaios comportamentais, equipamentos para estudo do autocuidado no splash test, reatividade ao sabor, ingestão e estereotaxia;
6- Reforma do Laboratório de Bioquímica Clínica e Experimental (piso, bancadas, elétrica, hidráulica, paredes e climatização);
7- Cessão, pela PROPLAN e reforma de uma área de 6,24 m2 para instalação de sala de cultura de células, anexada ao Laboratório de Bioquímica Clínica e Experimental;
8- Adequação do Laboratório de Análises de Toxicantes e Fármacos para instalação do Cromatógrafo líquido acoplado a espectrometria de massas e de Espectrômetro de Absorção Atômica. Bancadas e rede elétrica.
INFRAESTRUTURA DE INFORMÁTICA
Com relação aos recursos de informática, a UNIFAL-MG conta com o Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), que implementou ações e serviços que contribuíram para o fortalecimento do PPGCF ao longo do quadriênio. Destacam-se:
1- Aumento do número de computadores na instituição de cerca de 700 para mais de 3.000, sendo que os dispositivos são conectados por cabeamento estruturado e/ou Wi-Fi;
2- Atualização para Wi-Fi 6;
3- Acesso ininterrupto à rede Eduroam desde 2018;
4- Participação ativa em transmissões online em todos os campi, que estão equipados com salas de webconferência que podem ser usadas para aulas, reuniões, defesas de Dissertações/Teses, bem como em eventos;
5- Oferta das ferramentas de produtividade online Google-Workspace e Microsoft-Office-365.
6- O NTI está trabalhando na implantação de um repositório para dados abertos, para atender as exigências de revistas de divulgação científica.
7- Pela parceria com a Federação CAFe, todos os usuários da UNIFAL-MG têm acesso ao Portal de Periódicos CAPES.
A Unifal-MG conta ainda com os o Laboratório de Modelagem Molecular e Simulação Computacional / MolModCS, o qual possui 11 computadores conectados em rede, tendo configuração de hardware i7 com HD de 1Tb com 16 Gb RAM. Tais computadores estão em uma infraestrutura própria com ar-condicionado, em sala de 55 m2, atendendo aos discentes da Pós-Graduação com atividades de pesquisa, voltadas à parte genômica e química medicinal, com softwares de bioinformática e de modelagem molecular para a análise de dados de sequenciamentos genômicos e dados proteômicos, usando bioinformática estrutural para desenho e descoberta de novos candidatos a protótipos de fármacos, modelagem molecular por homologia (software MODELLER), docking proteína-proteína e proteína-ligante (AutoDock Vina e Maestro), Dinâmica Molecular (software GROMACS), assim como inúmeros outros pequenos software de bioinformática e química computacional.
O PPGCF ainda utiliza outros laboratórios de informática totalmente equipados e climatizados, e o Laboratório de Epidemiologia, específico para a disciplina de Bioestatística, com 22 computadores ligados à internet e com os softwares SSPS e Statistical R. Em 2018, 7 laboratórios didáticos foram atualizados, seja através da instalação de novos computadores ou upgrade dos já existentes (https://www.unifal-mg.edu.br/nti/). Ainda, além de estrutura local, existe a disponibilização de acesso remoto, via VPN para ser utilizada para acesso aos recursos de Tecnologia da Informação da UNIFAL-MG e acesso ao Portal Capes (http://www.unifal-mg.edu.br/nti/guiainstalacaoutilizacaovpn).
SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS
O Sistema Integrado de Bibliotecas da UNIFAL-MG é composto por quatro unidades físicas: a Biblioteca Central localizada no campus sede em Alfenas, a Biblioteca da Unidade Educacional também em Alfenas (Campus Santa Clara), a Biblioteca do Campus de Poços de Caldas e a Biblioteca do Campus de Varginha. A Biblioteca Central, situada no campus sede, possui uma área construída total de 2.661m², sendo 1.703m² no andar térreo e 958m² no mezanino (área de estudo). Esta unidade oferece capacidade para 300 assentos e dispõe de cinco salas para estudo em grupo. Os usuários contam ainda com um Laboratório de Informática equipado com 39 computadores conectados à internet e serviço de reprografia. Seu acervo ultrapassa 96 mil exemplares, incluindo livros, dissertações e teses, periódicos nacionais e estrangeiros, além de materiais especiais como CDs, CD-Roms e DVDs.
A Biblioteca da Unidade Educacional, localizada no Campus Santa Clara em Alfenas, ocupa um prédio próprio com 200m² de área construída, oferecendo capacidade para 60 assentos e uma sala para estudo em grupo. Seu acervo conta com 4.138 exemplares de livros, totalizando 873 títulos diferentes. Todas as bibliotecas do sistema estão abertas não apenas para a comunidade acadêmica (alunos de graduação e pós-graduação, professores e funcionários), mas também para a comunidade externa, que pode utilizar os espaços para consulta local, áreas de estudo, laboratório de informática e serviços de xerox.
O sistema bibliotecário da UNIFAL-MG passou por significativas melhorias nos últimos anos. O acervo físico e digital foi ampliado de 35.815 para 57.873 títulos disponíveis. Foram implementadas importantes plataformas digitais, incluindo as assinaturas da “Minha Biblioteca” e “Biblioteca Virtual Pearson”, que juntas oferecem acesso a mais de 27.000 títulos online, além da plataforma UpToDate especializada em informação em saúde. O acesso ao Portal de Periódicos CAPES é garantido através da parceria com a Federação CAFe.
A automação do sistema foi realizada através do software SophiA Biblioteca Versão Avançada, que permite consultas online ao acervo, renovação e reserva de materiais através de aplicativo específico. O sistema também possibilitou a implantação de fichas catalográficas automatizadas. A Biblioteca Digital foi ampliada e modernizada, facilitando o acesso às versões digitais de teses e dissertações, e um scanner planetário foi adquirido para permitir a digitalização de conteúdos pelos próprios usuários.
Para apoiar a produção acadêmica, a biblioteca disponibiliza o Manual de Normalização para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses da UNIFAL-MG, com templates atualizados conforme as normas da ABNT. São oferecidos regularmente treinamentos sob demanda sobre o uso do Portal de Periódicos CAPES e sobre as normas de formatação ABNT. Um importante serviço de apoio aos estudantes é o Programa de Empréstimo de Computador Portátil, que beneficia alunos carentes tanto da graduação quanto da pós-graduação.
O sistema mantém importantes parcerias e serviços cooperativos, incluindo vinculação com o BIREME (Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde), o IBICT (com acesso à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD e ao Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas – CCN), o Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT) e a Rede BIBLIODATA da FGV (Rede cooperativa de Bibliotecas brasileiras).
Através de seu website (http://www.unifal-mg.edu.br/bibliotecas/), o sistema bibliotecário oferece diversos serviços online, incluindo consulta ao acervo, informações sobre horário de funcionamento, equipe responsável, guia do usuário e links direcionados para pesquisa científica. Atualmente, o sistema atende mais de 4.000 usuários cadastrados, entre alunos, professores e funcionários da UNIFAL-MG, além de disponibilizar seus serviços para a comunidade externa.
Esta infraestrutura completa e integrada, que combina espaços físicos adequados com recursos digitais avançados, oferece suporte abrangente às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na universidade, garantindo o acesso à informação e o apoio necessário à produção acadêmica de qualidade.
INFRAESTRUTURA ADMINISTRATIVA
Com relação à infraestrutura administrativa institucional, a UNIFAL-MG possui estrutura eficiente para garantir o bom funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A PRPPG é a unidade administrativa central da pesquisa e pós-graduação, com dois órgãos colegiados vinculados: a Câmara de Pesquisa e a Câmara de Pós-Graduação. A composição, competências e atribuições de cada órgão são definidas nos regimentos próprios (https://www.unifal-mg.edu.br/portal/secretaria-geral/regimentos-internos/) e regimentos dos PPGs, os quais são frequentemente revisados. Especificamente, o PPGCF conta com secretária experiente (mais de 10 anos no Programa) para atendimento dos discentes e docentes em espaço físico próprio.
Os PPGs da UNIFAL-MG contam com a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, com o Departamento Geral de Registros Acadêmicos e com a Diretoria de Comunicação (DICOM).
A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) da UNIFAL-MG ampliou, durante o quadriênio, o programa de apoio e acompanhamento de discentes de graduação e pós-graduação, com atendimento pedagógico, psicológico, acessibilidade e inclusão, e materiais de apoio no percurso acadêmico (https://www.unifal-mg.edu.br/prace/apoio-e-acompanhamento/). O PPGCF reconhece a importância do apoio integral aos estudantes para garantir não apenas seu ingresso, mas sua permanência e sucesso acadêmico. Para isso, encaminha discentes à PRACE que oferece Assistência Prioritária através do Programa de Assistência Estudantil (PAE), proporcionando suporte personalizado conforme a vulnerabilidade socioeconômica de cada discente. O Programa contempla benefícios essenciais como: auxílio alimentação, auxílio moradia, apoio para transporte, assistência à creche, recursos para atividades pedagógicas. Além do suporte financeiro, a saúde mental dos nossos estudantes é prioridade. Em parceria com a PsyMeet Social, a PRACE disponibiliza atendimento psicológico especializado a valores sociais acessíveis, garantindo que o cuidado com a saúde mental seja parte integrante da experiência acadêmica dos pós-graduandos. Para mais informações sobre o PAE e seus benefícios, consulte a [Resolução nº 02/2024](https://www.unifal-mg.edu.br/prace/wp-content/uploads/sites/135/2024/12/Resolucao-n%C2%B0022024.pdf).
A UNIFAL-MG também implementou políticas de ações afirmativas na Pós–Graduação, em 2022, com ações para pessoas negras, indígenas, quilombolas, refugiadas, ciganas, com deficiência, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e trans (transgêneros, transexuais e travestis) (https://www.unifal-mg.edu.br/portal/wp-content/uploads/sites/52/2022/05/Resolucao-Consuni-no-49-de-2-de-maio-de-2022.pdf). A ação conta com o auxílio da Diretoria de Processos Seletivos Institucionais, através do estabelecimento de bancas de verificação específicas integradas ao sistema de inscrições. As ações afirmativas do PPGCF foram detalhadas no item da Plataforma Sucupira “POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE INCLUSÃO, PERMANÊNCIA E ACESSIBILIDADE”. Nesse contexto, o PPGCF reafirma seu compromisso com a diversidade e equidade acadêmica através de políticas inclusivas implementadas desde maio de 2022. Em alinhamento com a Resolução Consuni, o Programa dedica vagas exclusivamente para ações afirmativas em todos os processos seletivos, promovendo maior representatividade no ambiente científico. O PPGGF também reconhece os desafios específicos enfrentados por pesquisadores com responsabilidades parentais. Conforme estabelecido pela Resolução N° 17, o Programa oferece um benefício diferenciado no processo de credenciamento e recredenciamento (https://www.unifal-mg.edu.br/ppgcf/normas/): a extensão de dois anos no período de análise da produção acadêmica para mães biológicas ou adotantes, pais adotantes únicos e/ou pais homoafetivos com filhos de até dois anos no momento da inscrição e no processo de credenciamento. Esta medida visa equilibrar as oportunidades acadêmicas com as demandas da maternidade e paternidade, reforçando nosso compromisso com uma ciência mais inclusiva e acessível.
CONTRIBUIÇÃO DOS DOCENTES NA MELHORIA DA INFRAESTRUTURA
Cabe ainda destacar a importante contribuição dos docentes do PPGCF na busca constante por recursos para melhoria da infraestrutura de pesquisa. Os docentes do PPGCF têm conseguido financiamentos regularmente para o desenvolvimento de dissertações e teses, sendo que as propostas financiadas estão diretamente relacionadas ao escopo dos projetos temáticos e das 5 linhas de pesquisa do Programa. As instituições responsáveis por financiamento de projetos no quadriênio foram as de fomento federal (CAPES, CNPq, MS, MCT e FINEP) e estadual (FAPEMIG), na forma de bolsas e auxílio financeiro, tanto institucional, quanto individual. Os docentes do PPGCF arrecadaram verbas como coordenadores, subcoordenadores e colaboradores em editais individuais ou em grupo. Ao longo do quadriênio 2021-2024, o PPGCF obteve uma soma expressiva de financiamento, com valor total de R$27.570.344,78 + US$20.000,00, sendo praticamente 10 vezes maior (Reais) que no quadriênio passado (2017-2020: R$2.751.018,12 + 30.000,00€ + US$14.400,00). Este significativo aumento na captação de recursos por parte dos DPs do PPGCF é fruto do empenho e envolvimento dos docentes associado ao planejamento estratégico e autoavaliação sistemática. A descrição dos valores abaixo mostra que houve homogeneidade quanto à aquisição de recursos por linhas de pesquisa e pelos docentes permanentes. Nos últimos anos, diversos editais nacionais e estaduais tiveram como foco grupos de pesquisa emergentes e consolidados. Assim, a fim de demonstrar a competitividade e capacidade de captação de recursos junto aos órgãos de fomento pelos docentes permanentes do Programa, sem que haja duplicidade de valores, transcrevemos abaixo as concessões de recursos por DP, seja ele coordenador ou colaborador do projeto de pesquisa.
Linha de pesquisa 1 (TOTAL R$3.983.024,87)
-Prof Cláudio Viegas-Júnior (R$756.500,00) –
Edital CNPq 10/2023: R$148.500,00 (colaborador). INCT-INOFAR: R$190.000,00 (coordenador). INCT-INOFAR: R$12.000,00 (coordenador). INSTITUTO BRF: R$305.200,00. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2: R$100.800,00.
-Prof Diogo T. Carvalho (R$494.510,84) –
Edital FAPEMIG 01/2024: R$220.591,70 (coordenador). Edital FAPEMIG 17/2022: R$177.919,14 (coordenador). Edital FAPEMIG 12/2023: R$96.000,00 de um total de 2 milhões (colaborador).
-Prof Marcelo A. Silva (R$2.732.014,03) –
Edital FAPEMIG 01/2021: R$32.527,11 (subcoordenador). Edital CNPq 18/2021: R$164.500,00 (colaborador). Edital FAPEMIG EPAMIG 12/2024: R$2.494.986,92 (colaborador). Edital PROEXT-PG CAPES 03/2024: R$40.000,00 (coordenador cinetífico).
Linha de pesquisa 2 (TOTAL R$1.460.793,84 + US$20.000,00)
-Profa Amanda L. T. Dias (US$20.000,00) –
Global Community Service Fund/USASK: US$20.000,00 (colaboradora).
-Profa Eva Burger (R$425.183,84) –
Edital FAPEMIG 01/2024: R$99.820,00 (coordenadora). Edital FAPEMIG 17/2022: R$224.563,84 (coordenador). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2: R$100.800,00.
-Prof Luiz Felipe L. Coelho (R$563.260,00) –
Edital CNPq 42/2022: R$215.480,00 (coordenador). Edital FAPEMIG 10/2023: R$246.980,00 (coordenador). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2: R$100.800,00.
-Prof Marcos J. Marques (R$100.800,00) –
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2: R$100.800,00.
– Prof Pedro L. Rosalen (R$371.550,00) –
Edital CNPq MAI/DAI 12/2020: R$216.050,00 (colaborador). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1B (Edital 09/2023): R$155.500,00.
Linha de pesquisa 3 (TOTAL R$1.224.873,11)
Projeto que contempla 4 DPs da LP3: Edital CNPq 01/2019 – Apoio à formação de doutores em áreas estratégicas: R$543.360,00.
Projeto que contempla 2 DPs da LP3: PDPG-CONSOLIDACAO-3-4: R$50.000,00 (taxa de bancada) + 2 bolsas de Doutorado.
– Profa Carla S. Ceron (R$199.486,00) –
Edital FAPEMIG 01/2023: R$98.686,00. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2: R$100.800,00.
-Profa Fernanda B. A. Paula (R$32.527,11) –
Edital FAPEMIG Nº 01/2021: R$32.527,11 (colaboradora). Edital Conjunto CAPES/SESU nº 03/2024: R$399.500,00 (coordenadora).
Linha de pesquisa 4 (TOTAL R$11.174.159,52)
-Prof Antônio C. Doriguetto (R$10.639.591,52) –
Edital FAPEMIG 01/2024: R$134.805,20 (coordenador). Edital FAPEMIG 12/2023: R$1.870.327,00 (subcoordenador). Edital PROINFRA 2023: R$8.519.259,32 (coordenador de subprojeto). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D: R$115.200,00.
-Profa Flávia C. Carvalho (R$118.266,00) –
Edital FAPEMIG 10/2023: R$118.266,00 (coordenadora).
-Prof Mateus F. Leite (R$327.218,00) –
Edital FAPEMIG 07/2024: R$226.418,00 (coordenador). Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq – Nível 2: R$100.800,00.
-Prof Rudy Bonfilio (R$89.084,00) –
Edital FAPEMIG 01/2024: R$65.084,00 (colaborador). PDPG-POSDOC: R$24.000,00 + 1 bolsa de pós-doutorado.
Linha de pesquisa 5 (TOTAL R$9.727.493,44)
-Prof Eduardo C. Figueiredo (R$9.524.522,44) –
Edital MCTI/FINEP/FNDCT/CT-INFRA PROINFRA-2021: R$4.999.596,35 (coordenador do subprojeto). Edital FAPEMIG 01/2021: R$79.875,39 (coordenador). Edital FAPEMIG 01/2023: R$99.990,41 (coordenador). Edital FAPEMIG 03/2023: R$1.745.525,18 (colaborador). Edital FAPEMIG 09/2023: R$2.460.335,11 (coordenador científico). PDPG-POSDOC: R$24.000,00 + 1 bolsa de pós-doutorado. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D: R$115.200,00.
-Profa Isarita Martins-Sakakibara (R$53.000,00) –
Edital FAPEMIG 01/2022: R$53.000,00 (coordenadora).
-Profa Larissa H. L. Torres-Pacheco (R$149.971,00) – Edital FAPEMIG 11/2022: R$149.971,00 (coordenadora).
É importante ressaltar que esse valor total significativo, de R$27.570.344,78 + US$20.000,00, se deve à soma de projetos individuais e em rede ou equipes que privilegiaram grupos de pesquisa e colaborações entre Instituições, além da política institucional da PRPPG, que foi capaz de captar recursos visando a evolução dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da UNIFAL-MG. De fato, neste quadriênio, houve recorde de captação de recursos pela PRPPG, sendo as metas do PDI institucional atendidas, com valores superiores a R$45 milhões de reais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da infraestrutura institucional e disponível para os PPGs.
Tanto nas propostas em rede quanto nos editais institucionais, os docentes do PPGCF atuaram como protagonistas, o que resultou em significativa parcela dos valores captados para o Programa. Como exemplo, pode-se citar:
1-Finep PROINFRA 2023 – “Centro multiusuário de análises químicas, estruturais, agroalimentares, ambientais, toxicológicas e farmacêuticas da UNIFAL-MG”
2-Fapemig 03/2023 – “Avanço da pesquisa e pós-graduação na UNIFAL-MG através da criação de redes de colaboração internacionais”
3-Fapemig 09/2023 – “Fortalecimento da internacionalização através de redes de colaboração internacionais na pesquisa e pós-graduação da UNIFAL-MG”
CAPES PROEXT PG 2023 – “Construindo Juntos: Ações Extensionistas na Pós-Graduação para Desafios Sustentáveis e Inclusivos na Sociedade.”
PROJETOS JÁ APROVADOS EM 2025
Vale ainda destacar que em 2025, o PPGCF já aprovou duas novas chamadas num valor total de R$ 6.200.000,00.
1-Edital FAPEMIG 02/2024 PROGRAMA DE APOIO A INSTALAÇÕES MULTIUSUÁRIOS, “Título: Implantação do Sistema Multiusuário de Espectrometria de Massas Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas. R$ 1.999.996,37. Coordenador. Prof. Eduardo Costa de Figueiredo (DP).
2-Proposta Aprovada recentemente pelo Ministério de Minas e Energia para Criação do Laboratório de Análises de Contaminantes Emergentes. R$ R$ 4.200.000,00. Coordenador. Eduardo Costa de Figueiredo (DP).
SISTEMAS MULTIUSUÁRIOS INSTITUCIONAIS
A Unifal conta atualmente com diversos equipamentos multiusuários, que se encontram a disposição dos docentes do PPGCF. Mais informações podem ser acessadas no link: https://www.unifal-mg.edu.br/prppg/pesquisa/equipamentos-multiusuarios/