Comunicado sobre oferta de disciplinas em 2020/02

Considerando a RESOLUÇÃO No 8, DE 01 DE JULHO DE 2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e as decisões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química em sua 48ª reunião, ocorrida de 07 de julho 2020 a Coordenação do PPGEQ informa:

1. A oferta de disciplinas pelo programa será retomada a partir de 03 de agosto de 2020, sendo as mesmas ofertadas à distância por meio de atividades que utilizem recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação a serem previstas no plano de trabalho da disciplina.

2. As disciplinas serão oferecidas de maneira contínua até o dia 31 de dezembro de 2020, de forma que o aluno poderá realizar às atividades até essa data para conclusão da disciplina neste semestre. Caso o aluno tenha alguma intercorrência e decida parar de realizar as atividades não será penalizado. Nessa situação será atribuído o conceito I (Incompleto) pelo docente e as unidades já cursadas poderão ser aproveitadas em momento futuro.

3. No âmbito do PPGEQ serão ofertadas no segundo semestre de 2020 as seguintes disciplinas: Seminários de Mestrado (Izabella Carneiro Bastos), Métodos Matemáticos e Computacionais em Engenharia Química (Melina Savioli Lopes), Catálise heterogênea (Sergio Andres Villalba Morales), Fundamentos de Bioprocessos (Graziele Santos Silva Andrade), Espectrometria Aplicada a Análise Química( Gian Paulo Giovanni Freschi e Roberto Bertholdo) e Tópicos Especiais I – “Enzimas Industriais: Cinética, Imobilização e reatores enzimáticos” (Ariela Veloso).

4. Serão ainda retomadas as atividades das seguintes disciplinas ofertadas no primeiro semestre de 2020: Fenômenos de Transporte (Rodrigo Corrêa Basso), Termodinâmica Clássica de Fluido (Rafael Firmani Perna) e Cinética aplicada e reatores químicos (Sergio Villalba).

5. Os professores responsáveis pelas disciplinas referentes ao segundo semestre de 2020 deverão encaminhar o programa de ensino e um anexo contendo o roteiro de atividades (poderá ser usado o modelo de graduação como base) para apreciação pelo Colegiado até o dia 24/07/2020.

6. Os professores responsáveis pelas disciplinas do primeiro semestre deverão encaminhar apenas o roteiro de atividades (poderá ser usado o modelo de graduação como base) para apreciação pelo Colegiado até o dia 24/07/2020.
7. Recomenda-se aos professores que as atividades propostas sejam prioritariamente assíncronas, para permitir que os discentes organizem seus estudos de acordo com suas possibilidades.

8. O Colegiado do PPGEQ se reunirá no dia 28/07/2020, quando apreciará os programas de ensino e roteiro de atividades.

Outras informações importantes para discentes:
1. Os procedimentos para realização da rematrícula em disciplinas para o segundo semestre de 2020 serão informados posteriormente pois as datas e trâmites ainda não foram definidos pela COPG.

2. As atividades das disciplinas serão realizadas conforme plano de atividades propostas pelos docentes. Dessa forma, os alunos deverão atentar ao especificado pelo docente de cada disciplina, já que o início poderá ser posterior ao dia 03 de agosto de 2020.

3. Caso você tenha ou conheça algum aluno que tenha problemas de acesso para realização das atividades (equipamento ou acesso à internet, por exemplo) pede-se a gentileza de informar à coordenação do programa para que se averigue a possibilidade de resolução.

Poços de Caldas, 08 de julho de 2020.

GRAZIELLE SANTOS SILVA ANDRADE
Coordenadora do PPGEQ