PET

  Manual Legislação

 

Criado em 1979 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES com o nome Programa de Treinamento - PET, este programa foi transferido no final de 1999 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando a sua gestão sob a responsabilidadde do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior - DEPEM. Em 2004 o PET passou a ser identificado como Programa de Educação Tutorial.

O Programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que itegram sua grade curricular. Espera-se, assim,   proporcionar a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.
 
 
 
OBJETIVO


Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação.

A Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG, conta com dez grupos PET, distribuidos em diversas áreas do conhecimento, presentes nos três campi da Instituição.
 
 
 
 
 

 

 

 

 

Pet Bacharelado Interdiciplinar Ciências e Economia







 
 
 
 
 

 

 
 

                                                

Grupos PET UNIFAL-MG - Campus de Alfenas

 

 

PET Biologia
Tutora

Profa. Dra. Cibele Marli Cação Paiva Gouvêa
cibele.gouvea@unifal-mg.edu.br
(35) 3701-9687

 

 

 

O PET-Biologia da Unifal-MG iniciou suas atividades em 2009, conta hoje com 13 petianos sendo 12 bolsistas, 1 voluntário e uma professora tutora. O grupo desenvolve atividades em consonância com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas, sendo estas de: ensino, destinadas aos membros da comunidade Unifal-MG; extensão, especialmente, em escolas públicas de Alfenas e pesquisa coletiva e individual, incentivando todos os membros a participarem de diversos grupos de pesquisa da instituição. Além disso, há as atividades coletivas, desenvolvidas em conjunto com os demais grupos PET da instituição, tais como: cinePET, mural do PET entre outras.  

 

           

 

  

PET Enfermagem
Tutor

Profa. Dra. Erika de Cassia Lopes Chaves
erika.chaves@unifal-mg.edu.br
(35) 3701-9471

O grupo PET-Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, criado desde o ano de 1991, tem o objetivo de contribuir para uma formação ampla, crítica e reflexiva, propiciando aos acadêmicos atuarem como agentes transformadores da realidade social. As atividades desenvolvidas pelo grupo são fundamentadas na indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão e proporcionam a aquisição de conhecimentos e uma diversidade de experiências não só ao aluno bolsista, mas a outros acadêmicos do curso e da comunidade acadêmica da UNIFAL-MG.

 

 
           

 

 

PET Farmácia
Tutora

Profa. Dra. Vanessa Bergamim Boralli Marques
vanessa.marques@unifal-mg.edu.br
(35) 3701-9508

O PET Farmácia da UNIFAL-MG foi  criado em 1991, sendo o primeiro PET da Instituição. Hoje está sob responsabilidade da Profª Dra. Sandra Maria Oliveira Morais Veiga e conta com a participação de doze bolsistas. Vem confirmando o papel do farmacêutico desde a sua formação na graduação, buscando desenvolver atividades que integrem o profissional e a comunidade. Com isso haverá a formação de profissionais mais ativos e críticos, que vão colaborar com a evolução da saúde no país.

 

 

PET Fisioterapia
Tutor

Prof. Dr. Leonardo César Carvalho
leonardo.carvalho@unifal-mg.edu.br
(35) 3701-1921

 

 

O PET Fisioterapia, iniciou suas atividades em dezembro de 2010, é o primeiro grupo de fisioterapia do sudeste. Visamos contribuir para a ampla formação acadêmica valorizando os aspectos de cidadania e consciência social. São desenvolvidas atividades que estimulam a interdisciplinaridade, o desenvolvimento de ações interprofissionais aplicadas a comunidade, a promoção da interação entre ensino, pesquisa e extensão de modo a contribuir para o desenvolvimento sócio-cultural e científico dos acadêmicos. Esse programa tem ligação com alguns projetos de extensão, contando com pelo menos um petiano em cada um deles.

 

           

 

PET Letras
Tutora

Profa. Dra. Katia Aparecida da Silva Oliveira
katia.oliveira@unifal-mg.edu.br
(35) 3701-9685

O PET – Conexões de Saberes – LETRAS da UNIFAL-MG foi  criado em 2010 sob a tutoria da Professora Rosângela Rodrigues Borges e conta com a participação de doze bolsistas de todas as modalidades e habilitações do curso de Letras.O Curso de Letras objetiva formar profissionais capazes de refletir criticamente sobre temas e questões relativas aos estudos linguísticos e literários, compreendendo sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente.

 

 

           

 

 

 

PET Nutrição
Tutora

Profa. Dra. Cristiane da Silva Marciano Grasselli
cristiane.grasselli@unifal-mg.edu.br
(35) 3701-9743

O Grupo PET Nutrição da UNIFAL-MG foi criado em 2007 mediante aprovação da proposta submetida pela Profa. Valéria Cristina Ribeiro Vieira ao Edital 04/2007 MEC/SESu/DIPES. Com enfoque no eixo temático Segurança Alimentar e Nutricional e tendo como missão o aprimoramento da formação acadêmica e cidadã, o grupo vem atuando, desde então, com vistas ao enriquecimento curricular de petianos e não petianos.

    

 

 
PET Odontologia
 Tutora
Profa. Dra. Daniela Coelho de Lima 
daniela.delima@unifal-mg.edu.br
(35) 3701-9402

Formado em 1991, o PET-Odontologia é um programa de comprovada excelência, o qual se compromete fundamentalmente em aprimorar os cursos de graduação. Trabalha com ensino, cultura, pesquisa e extensão formando cidadãos que aprendem a trabalhar em equipe, a irradiar o espírito de liderança e comprometidos com a geração de conhecimento.

 

           

 

 

 

 

 

 

 
 

                                                

Grupo PET UNIFAL-MG - Campus de Varginha

 

 

 

 

PET Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia
Tutora

Profa. Dra. Ana Carolina Guerra
ana.guerra@unifal-mg.edu.br
(35) 3219-8708

 

O Programa de Educação Tutorial  do curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia - PET BICE foi criado em dezembro de 2010. O grupo é formado por no mínimo 12 membros e um(a) tutor(a), e tem como objetivo a realização de projetos que complementem a formação acadêmica dos discentes da UNIFAL campus Varginha e que beneficie à toda a comunidade.

           

 

 

  

 

 

 

 

                                  

Grupos PET UNIFAL-MG - Campus de Poços de Caldas

 

 

PET Conexões de Saberes - Tecnologias Sociais, Trabalho e Desenvolvimento Social Regional
Tutor

Prof. Dr. Antônio Donizetti Gonçalves de Souza
antonio.souza@unifal-mg.edu.br
(35) 3697-4747

 

 

 

 

 

O Grupo PET-Conexões de Saberes: Tecnologias Sociais, Trabalho e Desenvolvimento Social Regional é voltado a estudantes oriundos de comunidades populares e tem como objetivo ampliar a relação entre a universidade e os moradores de espaços populares, sob a perspectiva das Tecnologias Sociais – TS apropriadas para o fortalecimento das iniciativas de geração de trabalho e renda, especialmente, em atividades de economia solidária. 

 

 

           

 

 
PET Ciência
Tutor

Prof. Dr. Daniel Juliano Pamplona da Silva
pamplona@unifal-mg.edu.br
(35) 3697-4748 

 

 

 

 

 

O grupo PET Ciência da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas, foi criado em 2010 sob a tutoria do Prof. Dr. Rodrigo Fernando Costa Marques, sendo composto por 12 discentes bolsistas e 8 discentes não bolsistas. Como está vinculado ao Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, o objetivo principal do grupo é a divulgação da Ciência para a sociedade, desenvolvendo projetos baseados nos três pilares do PET: Ensino, Pesquisa e Extensão. Entre os projetos desenvolvidos, estão o grupo de teatro Ciência no Palco, o Blog “Ciência na Rede” e o site “PET na Rede”, o Laboratório Piloto, o Projeto de Fotografia “Sob o Olhar da Ciência” e o projeto “Um dia na UNIFAL”.