UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas

Ciências Biológicas - Bacharelado

O Curso de Ciências Biológicas foi aprovado pela Congregação, Resolução nº 003/99, em 3/8/1999 e autorizado pela Portaria MEC nº 1.202. Teve seu início em 13/3/2000 e em 2002 foi desmembrado em duas Modalidades: Bacharelado e Licenciatura. Reconhecido pela Portaria MEC nº 1.227 de 13/5/2004.

Objetivos: Os objetivos gerais do Curso de Ciências Biológicas-Bacharelado compreendem a construção de profissionais, biólogos, e seres humanos, por meio de uma formação sólida pautada nos princípios biológicos, capazes de lidar, tanto em nível técnico quanto em nível experimental, com a elaboração e execução de projetos, de relacionar ciência, tecnologia e sociedade. Desta forma, os formandos estarão qualificados para atuar em pesquisa básica e aplicada nas diversas áreas do conhecimento da Biologia e áreas relacionadas. O curso objetiva ainda formar biólogos com visão básica e generalista e perfil voltado para a pesquisa de qualidade a fim de prepará-los para cursos de pós-graduação visando exercer a docência no ensino superior e/ou diretamente formá-los para o mercado de trabalho dentro das áreas de atuação das Ciências Biológicas, como: autônomo, realizando consultorias e assessorias técnicas, emitindo laudos e pareceres, coordenando, orientando e supervisionando estudos e/ou serviços e realizando perícias.

 
Ênfase em Ciências Ambientais:

O Curso de Ciências Biológicas-Bacharelado da Unifal-MG apresenta duas possibilidades de titulação acadêmica a critério do aluno: uma generalista, básica, apenas com título de Bacharel em Ciências Biológicas (para aqueles que não fizerem opção pela Ênfase) ou outra, que além do título de bacharel concederá a habilitação na Ênfase em Ciências Ambientais. A titulação no segundo caso será Bacharel em Ciências Biológicas com Ênfase em Ciências Ambientais.

 
Perfil do egresso: O Bacharel em Ciências Biológicas formado pela Unifal-MG receberá formação para ser:

a) generalista, crítico, ético, e cidadão com espírito de solidariedade;

b) detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem;

c) consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambietal, tanto nos aspectos técnicos-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida;

d) comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critério humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais;

e) consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional;

f) apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;

g) preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

 

Campo de Atuação: Áreas do conhecimento da Biologia e áreas relacionadas, estando apto, também, para atuar especificamente com estudos ambientais como funcionamento de ecossistemas, biogeografia, ecoturismo, avaliação de impacto ambiental, licenciamento e controle ambiental, gestão ambiental em bacias hidrográficas e em jardins botânicos, zoológicos, parques e reservas, conservação e manejo da biodiversidade, preservação e recuperação de áreas degradadas.

 

Competências e Habilidades: O Bacharel em Ciências Biológicas formado pela Unifal-MG receberá formação para ser capaz de:

a) Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;  

b) Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, etc. que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência; 

c) Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento; 

d) Portar-se como educador consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva sócio-ambiental;  

e) Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;  

f) Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias;  

g) Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;  

h) Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres etc. em diferentes contextos; 

i) Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;  

j) Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação 9 profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação;  

k) Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade; 

l) Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado para a contínua mudança do mundo produtivo; 

m) Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologias/ serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais  e epistemológicos;  

n) Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.

 

Acesse o site do curso: https://www.unifal-mg.edu.br/biologia/

Campus: Sede

Turno: Integral

Regime: Semestral

Formato: Presencial

Modalidade: Bacharelado

Tempo regular de integralização: 8 semestres

Coordenador: Marília Gabriella Alves Goulart Pereira

Vice-coordenador: Pollyanna Francielli de Oliveira

Sala da Coordenação: E-209i

Email da Coordenação: cgcb@unifal-mg.edu.br

Dinâmicas Curriculares
Grade Horária

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Corpo Docente

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