UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas

Letras - Espanhol e Literaturas da Língua Espanhola - Licenciatura

O Curso de Letras - Espanhol e Literaturas da Língua Espanhola (LELLE), modalidade Licenciatura, foi aprovado pelo Conselho Universitário em 31/10/2019 pela Resolução CONSUNI nº 016/2019.

Objetivo:

Formar professores interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma consistente e crítica, com a língua espanhola e suas literaturas, nos contextos oral e escrito, sabedores de sua inserção na sociedade e conhecedores das relações com o outro, de forma a atender as demandas educativas, de pesquisa e de construção de saberes concernentes ao exercício efetivo dos profissionais da linguagem em âmbito nacional.

Constituem-se objetivos específicos do curso de Letras - Espanhol e Literaturas da Língua Espanhola (LELLE), modalidade Licenciatura formar profissionais que:

  • sejam capazes de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente;
  • tenham a capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários;
  • tenham domínio do uso da língua espanhola, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais;
  • reflitam, analítica e criticamente, sobre a linguagem como fenômeno social, histórico, cultural, político e ideológico;
  • tenham uma visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
  • tenham uma preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho e, uma percepção de diferentes contextos interculturais;
  • dominem os conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino de língua espanhola e suas literaturas;
  • dominem métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino;
  • compreendam a instituição educativa como organização complexa na função de promover a educação para e na cidadania;
  • saibam proceder à pesquisa, à análise e à aplicação dos resultados de investigações de interesse da área educacional e específica;
  • compreendam processos que envolvem a atuação profissional no ensino, na gestão de processos educativos e na organização e gestão de instituições de educação básica e
  • reflitam, criticamente, sobre documentos oficiais orientadores para o ensino e formação de professores na Educação Básica, tais como: Diretrizes Nacionais Curriculares, Base Nacional Comum e outros que venham a compor (ou dialogar com) o conjunto de pareceres, portarias, resoluções e leis.

Perfil:

O egresso do LELLE, no campo de formação cidadã e pedagógica, deverá ter desenvolvido as seguintes competências e habilidades:

  • Compreender a integração e interdisciplinaridade curricular, dando significado e relevância aos conhecimentos e vivência da realidade social e cultural, consoantes às exigências da educação para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho;
  • Buscar a construção do conhecimento, valorizando a pesquisa e a interação entre universidade e comunidade como princípios pedagógicos essenciais ao exercício e aprimoramento do profissional do magistério e ao aperfeiçoamento da prática educativa;
  • Buscar e promover o acesso às fontes nacionais e internacionais de pesquisa, ao material de apoio pedagógico de qualidade;
  • Organizar-se para a autogestão da formação, dedicando-se ao estudo e produção acadêmica e profissional em consonância com as mudanças educacionais e sociais, acompanhando as transformações gnosiológicas e epistemológicas do conhecimento;
  • Desenvolver práticas educativas que contribuam para o exercício profissional e para o desenvolvimento de si, de seus alunos e de outros profissionais do magistério;
  • Fomentar o pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho coletivo e interdisciplinar, a criatividade, a inovação, a liderança e a autonomia;
  • Apropriar-se do uso competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da sua formação cultural, bem como da formação de outros professores(as) e estudantes;
  • Refletir sobre as diferentes linguagens e seus processos de construção, disseminação e uso, incorporando-os ao processo pedagógico, com a intenção de possibilitar o desenvolvimento da criticidade e da criatividade;
  • Buscar alternativas para a consolidação da educação inclusiva por meio do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras, e
  • Promover a aprendizagem e o desenvolvimento de todos(as) os(as) estudantes durante o percurso educacional por meio de currículo e da atualização da prática docente.

Campo de Atuação: 

Instituições públicas e privadas de Educação Básica e de idiomas, em cursos de graduação, além de poder prosseguir em seus estudos por meio do aprofundamento e desenvolvimento de uma carreira acadêmica como pesquisador ou atuar com assessoria linguística, revisão, edição de textos, consultoria, dentre outros.

Turno: Integral

Regime: Semestral

Formato: Presencial

Modalidade: Licenciatura

Coordenador: Paula da Costa Souza

Sala da Coordenação: D410

Email da Coordenação: paula.souza@unifal-mg.edu.br

Dinâmicas Curriculares
Grade Horária

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