UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas

Letras - Línguas Estrangeiras - Bacharelado

O Curso de Letras - Línguas Estrangeiras, modalidade Bacharelado, foi aprovado pelo Conselho Universitário em 22-01-2019, pela Resolução CONSUNI nº 002/2019.

Objetivo:

Formar bacharéis em Línguas Estrangeiras, com formação bilíngue, com amplo conhecimento das línguas, literaturas e culturas de povos falantes das línguas inglesa e espanhola, interculturalmente competentes, com formação humanista e ética, capazes de, não apenas prosseguir em seus estudos – por meio da pesquisa ou de cursos complementares ou mesmo pela autogestão do conhecimento, mas também de contribuir, criticamente, para o desenvolvimento responsável, pessoal e profissional, nos espaços em que atuar e com as pessoas com as quais conviver ou trabalhar.

 
Perfil:

O egresso do Curso de Letras - Línguas Estrangeiras, com formação bilíngue - Línguas Inglesa e Espanhola, modalidade Bacharelado, além da formação linguística constitutiva do arcabouço teórico do profissional da área de Letras, deverá ser um profissional que se pretende agente de cidadania no escopo de uma 23 integração indivíduo/sociedade permeado pela constituição do indivíduo na e pela linguagem, entendendo sua função não apenas como uma demonstração de competência técnica, mas, sobretudo, como uma ação político-cultural integrada ao grupo social em que vive.
 
Campo de Atuação: 
 
Objetiva-se, com a oferta do Bacharelado em Línguas Estrangeiras formar profissionais bilíngues, com perfil de mercado e acadêmico. Para tanto, são ofertados componentes curriculares que possibilitam um primeiro contato com uma área de estudo ou atuação profissional ou um aprofundamento de conteúdo ou ainda uma experiência formativa prática. Especificamente em relação ao perfil de mercado, propõe-se a integração do acadêmico com programas de ensino e de extensão que visem ao ensinoaprendizagem de língua, cultura, literatura e tecnologias. Quanto ao perfil acadêmico, propõe a integração do discente com objetos de investigação da área de Letras, com grupos de pesquisa e com cursos de pós-graduação, além da sua preparação para um possível ingresso em programas de pós-graduação. No que se refere ao campo profissional, o bacharel em Línguas Estrangeiras poderá prestar assessoria linguística, revisão, tradução, redação e interpretação de textos em língua inglesa ou espanhola, edição de textos, consultoria, assessoria cultural, assessoria internacional, crítica literária, poderá ministrar aulas de língua, cultura e literatura das Línguas Inglesa e Espanhola em cursos livres, em escolas de idiomas e em cursos de graduação, além de poder prosseguir em seus estudos por meio do aprofundamento e desenvolvimento de uma carreira acadêmica como pesquisador.

Campus: Sede

Turno: Integral

Regime: Semestral

Formato: Presencial

Modalidade: Bacharelado

Tempo regular de integralização: 8 semestres

Coordenador: Deborah Walter de Moura Castro

Vice-coordenador: Kátia Aparecida da Silva Oliveira

Sala da Coordenação: V-201

Email da Coordenação: deborah.moura@unifal-mg.edu.br

Dinâmicas Curriculares
Grade Horária

Grade Horária

Corpo Docente

Corpo Docente

Não encontrou o curso que procurava?

Informe aqui