UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas

Letras - Inglês e Literaturas da Língua Inglesa - Licenciatura

O curso Letras - Inglês e Literaturas da Língua Inglesa (LILLI), modalidade Licenciatura, foi aprovado pelo Conselho Universitário em 31/10/2019, pela Resolução CONSUNI nº 015/2019. Entretanto, o curso foi extinto pela Resolução Consuni nº 98, de 26 de outubro de 2022 e não oferecerá mais entradas a partir de 2023/1.

Objetivo:

Formar profissionais éticos, críticos e reflexivos, com sólida fundamentação teórica e prática para atuar tanto no âmbito do ensino, nos níveis Básico e Superior, quanto no da pesquisa voltada à língua inglesa e às literaturas de expressão inglesa.

Constituem-se objetivos específicos do curso de Letras - Inglês e Literaturas da Língua Inglesa (LILLI), modalidade Licenciatura:

  • Atuar na formação de “profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro” (BRASIL, 2001, p. 30);
  • Incentivar os graduandos a compreender a linguagem “como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico” (BRASIL, 2001, p. 30);
  •  Assistir os alunos na realização de análises dos fatos linguísticos e literários à luz de diferentes arcabouços teóricos, inclusive em interface com problemas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem;
  • Incentivar a pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários, orientando os alunos nas práticas de investigação, reelaboração e organização de dados, informações e conceitos, com vistas à produção de conhecimento;
  • Implementar práticas acadêmicas que assegurem ricas experiências de aprendizagem e práticas profissionais nas quais os alunos possam, desde o início do curso, ter a oportunidade de participar efetivamente de situações reais, em uma articulação constante entre ensino, pesquisa e extensão; Promover relações sistemáticas entre teoria e prática, a fim de propiciar aos alunos a oportunidade de participação efetiva em situações concretas de ensino, pesquisa e extensão, garantindo, desse modo, uma formação profissional adequada às necessidades da sociedade local, bem como às mudanças do mundo contemporâneo;
  • Formar professores para o ensino de língua inglesa, voltado à Educação Básica e à Educação Superior, que orientem seu desempenho pedagógico pelo conhecimento linguístico constantemente atualizado e pela reflexão autônoma sobre fatos de estrutura e funcionamento da língua em suas múltiplas variedades, participando ativamente no processo de geração e disseminação de conhecimento;
  • Formar professores para o ensino de literatura, voltado à Educação Básica e à Educação Superior, que contribuam para a reflexão crítica sobre o ser humano e seu mundo a partir do contato com o universo prosaico, dramático e poético, bem como despertem e aprimorem a percepção estética de seus futuros alunos;
  • Incentivar os alunos ao exercício de sua prática profissional de forma crítica, autônoma e ética, com vistas à superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras que se apresentem.

Perfil:

Independentemente de seu interesse em Estudos Linguísticos ou em Estudos Literários, o egresso do curso deverá:

  • ser capaz de, em nível avançado, compreender e produzir conhecimento em inglês, bem como ler e escrever na forma culta da língua inglesa;
  • apresentar domínio da língua inglesa no que toca a sua estrutura e a seu funcionamento, mostrando-se apto a exercer a docência de língua inglesa no Ensino Básico – público ou privado –, em escolas de idiomas ou no Ensino Superior;
  • estar apto a exercer a docência de disciplinas voltadas às literaturas de língua inglesa e às expressões culturais dispostas em língua inglesa nas mais diversas épocas e situações históricas;
  • mostrar-se apto a fazer uso de tecnologias relacionadas ao ensino e à aprendizagem de línguas estrangeiras;
  • compreender sua formação profissional como um processo ético, autônomo e permanente.

​Campo de Atuação:

Instituições públicas e privadas de Educação Básica e de idiomas, em cursos de graduação, além de poder prosseguir em seus estudos por meio do aprofundamento e desenvolvimento de uma carreira acadêmica como docente ou pesquisador ou atuar com tradução e revisão de textos, assessoria e consultoria de empresas, autoria e/ou revisão de textos acadêmicos, materiais didáticos e textos ficcionais, entre outros.

Campus: Sede

Turno: Integral

Regime: Semestral

Formato: Presencial

Modalidade: Licenciatura

Coordenador: Maria Clara Pivato Biajoli

Vice-coordenador: Daniela Silva de Freitas

Sala da Coordenação: 401-D

Email da Coordenação: maria.biajoli@unifal-mg.edu.br

Dinâmicas Curriculares
Grade Horária

Grade Horária

Corpo Docente

Corpo Docente

Não encontrou o curso que procurava?

Informe aqui