Medicina - Bacharelado
Objetivo geral
* Formar médicos humanizados, críticos, reflexivos e éticos, capacitados a atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, em especial na atenção primária e secundária, com ações na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania e da dignidade humana, e sendo promotores da saúde integral do ser humano.
* Fortalecer as relações entre os serviços de saúde e a universidade por meio do desenvolvimento científico, gerando transformações pessoais no estudante e socioculturais na comunidade.
* Desenvolver posicionamento crítico-reflexivo frente à própria prática clínica e às relações de cooperação e solidariedade.
Objetivos específicos
* Ampliar a oferta de vagas públicas para a formação de médicos a partir do ensino pautado na ética e baseado na comunidade.
* Formar médicos com capacidade de atuar nos diferentes cenários e serviços de saúde, destacando, na atenção primária, as atividades em Unidades de Saúde da Família (USF) e nos aparelhos comunitários (associações rurais, creches, escolas, comunidades rurais, cooperativas, ONG e etc.), na atenção secundária, as atividades ambulatoriais e, na atenção terciária, em hospitais, de modo a vivenciar o cuidado integral segundo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
* Desenvolver um processo dinâmico de ensino-aprendizagem coerente com o perfil diferenciado do médico a ser formado, utilizando uma abordagem pedagógica por meio de diferentes metodologias de ensino que estimulem a produção de conhecimentos, a aprendizagem ao longo de toda a vida, a posição crítica-reflexiva frente à própria prática clínica e às relações de cooperação e solidariedade, com vista à formação ética e cidadã pautada no compromisso social.
* Integrar-se à rede de serviços de saúde do SUS, estabelecendo parcerias nas áreas de cuidado, gestão e educação em saúde, contribuindo para consolidação um núcleo de serviços de saúde para o município de Alfenas e região, atuante na promoção da saúde, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação biopsicossocial, visando diminuir o sofrimento humano e melhorar a qualidade de vida.
* Formar médicos na perspectiva da integralidade da atenção da saúde, capazes de atuar em equipes multiprofissionais e fortalecer o Pacto de Gestão da Educação em Saúde.
* Contribuir para a melhoria do sistema de referência e contra-referência.
* Possibilitar a tomada de decisões baseadas em evidências científicas, capacidade de liderança no trabalho e de gerenciamento, de acordo com as Políticas e Ações do Sistema Único de Saúde (SUS).
* Concorrer para a produção de saberes científicos, tecnológicos e filosóficos que visem uma melhor compreensão do binômio saúde-doença, da qualidade de vida, e a transformação sociocultural da comunidade.
* Integrar ensino, pesquisa e extensão visando criar vínculos entre a ciência médica e a promoção da vida social, estimular os compromissos sociais do médico e promover sua fixação regional.
* Graduar médicos que saibam observar as dimensões da diversidade biológica, psíquica, étnico-racial, socioeconômico, cultural, ética e bioética que singularizam cada pessoa ou cada grupo social.
* Comunicar-se com eficiência em todos os níveis da atenção, por meio da capacidade de interação com a comunidade, com os colegas e com o paciente.
* Conhecer o papel social do médico e ter disposição
PERFIL DO EGRESSO
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (DCN) e com a construção coletiva do perfil geral e competência e habilidades advindas do processo de formação para todos os profissionais graduados pela UNIFAL-MG, o perfil profissional do egresso aponta alguns pressupostos dessa formação, que são:
Aprender de forma autônoma e independente;
Produzir e divulgar novos conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos;
Aprender formas diversificadas de atuação profissional;
Atuar inter/multi/transdisciplinarmente;
Comprometer-se com a preservação da biodiversidade no ambiente natural e construído, com sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida;
Gerenciar e/ou incluir-se em processos participativos de organização pública e/ou privadas;Atuar com ética e solidariedade enquanto ser humano, cidadão e profissional;
Buscar maturidade, sensibilidade e equilíbrio ao agir profissionalmente.
O artigo 3º das DCN explicita como perfil para o médico: “uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com capacidade a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano”.
O artigo 4º apresenta algumas dimensões da competência profissional:
I. Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
II. Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III. Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve a comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de computação e informação;
IV. Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V. Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
VI. Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágio das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico-profissional, a formação e a cooperação por meio de redes nacionais e internacionais.
A partir das capacidades, habilidades e atitudes específicas das DCN foram constituídas quatro áreas de competência para a formação de médicos da UNIFAL-MG:
Cuidado às necessidades de saúde individuais em todas as fases da vida.
Cuidado às necessidades coletivas de saúde.
Gestão do trabalho em saúde.
Educação em saúde.
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
A formação do médico generalista tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências:
1 - Competências médicas.
Compreender o ser humano nos aspectos biológico, psíquico e social;
Identificar, descrever, analisar e resolver os problemas de saúde;
Diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças do ser humano em todas as fases do ciclo biológico, tendo como critérios a prevalência e o potencial mórbido das doenças, bem como a eficácia da ação médica;
Dominar a arte da anamnese e a consequente construção da história clínica, a arte e a técnica do exame físico e a correta e parcimoniosa indicação das técnicas diagnósticas complementares;
Comportar-se de maneira a priorizar o bem-estar do paciente;
Dominar as formas de registro oficial de informações e a prescrição médica;
Atuar na proteção e na promoção da saúde e na prevenção de doenças, bem como no tratamento e reabilitação dos problemas de saúde e acompanhamento do processo de morte;
Realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis para o atendimento ambulatorial e para o atendimento inicial das urgências e emergências em todas as fases do ciclo biológico.
2 - Competências em relação ao sistema de saúde.
Conhecer a estrutura e funcionamento do sistema de saúde nos seus diversos níveis;
Reconhecer os aspectos econômicos do cuidado em saúde e fundamentos de gestão;
Interessar-se pelas vertentes atuais da organização dos serviços de saúde;
Atuar no sistema hierarquizado de saúde, em diferentes níveis de atendimento, com ênfase nas atenções primária e secundária e obedecendo aos princípios técnicos e éticos de referência e contra-referência;
Lidar criticamente com a dinâmica do mercado de trabalho e com as políticas de saúde;
Considerar a relação custo-benefício nas decisões médicas, levando em conta as reais necessidades da população.
3 - Competências científicas.
Dominar os conhecimentos científicos básicos da natureza biopsicossocial e ambiental subjacentes à prática médica;
Dominar a metodologia científica e os métodos de investigação/pesquisa em seres humanos, possibilitando a leitura crítica de artigos técnico-científicos e a participação na produção de conhecimentos;
Conhecer o processo de raciocínio clínico crítico-reflexivo da interpretação dos dados, da identificação da natureza dos problemas da prática médica e da sua resolução;
Manter e aperfeiçoar as diversas competências por meio de educação continuada.
4 - Competências pessoais.
Conduzir eticamente a relação médico-paciente, pautando-se pelo sigilo médico e respeito à autonomia do paciente;
Reconhecer e aceitar os condicionantes culturais e sociais, individuais e coletivos, da saúde e da doença;
Reconhecer suas limitações e encaminhar, adequadamente, pacientes portadores de problemas que fujam ao alcance da sua formação geral;
Trabalhar em equipe multiprofissional, sabendo compartilhar e assumir parcial ou totalmente responsabilidades, deveres e direitos;
Modificar e melhorar os diversos aspectos relativos ao sistema de saúde;
Comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus familiares, conhecendo as técnicas adequadas de transmissão de informações para cada tipo de público-alvo;
Cuidar da própria saúde física e mental e buscar seu bem-estar como cidadão e como médico.
5 - Competências sociais.
Participar com a comunidade na gestão municipal da saúde;
Exercer de forma ética e moral a cidadania e a ação médica na comunidade;
Conhecer a legislação e os regulamentos legais pertinentes à saúde e manter-se atualizado em relação a elas;
Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
Informar e educar seus pacientes, familiares e comunidade em relação à promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação das doenças, usando técnicas apropriadas de comunicação;
Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência entendida como conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
Ter visão do papel social do médico e disposição para atuar em atividades de política e de planejamento em saúde.
Com base nestas competências, a formação do médico deverá contemplar o sistema de saúde vigente no país, a atenção integral da saúde num sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e o trabalho em equipe, correspondendo à progressão do domínio e da autonomia no exercício profissional.
Campus: Sede
Turno: Integral
Regime: Semestral
Formato: Presencial
Modalidade: Bacharelado
Tempo regular de integralização: 12 semestres
Coordenador: Márcia Cristina Bizinotto de Assunção
Vice-coordenador: Flávia da Ré Guerra
Sala da Coordenação: Prédio - I, Sala I-519
Email da Coordenação: coordenacao.medicina@unifal-mg.edu.br
Documentos
- Projeto Pedagógico do Curso (ingressantes a partir de 2023)
- Projeto Pedagógico do Curso (ingressantes de 2022 e anteriores)
- Projeto Pedagógico do Curso (ingressantes a partir de2021)
- Projeto Pedagógico do Curso (ingressantes a partir de 2015)
- Projeto Pedagógico do Curso (ingressantes até 2014)
- Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso
- Regulamentação das Atividades Complementares
- Regulamentação do Estágio Obrigatório - Internato
- Regulamentação - Preceptoria
- Regimento Interno do Colegiado do Curso
- Alteração do Regimento Interno do Colegiado do Curso
- Código de ética do estudante de Medicina
- Memorial do Curso
Grade Horária
Corpo Docente
Comissões
ATIVIDADES COMPLEMENTARES- Ana Paula Silva Andrade
ana.paula@unifal-mg.edu.br - Artur Horta Passos
artur.passos@unifal-mg.edu.br - Cristiano Martins Trindade
cristiano.trindade@unifal-mg.edu.br - Matheus Venga Mendes
matheus.mendes@unifal-mg.edu.br - Naiara Silva Cosmo de Araujo
naiara.araujo@unifal-mg.edu.br
- André Francisco dos Reis
andre.reis@unifal-mg.edu.br - Gema Galgani de Mesquita Duarte
gemagalgani1@gmail.com - Geraldo José Medeiros Fernandes
geraldo.fernandes@unifal-mg.edu.br - Luciana de Barros Cavalcanti Michelutti
luciana.michelutti@unifal-mg.edu.br - Márcia Cristina Bizinotto de Assunção
marcia.bizinotto@unifal-mg.edu.br - Maria Angelica Maia Gaiotto
maria.gaiotto@unifal-mg.edu.br
- Carla Cassiana Souza Bueno
carlacassianasb@hotmail.com - Edvaldo Jose Rodrigues Cardoso
edvaldo.cardoso@unifal-mg.edu.br - Iara Baldim Rabelo Gomes
iara.gomes@unifal-mg.edu.br - Livia Maris Ribeiro Paranaiba Dias
livia.paranaiba@unifal-mg.edu.br - Robson Eugênio da Silva
robson.silva@unifal-mg.edu.br - Ronald de Souza
ronald.souza@unifal-mg.edu.br
- Anderson de Castro Ribeiro
anderson.ribeiro@unifal-mg.edu.br - Anderson Michel Furtado
anderson.furtado@unifal-mg.edu.br - Anelena Moretto Salomão
anelena.salomao@unifal-mg.edu.br - Caio Pereira Miarelli
caio.miarelli@unifal-mg.edu.br - Elmo Guimarães Barreiro
elmo.barreiro@unifal-mg.edu.br - Gil Horta Passos
gil.passos@unifal-mg.edu.br - Larissa de Souza Bueno
larissa.bueno@unifal-mg.edu.br - Maria Olivia Ferreira Gouvea
maria.gouvea@unifal-mg.edu.br - Marina Bernardes Lourenco Passos
marina.lourenco@unifal-mg.edu.br - Marina Bruzadelli Vieira da Silveira
marina.silveira@unifal-mg.edu.br - Paula Bruzadelli Vieira da Silveira
paula.silveira@unifal-mg.edu.br - Paulo Paiva Baisi
paulo.baisi@unifal-mg.edu.br - Pollyanna de Cassia Bezerra Florêncio Carvalho
pollyanna.carvalho@unifal-mg.edu.br - Thiago de Souza Carvalho
thiago.carvalho@unifal-mg.edu.br
- Evelise Aline Soares
evelise.soares@unifal-mg.edu.br - Geraldo José Medeiros Fernandes
geraldo.fernandes@unifal-mg.edu.br - Maria Angelica Maia Gaiotto
maria.gaiotto@unifal-mg.edu.br - Rubens Bittencourt
rubens.bittencourt@unifal-mg.edu.br
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