UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas

Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia - Bacharelado

A implantação do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Campus de Poços de Caldas-MG foi aprovada pelo Conselho Superior em sua 69ª reunião em 30/10/2008
Resolução No. 037.


Objetivo:

Formar cidadãos em nível superior para o mercado de trabalho, dotados de visão atualizada da dinâmica científica e tecnológica na sociedade moderna, com base analítico-conceitual sólida necessária para futura profissionalização em diferentes áreas da ciência e tecnologia, com formação humanística, empreendedora aliadas à prática por meio de projetos e diferentes tipos de ferramentas, permitindo sua aplicação na solução de problemas da sociedade e contribuindo para o desenvolvimento tecnológico, científico e social do país.

Servir como formação superior do primeiro ciclo para os cursos de Engenharia que adotarem o modelo de formação em dois ciclos.

Perfil:

Profissionais críticos, contextualizados nos problemas contemporâneos, empreendedores para atuar em equipe multiprofissional e interprofissional nos diferentes campos da ciência e tecnologia, capaz de modelar, analisar e resolver problemas da área, aplicando princípios éticos e científicos.

Campos de Atuação:

O Bacharelado em Ciência e Tecnologia é a porta de entrada para um amplo conjunto de opções profissionais, todas elas ancoradas sobre o mesmo substrato teórico-conceitual, com linguagem e visão comuns de futuros engenheiros, físicos, químicos, matemáticos, dentre outros profissionais. Pode não só seguir para o segundo ciclo de formação profissional, particularmente nas Engenharias, como também ir direto para programas de pós-graduação, desempenhar função nas áreas de ciência e tecnologia, em instituições públicas e privadas.

Competências e habilidades:

Promover o desenvolvimento científico e tecnológico;
Dominar novas ferramentas e implementação de sistemas visando melhores condições de trabalho e de vida;
Possuir visão humanística consistente e crítica do impacto de sua atuação profissional na sociedade;
Apoiar o desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento, interagindo com profissionais de outras formações;
Buscar constantemente os conhecimentos que lhes permitam desenvolver o raciocínio, senso crítico e habilidades intelectuais;
Buscar conhecimentos num processo contínuo;
Compreender seu espaço de trabalho como ambiente de pesquisa sobre sua própria prática;
Desenvolver atividades de pesquisa e extensão para apreensão da realidade social e contribuição para o progresso científico e social.

PTA - Programa Tutorial Acadêmico

Campus: Campus Avançado de Poços de Caldas

Turno: Integral

Regime: Semestral

Formato: Presencial

Modalidade: Bacharelado

Tempo regular de integralização: 6 semestres

Coordenador: Rodrigo Sampaio Fernandes

Vice-coordenador: Rodrigo Antonio Samprogna

Sala da Coordenação: J319

Email da Coordenação: falecomobct@unifal-mg.edu.br

Dinâmicas Curriculares
Grade Horária

Grade Horária

Corpo Docente

Corpo Docente

Não encontrou o curso que procurava?

Informe aqui