Biomedicina - Bacharelado
O Curso de Biomedicina foi aprovado pelo Conselho Superior em sua 53a reunião realizada em 11/4/2008, pela Resolução nº007/2008 e reconhecido pela Portaria MEC nº135 de 27/7/2012.
O profissional Biomédico egresso desta instituição deverá estar qualificado para exercer atividades de biomédico generalista como é exigido atualmente de todos os cursos de Biomedicina; contudo, terá também a oportunidade de, através de um elenco de disciplinas que lhe serão oferecidas e do Estágio Curricular, aprofundar sua qualificação profissional em áreas de conhecimento mais específicas, segundo as normas dos Conselhos Federal e Regional de Biomedicina e as competências do biomédico.
Campo de atuação:
Institutos de Pesquisa, Laboratórios de Análises Clínicas.
Competências e Habilidades:
incentivar atividades que levem ao enriquecimento curricular;
elaborar e executar projetos para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares com ênfase naqueles diretamente ligados à vivência afetiva e ao contexto geográfico dos seus alunos.
utilizar, de maneira crítica e enriquecedora, novas metodologias, estratégias e materiais de apoio, atuando não apenas como um reprodutor de mídias comercializadas, mas também como autor de material pedagógico que tenha significado real para os seus alunos;
desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe;
estimular as discussões e ações que consolidem as instituições democráticas e os direitos de cidadania, ampliando o reconhecimento da importância da educação na sociedade do conhecimento;
utilizar o processo de avaliação como instrumento de verificação do crescimento individual dos seus alunos e de si próprio.
à compreensão da dimensão do papel social do Biomédico;
ao domínio dos conteúdos, com a contextualização dos seus significados e a sua articulação interdisciplinar;
ao conhecimento dos processos investigativos que possibilitem o aprimoramento da prática biomédica;
ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.
à sensibilização do graduando de forma que ele possa entender o significado contextual do ser biomédico mesmo enquanto estudante.
Diante do exposto, o Projeto Pedagógico subsidiará uma formação generalista que garanta ao Biomédico a habilitação nas seguintes áreas:
atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;
realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;
atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;
realizar análises de interesse para o saneamento do meio ambiente;
atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;
exercer atenção individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas;
gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos.
Campus: Sede
Turno: Integral
Regime: Semestral
Formato: Presencial
Modalidade: Bacharelado
Tempo regular de integralização: 9 semestres
Coordenador: Estela Regina de Oliveira
Vice-coordenador: Marcos José Marques
Sala da Coordenação:
Email da Coordenação: estela.oliveira@unifal-mg.edu.br
Documentos
- Projeto Pedagógico do curso para ingressantes a partir de 2023
- Projeto Pedagógico do Curso
- Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso
- Regulamentação das Atividades Complementares para os ingressantes a partir de 2023/1
- Regulamentação das Atividades Complementares
- Anexos da Regulamentação de Atividades Complementares
- Regulamentação das Atividades Curriculares de Extensão (ACEx)
- Regulamentação do Estágio Obrigatório
- Planejamento de Estágio Supervisionado
- Formulários de Estágio - Análises Clínicas
- Formulários de Estágio - Não Obrigatório
- Regimento Interno do Colegiado do curso
- Plano de Ação da Coordenação
- Memorial do Curso
Dinâmicas Curriculares
Grade Horária
Corpo Docente
Comissões
ATIVIDADES COMPLEMENTARES- Adriana Dias
adriana.dias@unifal-mg.edu.br - Alessandra Esteves
alessandra.esteves@unifal-mg.edu.br - Márcia Cristina Livonesi
marcia.livonesi@unifal-mg.edu.br
- Antônio Carlos Bento
antonio.bento@unifal-mg.edu.br - Elisângela Monteiro Pereira
elisangela.pereira@unifal-mg.edu.br - Estela Regina de Oliveira
estela.oliveira@unifal-mg.edu.br - Márcia Cristina Livonesi
marcia.livonesi@unifal-mg.edu.br - Marcos José Marques
marcos.marques@unifal-mg.edu.br
- Andréa Mollica do Amarante Paffaro
andrea.paffaro@unifal-mg.edu.br - Estela Regina de Oliveira
estela.oliveira@unifal-mg.edu.br - Pollyanna Francielli de Oliveira
pollyanna.oliveira@unifal-mg.edu.br
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