UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas

Ciências Econômicas - Bacharelado

O curso de Ciências Econômicas foi aprovado pela Resolução CONSUNI nº 049 de 16/8/2011, autorizado pela Portaria MEC nº 169 de 13/9/2012 e reconhecido pela Portaria MEC nº 308 de 20/5/2014.

Objetivo geral: O Bacharelado em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria visa promover formação acadêmica e profissional sólida e crítica, capaz de gerar competências e habilidades voltadas para a solução dos problemas da sociedade e para o planejamento econômico-contábil, no setor público no setor privado, em instituições da sociedade civil e organizações não-governamentais.

Perfil do egresso

O Bacharelado em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria busca fornecer ao egresso uma sólida formação acadêmica que contempla conteúdos de caráter geral, teórico-quantitativo, teórico-prático e histórico que capacita a entender e aplicar o conhecimento adquirido em soluções para os problemas econômicos e sociais em escala regional, nacional e internacional. A formação geral e histórica deve lhe fornecer uma base cultural ampla, que possibilite entender as questões econômicas em seu contexto histórico e social, e lhe garantir o domínio da habilidade de comunicação oral e escrita.

A formação teórico-quantitativa e teórico-prática deve lhe fornecer capacidade analítica e visão crítica dos problemas econômicos e sociais, além de estimular a competência para adquirir novos conhecimentos. Dessa maneira, o egresso deverá ser capaz de tomar decisões e resolver problemas em uma realidade diversificada e dinâmica.

Campo de atuação

O bacharel em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria é um profissional dinâmico e versátil. Por isso, seu campo de atuação é bastante amplo e diversificado. Ele pode atuar no setor privado, no setor público, em instituições da sociedade civil, em organizações não-governamentais e ainda nas áreas de ensino e pesquisa. De acordo com o Conselho Federal de Economia (COFECON), o economista está habilitado para atuar especificamente em: a) assessoria, consultoria e pesquisa econômico-financeira; b) estudos de mercado e de viabilidade econômico-financeira; c) análise e elaboração de cenários econômicos, planejamento estratégico nas áreas social, econômica e financeira; d) estudo e análise de mercado financeiro e de capitais e derivativos; e) estudo de viabilidade e de mercado relacionado à economia da tecnologia, do conhecimento e da informação, da cultura e do turismo; f) produção e análise de informações estatísticas de natureza econômica e financeira, incluindo contas nacionais e índices de preços; g) planejamento, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação econômico-financeira de política tributária e finanças públicas; h) assessoria, consultoria, formulação, análise e implementação de política econômica, fiscal, monetária, cambial e creditícia. i) planejamento, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de planos, programas, projetos de natureza econômico-financeira; j) Avaliação patrimonial econômico-financeira de empresas e avaliação econômica de bens intangíveis; k) perícia judicial e extrajudicial e assistência técnica, mediação e arbitragem, em matéria de natureza econômico-financeira, incluindo cálculos de liquidação; l) análise financeira de investimentos; m) estudo e análise para elaboração de orçamentos públicos e privados e avaliação de seus resultados; n) estudos de mercado, de viabilidade e de impacto econômico-social relacionados ao meio ambiente, à ecologia, ao desenvolvimento sustentável e aos recursos naturais; o) auditoria e fiscalização de natureza econômico-financeira; p) formulação, análise e implementação de estratégias empresariais e concorrenciais; q) economia e finanças internacionais, relações econômicas internacionais, aduanas e comércio exterior; r) certificação de renda de pessoas físicas e jurídicas e consultoria em finanças pessoais; s) regulação de serviços públicos e defesa da concorrência; t) estudos e cálculos atuariais nos âmbitos previdenciário e de seguros.

Finalmente, o egresso do Bacharelado em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria está apto ainda a realizar atividade de ensino na área econômico-financeira em cursos de graduação e, se continuar seus estudos ao nível de pós-graduação, poderá se dedicar às atividades avançadas de ensino e pesquisa.

Competências e Habilidades

Desenvolver raciocínios logicamente consistentes, senso crítico e habilidades intelectuais;

Ler e compreender textos econômicos e de controladoria;

Elaborar pareceres relatórios, trabalhos e textos na área econômica e de controladoria;

Estimular a apreensão de conhecimento interdisciplinar;

Desenvolver relações interpessoais;

Utilizar adequadamente conceitos teóricos fundamentais da ciência econômica e da controladoria;

Utilizar o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas;

Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos sócio-econômicos;

Diferenciar correntes teóricas a partir de distintas políticas econômicas.

Possuir uma visão humanística consistente e crítica de sua atuação na sociedade;

Realizar atividades de pesquisa e extensão para apreensão da realidade social e contribuição para o progresso científico e social.

Campus: Campus Avançado de Varginha

Turno: Integral

Regime: Semestral

Formato: Presencial

Modalidade: Bacharelado

Tempo regular de integralização: 9 semestres

Coordenador: Bruno Aidar Costa

Vice-coordenador: Nildred Stael Fernandes Martins

Sala da Coordenação: A118

Email da Coordenação: bruno.costa@unifal-mg.edu.br

Dinâmicas Curriculares
Grade Horária

Grade Horária

Corpo Docente

Corpo Docente

Não encontrou o curso que procurava?

Informe aqui