Ciências Sociais - Licenciatura
A implantação do Curso de Ciências Sociais – Licenciatura foi aprovada pelo Conselho Superior em sua 69ª reunião de 30.10.2008, Resolução nº 035. O curso é reconhecido pela Portaria MEC nº 136 de 27/7/2012.
Objetivo:
Formar professores de Sociologia com amplos conhecimentos na área de Ciências Humanas, considerando de fundamental importância, especialmente, o conhecimento dos autores e obras clássicas do pensamento filosófico, político e social. Formar cientistas sociais com sólidos conhecimentos técnicos e intelectuais para propor projetos de educação em espaços escolares e não-escolares, conhecedores das vicissitudes históricas enfrentadas no processo de formação da sociedade e das instituições brasileira.
Perfil:
- Exercer atividade docente, no Ensino Médio, na área das Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia);
- Exercer atividade docente na educação básica em disciplinas/áreas afins (História, Filosofia, Geografia) quando assim, de acordo com a legislação vigente, se fizer necessário;
- Exercer atividade docente no ensino superior, caso, de acordo com a legislação vigente, se faça necessário;
- Atuar como pesquisador social na área acadêmica ou fora dela;
- Propor projetos de educação em espaços escolares e não-escolares;
- Assessorar organizações não-governamentais (ONGs), programas sociais, organizações públicas e privadas, e partidos políticos, participando da elaboração, implementação e avaliação depolíticas sociais públicas ou privadas, e da gestão territorial e sócio-ambiental em equipes multidisciplinares.
Campo de atuação: Instituições públicas e privadas de ensino.
Competências e habilidades:
- Domínio das teorias sociais que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem, bem como os princípios de planejamento educacional, que são objetos de ensino e aprendizagem na educação básica;
- Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitem a transposição do conhecimento;
- Domínio dos métodos e técnicas da pesquisa social que permitam a sua inserção como pesquisador;
- Capacidade para identificar, descrever, analisar e compreender as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de formação e organização da sociedade;
- Capacidade para identificar problemas sócio-culturais e educacionais, propondo respostas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
- Compreensão e valorização das diferentes linguagens manifest as nas sociedades contemporâneas, bem como sua função na produção do conhecimento;
- Capacidade para atuar na educação básica, de forma a contribuir com seu desenvolvimento em diferentes dimensões: física, psicológica, intelectual etc.;
- Capacidade para atuar com portadores de necessidades especiais, de modo a garantir os direitos de cidadania;
- Aptidão para utilizar as tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
- Capacidade de articulação da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;
- Capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos;
- Visão crítica com relação ao papel social da Ciência e à sua natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico-social de sua construção;
- Entendimento da importância do saber trabalhar em equipe e ter compreensão das diversas etapas que compõem uma pesquisa social;
- Formação humanística que permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos;
- Atitude favorável à incorporação, na sua prática, dos resultados de pesquisas sociais;
- Compreensão do espaço de trabalho como ambiente de pesquisa sobre sua própria prática;
- Capacidade de planejamento e execução de atividades de campo referentes à investigação e a projetos sociais.
Campus: Sede
Turno: Noturno
Regime: Semestral
Formato: Presencial
Modalidade: Licenciatura
Tempo regular de integralização: 8 semestres
Coordenador: Thiago Antônio de Oliveira Sá
Vice-coordenador: Gleyton Carlos da Silva Trindade
Sala da Coordenação: V207L
Email da Coordenação: thiago.sa@unifal-mg.edu.br
Documentos
- Projeto Pedagógico do Curso (para ingressantes a partir de 2023)
- Projeto Pedagógico do Curso (para ingressantes a partir de 2020)
- Projeto Pedagógico do Curso (para ingressantes até 2019)
- Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso
- Regulamentação das Atividades Complementares
- Regulamentação do Estágio Obrigatório
- Regulamentação do Estágio Não Obrigatório
- Ficha de inscrição e plano de atividades do Estágio
- Regimento Interno do Colegiado do Curso
- Memorial do Curso
Grade Horária
Corpo Docente
Comissões
ATIVIDADES COMPLEMENTARES- Adriano Pereira Santos
adriano.santos@unifal-mg.edu.br - Gleyton Carlos da Silva Trindade
gleyton.trindade@unifal-mg.edu.br - Leonardo Turchi Pacheco
leonardo.pacheco@unifal-mg.edu.br - Sylvia da Silveira Nunes
sylvia.nunes@unifal-mg.edu.br
- Marcela de Andrade Rufato
marcela.rufato@unifal-mg.edu.br - Sara Esther Dias Zarucki Tabac
sara.tabac@unifal-mg.edu.br - Thiago Antônio de Oliveira Sá
thiago.sa@unifal-mg.edu.br
- Adriano Pereira Santos
adriano.santos@unifal-mg.edu.br - Lucas Cid Gigante
lucas.gigante@unifal-mg.edu.br - Sylvia da Silveira Nunes
sylvia.nunes@unifal-mg.edu.br
Não encontrou o curso que procurava?