Enfermagem - Bacharelado
Curso de Enfermagem, autorizado em 16/12/1976 sob o Decreto Federal No. 78.949, teve seu início em 8/3/1977 e foi reconhecido em 18/12/1979 sob a Portaria do MEC No. 1224.
Objetivo: Formar profissional generalista com consciência crítico-reflexiva integrante da equipe multiprofissional, capaz de atuar e intervir na construção e transformação da sua própria prática, fundamentado nas reais necessidades do homem como ser individual e coletivo dentro de uma visão legal e ética da profissão; articular o ensino, a pesquisa e a extensão desde o primeiro período do curso.
Perfil: Enfermeiro generalista com capacidade crítica, reflexiva, humanística, com competências técnica, científica, ética, política, social e educativa, para atuar no processo de cuidar, nas práticas educativas e administrativas, na pesquisa científica em todos os níveis de atenção à saúde individual e coletiva.
Campo de Atuação: Hospitais, rede pública e privada de saúde, forças armadas, escolas de enfermagem.
Competências e Habilidades:
Atuar profissionalmente compreendendo a natureza humana em suas diferentes expressões e fases evolutivas;
Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo o perfil epidemiológico da população;
Identificar as demandas para propor ações no âmbito da Enfermagem e da Saúde;
Incorporar a ciência e a arte do cuidar, a ética e a estética como instrumentos de interpretação e de intervenção profissional;
Dar respostas às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente;
Comprometer-se com os investimentos voltados à solução de problemas sociais;
Implementar projetos voltados ao processo de trabalho da Enfermagem, na Atenção à Saúde e na gerência dos serviços de saúde;
Estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;
Desenvolver o domínio das tecnologias de informação, preservar o sigilo e a acessibilidade nas comunicações entre os profissionais da equipe de saúde e os usuários/clientes;
Participar dos movimentos sociais e entidades de classe das áreas da saúde e da educação;
Sentir-se membro do seu grupo profissional;
Perceber-se como responsável pela equipe de enfermagem;
Identificar fontes, buscar e produzir conhecimentos para o desenvolvimento da prática profissional;
Implementar estratégias para o trabalho em equipe, envolvendo os multiprofissionais de saúde, direcionando o foco para o cliente e a comunidade;
Reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde;
Conduzir o processo de trabalho em Enfermagem para a gerência com princípios éticos e políticos, buscando a resolutividade, tanto para as questões individuais como coletivas, em todos os âmbitos de atenção à saúde e da atuação profissional;
Buscar sua constante capacitação e atualização.
Reconhecer-se como sujeito no processo de formação de recursos humanos;
Planejar, implementar e participar de Programas de Educação Continuada na rede de serviços de saúde;
Agir, profissionalmente, articulando Saúde e Educação como conexões inerentes ao cotidiano de seu trabalho;
Compor coletivamente, a criação de metodologias que gerem, desenvolvam e divulguem pesquisas e outras formas de produção do conhecimento relativo à sustentação e renovação das práticas profissionais na assistência, na gerência, na educação e na inovação da iniciação científica.
Campus: Sede
Turno: Integral
Regime: Semestral
Formato: Presencial
Modalidade: Bacharelado
Tempo regular de integralização: 9 semestres
Coordenador: Vânia Regina Bressan
Vice-coordenador: Andreia Cristina Barbosa Costa
Sala da Coordenação: V-202C
Email da Coordenação: vania.bressan@unifal-mg.edu.br
Documentos
- Projeto Pedagógico do Curso (ingressantes a partir de 2023)
- Projeto Pedagógico do Curso (ingressantes 2022 e anteriores)
- Regulamentação de TCC (todos os discentes)
- Atividades Complementares (para ingressantes a partir de 2023)
- Regulamentação das Atividades Complementares (para ingressantes a partir de 2015/1)
- Regulamentação das Atividades Complementares (para ingressantes até de 2014)
- Regulamento do Estagio Obrigatório
- Regulamentação de Estágio Não Obrigatório (ingressantes a partir de 2023)
- Regulamentação do Estágio Não Obrigatório
- Formulários de Estágio
- Regimento Interno do Colegiado do Curso
- Regulamentação de Atividades Curriculares de Extensão (ACEx) - Enfermagem
- Apêndice I - Estágio não obrigatório
- Apêndice II - Plano de Atividades do estágio não obrigatório
- Apêndice III - Plano de atividades do estágio não obrigatório
- Apêndice IV - Estágio não obrigatório
- Memorial do Curso
Grade Horária
Corpo Docente
Comissões
ATIVIDADES COMPLEMENTARES- Murilo César do Nascimento
murilo.nascimento@unifal-mg.edu.br - Patrícia Monica Ribeiro
patricia.ribeiro@unifal-mg.edu.br - Sueli Leiko Takamatsu Goyatá
sueli.goyata@unifal-mg.edu.br
- Ana Claudia Mesquita Garcia
ana.mesquita@unifal-mg.edu.br - Andreia Cristina Barbosa Costa
andreia.barbosa@unifal-mg.edu.br - Isabelle Cristinne Pinto Costa
isabelle.costa@unifal-mg.edu.br - Lucelia Terra Chini
lucelia.chini@unifal-mg.edu.br - Mônica La Salette da Costa Godinho
monica.godinho@unifal-mg.edu.br - Murilo César do Nascimento
murilo.nascimento@unifal-mg.edu.br - Sueli de Carvalho Vilela
sueli.vilela@unifal-mg.edu.br
- Fábio de Souza Terra
fabio.terra@unifal-mg.edu.br - Isabelle Cristinne Pinto Costa
isabelle.costa@unifal-mg.edu.br - Sueli de Carvalho Vilela
sueli.vilela@unifal-mg.edu.br
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