Engenharia Química - Bacharelado
A implantação do curso de Engenharia Química no campus de Poços de Caldas foi aprovado pela Resolução CONSUNI nº 050 de 16/8/2011. O curso foi autorizado pela Portaria MEC nº 169 de 13/9/2012 e reconhecido pela Portaria MEC nº 648 de 10/12/2013
Objetivo: O Curso visa formar profissionais altamente qualificados para atuarem nas diversas atividades do campo da Engenharia Química, aptos para:
• Supervisionar, coordenar e prestar orientação técnica, assistência, assessoria e consultoria e direção, execução e fiscalização de obras e serviços técnicos;
• Realizar estudos, planejamento, projeto e execução de equipamentos e instalações industriais;
• Efetivar o estudo da viabilidade econômica e da elaboração de orçamento;
• Desempenhar cargo e função técnica especializada, conduzir trabalhos técnicos, operar, manter e instalar equipamentos;
• Realizar experimentos, ensaios e divulgação técnico, científico;
• Desenvolver ensino, pesquisa e extensão universitária ligada à sua área de atuação.
Perfil: Na concepção do perfil do formado busca-se respeitar o estabelecido na resolução CNE/CES nº 11 de 11/03//2002 em seu Art. 3º determina que “O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade”
Ainda, a atual proposta define um profissional capaz de:
Aprender de forma autônoma e contínua;
Atuar inter/multi/transdiciplinarmente;
Pautar-se na ética e na solidariedade enquanto ser humano, cidadão e profissional;
Gerenciar e incluir-se em processos participativos de organização pública ou privada;
Empreender formas diversificadas de atuação profissional;
Buscar maturidade, sensibilidade e equilíbrio ao agir profissionalmente;
Produzir e divulgar novos conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos;
Comprometer-se com a preservação da biodiversidade no ambiente natural e construído; com sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida.
Deste modo, o egresso do Curso de Engenharia Química da UNIFAL-MG deverá ser um engenheiro com sólida formação técnico-científica e profissional que esteja capacitado a desenvolver, aprimorar e difundir desde os conhecimentos básicos da engenharia química, incluindo a produção e a utilização de métodos computacionais avançados aplicados, passando por serviços, produtos e processos relativos à indústria química, à petroquímica, à de alimentos e correlatas até novas tecnologias em áreas como a biotecnologia, materiais compostos e de proteção à vida humana e ao meio ambiente; que esteja capacitado a julgar e a tomar decisões, avaliando o impacto potencial ou real de suas ações, com base em critérios de rigor técnico-científico e humanitários baseados em referenciais éticos e legais; que esteja habilitado a participar, coordenar ou liderar equipes de trabalho e a comunicar-se com as pessoas do grupo ou de fora dele, de forma adequada à situação de trabalho; que esteja preparado para acompanhar o avanço da ciência e da tecnologia em relação à área e a desenvolver ações que aperfeiçoem as formas de atuação do Engenheiro Químico.
Competências e Habilidades: Em consonância com a Resolução CNE/CES n º11, de 11 de março de 2002, o Engenheiro Químico formado pela UNIFAL-MG possuirá as seguintes competências e habilidades gerais:
Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Química;
Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados dos empreendimentos químicos;
Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos na área da Engenharia Química;
Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia Química
Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia Química;
Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas aplicadas à Engenharia Química;
Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas na área de Engenharia Química;
Avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas aplicados à Engenharia Química
Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
Atuar em equipes multidisciplinares;
Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
Avaliar o impacto das atividades industriais no contexto social e ambiental;
Avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia Química;
Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Campus: Campus Avançado de Poços de Caldas
Turno: Integral
Regime: Anual
Formato: Presencial
Modalidade: Bacharelado
Tempo regular de integralização: 10 semestres
Coordenador: Maurielen Guterres Dalcin
Vice-coordenador: Erika Coaglia Trindade Ramos
Sala da Coordenação: J111 - WhatsApp para dúvidas e agendamentos (35) 36974730
Email da Coordenação: coordeq@unifal-mg.edu.br
Documentos
- Projeto Pedagógico - Ingressantes a partir de 2023/1
- Regulamento de Atividades Complementares - ingressantes a partir de 2023/1
- Programa de Acolhimento da Engenharia Química - ingressantes a partir de 2023/1
- Atividades Curriculares de Extensão - ingressantes a partir de 2023/1
- Regulamentação estágio obrigatório - ingressantes a partir de 2023/1
- Regulamentação estágio não obrigatório - ingressantes a partir de 2023/1
- Projeto Final de Curso - Engenharia Química - ingressantes a partir de 2023/1
- Projeto Pedagógico do Curso - ingressantes até 2022/2
- Regulamentação das Atividades Complementares - ingressantes até 2022/2
- Regulamentação de Trabalho de Conclusão de Curso - ingressantes até 2022/2
- Regulamentação de Estágio Obrigatório - ingressantes até 2022/2
- Regulamentação de Estágio Não Obrigatório - ingressantes até 2022/2
- Regras de Transição para o 2º Ciclo
- Regimento Interno do Colegiado do Curso
- Memorial do Curso
Grade Horária
Corpo Docente
Comissões
ACEX- Erika Coaglia Trindade Ramos
erika.ramos@unifal-mg.edu.br - Jaqueline Costa Martins
jaqueline.martins@unifal-mg.edu.br - Marilsa Aparecida Mota
marilsa.mota@unifal-mg.edu.br - Maurielen Guterres Dalcin
maurielem.dalcin@unifal-mg.edu.br
- Flávio Augusto Dias de Oliveira
flavio.dias@unifal-mg.edu.br - Leandro Lodi
leandro.lodi@unifal-mg.edu.br - Marcos Vinícius Rodrigues
marcos.rodrigues@unifal-mg.edu.br
- Cláudio Antônio de Andrade Lima
claudio.lima@unifal-mg.edu.br - Jaqueline Costa Martins
jaqueline.martins@unifal-mg.edu.br - Leonardo Henrique Soares Damasceno
leonardo.damasceno@unifal-mg.edu.br - Marlus Pinheiro Rolemberg
marlus.rolemberg@unifal-mg.edu.br - Maurielen Guterres Dalcin
maurielem.dalcin@unifal-mg.edu.br - Rodrigo Corrêa Basso
rodrigo.basso@unifal-mg.edu.br
- Denise Gomes Alves
denise.alves@unifal-mg.edu.br - Leonardo Henrique Soares Damasceno
leonardo.damasceno@unifal-mg.edu.br - Marlus Pinheiro Rolemberg
marlus.rolemberg@unifal-mg.edu.br
- Flávio Augusto Dias de Oliveira
flavio.dias@unifal-mg.edu.br - Giselle Patrícia Sancinetti
giselle.sancinetti@unifal-mg.edu.br - Grazielle Santos Silva Andrade
grazielle.andrade@unifal-mg.edu.br
- Maurielen Guterres Dalcin
maurielem.dalcin@unifal-mg.edu.br - Melina Savioli Lopes
melina.savioli@unifal-mg.edu.br - Rafael Firmani Perna
rafael.perna@unifal-mg.edu.br
Não encontrou o curso que procurava?