UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas

Matemática - Licenciatura

O Curso de Matemática Licenciatura foi aprovado pelo Conselho Superior através da Resolução nº 08/2006 de 20/3/2006 e reconhecido pela Portaria MEC nº 022 de 12/3/2012.


Objetivo:

Preparar profissionais para atuar, principalmente, no ensino de Matemática na educação básica, especificamente nas disciplinas de Matemática, na segunda etapa do Ensino Fundamental, e em todas as séries do Ensino Médio.


Perfil Profissional:

Professores/educadores para a segunda etapa do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio que tenham, além de uma ampla formação em Matemática, conhecimento em áreas afins, a saber:

Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo também conhecimento das suas aplicações em várias áreas;

Capacidade para articular os conteúdos básicos e específicos;

Uma formação que lhes prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional.

Visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos discentes.

Visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania, uma vez que seus conteúdos e instrumentos constituem-se em importantes conquistas da cultura e da civilização e não pode haver um exercício da cidadania sem que o cidadão tenha pleno acesso a essas conquistas.

Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, numa visão democrática de educação;

Consciência do papel que o educador de matemática pode desempenhar na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.

 

Campo de Atuação: Ensino Fundamental e Médio.

 

Competências e Habilidades:

Expressar-se pela escrita e pela fala, utilizando-se dos argumentos com clareza e objetividade;

Trabalhar em equipe, em atividades de caráter multidisciplinar, tendo a capacidade de inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento;

Conhecer, compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas, tendo uma clara noção de seu processo de desenvolvimento no tempo e no espaço;

Ser capaz de se comprometer com a aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento e, ao mesmo tempo, um momento de formação e atualização;

Utilizar rigor lógico-científico na análise de situações-problema, tendo como procedimento a aplicação de métodos e teorias na busca de soluções que sejam seguras;

Identificar a especificidade da Matemática em relação a outras áreas do conhecimento;

Construir conhecimento abrangente necessário ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social, identificando as especificidades dos grupos e indivíduos concretos existentes nestes contextos;

Elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica, tendo como referências as propostas curriculares de Matemática, a partir de uma visão crítica das mesmas;

Desenvolver metodologias, estratégias de ensino e materiais didático-pedagógicos que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos discentes, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;

Perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico que se constrói no interior de um universo complexo de relações intra e extraescolar;

Contribuir para a realização de projetos coletivos pertinentes à educação escolar.

Turno: Noturno

Regime: Semestral

Formato: Presencial

Modalidade: Licenciatura

Coordenador: Andréa Cardoso

Sala da Coordenação:

Email da Coordenação:

Dinâmicas Curriculares
Grade Horária

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