Matemática - Licenciatura
O Curso de Matemática Licenciatura foi aprovado pelo Conselho Superior através da Resolução nº 08/2006 de 20/3/2006 e reconhecido pela Portaria MEC nº 022 de 12/3/2012.
Objetivo:
Preparar profissionais para atuar, principalmente, no ensino de Matemática na educação básica, especificamente nas disciplinas de Matemática, na segunda etapa do Ensino Fundamental, e em todas as séries do Ensino Médio.
Perfil Profissional:
Professores/educadores para a segunda etapa do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio que tenham, além de uma ampla formação em Matemática, conhecimento em áreas afins, a saber:
Domínio do conhecimento matemático específico e não trivial, tendo também conhecimento das suas aplicações em várias áreas;
Capacidade para articular os conteúdos básicos e específicos;
Uma formação que lhes prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional.
Visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos discentes.
Visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania, uma vez que seus conteúdos e instrumentos constituem-se em importantes conquistas da cultura e da civilização e não pode haver um exercício da cidadania sem que o cidadão tenha pleno acesso a essas conquistas.
Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, numa visão democrática de educação;
Consciência do papel que o educador de matemática pode desempenhar na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina.
Campo de Atuação: Ensino Fundamental e Médio.
Competências e Habilidades:
Expressar-se pela escrita e pela fala, utilizando-se dos argumentos com clareza e objetividade;
Trabalhar em equipe, em atividades de caráter multidisciplinar, tendo a capacidade de inter-relacionar conceitos e propriedades matemáticas, bem como de utilizá-los em outras áreas do conhecimento;
Conhecer, compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas, tendo uma clara noção de seu processo de desenvolvimento no tempo e no espaço;
Ser capaz de se comprometer com a aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento e, ao mesmo tempo, um momento de formação e atualização;
Utilizar rigor lógico-científico na análise de situações-problema, tendo como procedimento a aplicação de métodos e teorias na busca de soluções que sejam seguras;
Identificar a especificidade da Matemática em relação a outras áreas do conhecimento;
Construir conhecimento abrangente necessário ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social, identificando as especificidades dos grupos e indivíduos concretos existentes nestes contextos;
Elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica, tendo como referências as propostas curriculares de Matemática, a partir de uma visão crítica das mesmas;
Desenvolver metodologias, estratégias de ensino e materiais didático-pedagógicos que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos discentes, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
Perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico que se constrói no interior de um universo complexo de relações intra e extraescolar;
Contribuir para a realização de projetos coletivos pertinentes à educação escolar.
Campus: Sede
Turno: Noturno
Regime: Semestral
Formato: Presencial
Modalidade: Licenciatura
Tempo regular de integralização: 8 semestres
Coordenador: Franco Bassi Rocha
Vice-coordenador: Anderson Jose de Oliveira
Sala da Coordenação: E-207-D
Email da Coordenação: coordenacao.matematica@unifal-mg.edu.br
Documentos
- Projeto Pedagógico do Curso (ingressantes a partir de 2023)
- Projeto Pedagógico do Curso (ingressantes a partir de 2018)
- Projeto Pedagógico do Curso (ingressantes até 2017)
- Planos de Trabalho de Estágios de forma remota
- Regulamentação de Trabalho de Conclusão de Curso - a partir da Dinâmica Curricular 6
- Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso
- Regulamentação das Atividades Complementares
- Regulamentação do Estágio Obrigatório
- Regulamentação do Estágio Obrigatório (até 2017)
- Regulamentação do Estágio Não Obrigatório
- Regimento Interno do Colegiado do Curso
- Memorial do Curso
Grade Horária
Corpo Docente
Comissões
ATIVIDADES COMPLEMENTARES- Ângela Leite Moreno
angela.moreno@unifal-mg.edu.br - José Carlos de Souza Júnior
jose.souza@unifal-mg.edu.br - Rejane Siqueira Júlio
rejane.julio@unifal-mg.edu.br
- Anderson Jose de Oliveira
anderson.oliveira@unifal-mg.edu.br - Andréa Cardoso
andrea.cardoso@unifal-mg.edu.br - Cátia Regina de Oliveira Quilles Queiroz
catia.quilles@unifal-mg.edu.br - Evandro Monteiro
evandro.monteiro@unifal-mg.edu.br - Franco Bassi Rocha
franco.rocha@unifal-mg.edu.br - Luciana Borges Goecking
luciana.goecking@unifal-mg.edu.br
- Ângela Leite Moreno
angela.moreno@unifal-mg.edu.br - Evandro Monteiro
evandro.monteiro@unifal-mg.edu.br - José Paulo Carvalho dos Santos
jose.santos@unifal-mg.edu.br
- Cátia Regina de Oliveira Quilles Queiroz
catia.quilles@unifal-mg.edu.br - Manuella Heloisa de Souza Carrijo
manuella.carrijo@unifal-mg.edu.br - Rejane Siqueira Júlio
rejane.julio@unifal-mg.edu.br
- Evandro Monteiro
evandro.monteiro@unifal-mg.edu.br - Flávio Bittencourt
flavio.bittencourt@unifal-mg.edu.br - José Paulo Carvalho dos Santos
jose.santos@unifal-mg.edu.br - Rejane Siqueira Júlio
rejane.julio@unifal-mg.edu.br
Não encontrou o curso que procurava?