UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas

Química - Licenciatura

O Curso de Química – Licenciatura foi autorizado pelo Conselho Superior da em 20/3/2006, pela Resolução No 08/2006 e recobhecido pela Portaria MEC nº 296 de 28/7/2011.


Objetivo: Formar professor/educador para atuar no ensino de Química para a Educação Básica,  valorizando as atividades voltadas para a prática pedagógica.
 
Perfil: Profissional com formação generalista sólida e abrangente dos conteúdos da Química em todas as suas modalidades fundamentais que lhe possibilite trabalhar adequadamente o conhecimento da Química e áreas correlatas, de forma pedagógica, visando à atuação profissional como educador na Educação Básica.
 
Campos de Atuação: Educação Básica, ensino não-formal.
 
Competências e Habilidades:
Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios, bem como dos procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos dos acidentes mais comuns em laboratórios de Química;
Possuir capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou educacionais e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político;
Identificar os aspectos filosóficos e sociais que definem a realidade educacional;
Identificar o processo de ensino/aprendizagem como processo humano em construção;
Ter uma visão crítica com relação ao papel social da Ciência e à sua natureza epistemológica, compreendendo o processo histórico-social de sua construção;
Saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem uma pesquisa educacional;
Ter formação humanística que permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem estar dos cidadãos;
Ter habilidades que o capacitem para a preparação e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática e avaliação da qualidade do material disponível no mercado, além de ser preparado para atuar como pesquisador no ensino de Química;
Reconhecer a Química como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político;
Saber escrever e avaliar criticamente os materiais didáticos, como livros, apostilas, ‘kits’, modelos, programas computacionais e materiais alternativos;
Demonstrar bom relacionamento interpessoal e saber comunicar corretamente os projetos e resultados de pesquisa na linguagem educacional, oral e escrita (textos, relatórios, pareceres, ‘posters’, ‘internet’, etc.) em idioma pátrio;
Refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problemas de ensino/aprendizagem;
Conhecer teorias psico-pedagógicas que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem, bem como os princípios de planejamento educacional;
Conhecer os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas de ensino de Química;
Ter atitude favorável à incorporação, na sua prática, dos resultados da pesquisa educacional em ensino de Química, visando solucionar os problemas relacionados ao ensino/aprendizagem;
Identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes no processo educativo, tais como o contexto socioeconômico, política educacional, administração escolar e fatores específicos do processo de ensino-aprendizagem de Química;
Assumir conscientemente a tarefa educativa, cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania;
Desempenhar outras atividades na sociedade, para cujo sucesso uma sólida formação universitária seja importante fator.

Campus: Sede

Turno: Noturno

Regime: Semestral

Formato: Presencial

Modalidade: Licenciatura

Tempo regular de integralização: 8 semestres

Coordenador: Claudia Torres

Vice-coordenador: Mário Roberto Barro

Sala da Coordenação:

Email da Coordenação:

Dinâmicas Curriculares
Grade Horária

Grade Horária

Corpo Docente

Corpo Docente

Não encontrou o curso que procurava?

Informe aqui