UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas

Química - Licenciatura

 ATENÇÃO! ESTE CURSO NÃO OFERECE NOVAS ENTRADAS 

O Curso de Química - Licenciatura na modalidade a distância foi aprovado pelo Conselho Superior em 22/12/2008 pela Resolução nº 051/2008 e reconhecido pela Portaria MEC nº 499 de 1/7/2015.

Objetivos

 

O Curso de Licenciatura em Química na modalidade a distância, objetiva uma formação teórico/prática de qualidade direcionada a detectar, entender e buscar alternativas para as problemáticas de interações do indivíduo com o meio ambiente.

Espera-se um profissional com uma formação básica atual, ampla e sólida nos conceitos fundamentais da Química, com consciência da importância da educação continuada, associados a uma formação pedagógica voltada ao trabalho do professor na diversidade social e física em que irá atuar profissionalmente.

 

Perfil do Egresso

A formação pretendida aos egressos é de natureza generalista, sólida e abrangente no que diz respeito aos conteúdos da Química em todas as suas modalidades fundamentais, que lhe possibilite trabalhar adequadamente o conhecimento da Química e áreas correlatas, de forma pedagógica, visando à atuação profissional como educador no Ensino Médio. Além disto, pretende oferecer uma formação pedagógica voltada ao trabalho do professor que possibilite a vivência crítica da realidade do ensino em sua região e que tenha consciência do papel do homem como agente transformador do ambiente em que vive.

 

Competências e Habilidades

 

As competências e habilidades para o egresso dos cursos de licenciatura são apresentadas nas resoluções CNE/CP 01/2002, 02/2002 e Parecer 1303/2001. Sintetizando o que foi estabelecido nestes documentos, pretendese, com a formação do licenciando, o desenvolvimento das seguintes habilidades:

- Articulação entre os conteúdos teóricos e práticos;

- Compreensão do papel do professor como colaborador no processo de aprendizagem;

- Análise, crítica, seleção, criação e elaboração de material didático;

- Compreensão da forma de construção do conhecimento e transmissão do mesmo;

- Compreensão da importância da formação continuada no processo de construção do conhecimento;

- Habilidade na adaptação de situações do cotidiano ao conteúdo abordado;

- Consciência para o papel do homem como elemento transformador da natureza.

Turno: Integral

Regime: Semestral

Formato: EAD

Modalidade: Licenciatura

Coordenador: Mário Roberto Barro

Sala da Coordenação:

Email da Coordenação:

Dinâmicas Curriculares
Grade Horária

Grade Horária

Não encontrou o curso que procurava?

Informe aqui