Engenharia de Produção - Bacharelado
A implantação do Curso de Engenharia de Produção no Campus de Poços de Caldas foi aprovada pelo Conselho Superior em sua 275ª reunião em 12/02/2021, Resolução Nº. 02. Autorizado pela Portaria SERES/MEC nº 946 de 01/11/2022.
Objetivo: O curso de Engenharia de Produção tem como objetivo geral formar um profissional com atuação voltada para a área de empreendedorismo e inovação e para a área de economia e finanças. Estas são duas áreas complementares e integradas, delineando um profissional com forte perfil requisitado no mundo do trabalho.
Perfil do egresso: Um profissional que tenha visão holística e humanista, seja crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica; que esteja apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora; seja capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia; que adote perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática; e por fim, que considere os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho.
Competências:
Competências Gerais
- Formular e conceber soluções técnica e economicamente viáveis e desejáveis de Engenharia, analisando e compreendendo as necessidades dos usuários beneficiários destas soluções e seu contexto por meio das habilidades de: utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos; formular, de forma ampla e sistêmica, os problemas de Engenharia considerando o usuário e seu contexto, permitindo a concepção de soluções criativas; aplicar técnicas científicas para a concepção de conceitos de soluções aos problemas que sejam desejáveis pelos usuários;
- Analisar e compreender os fenômenos físicos, químicos e biológicos, por meio de modelos simbólicos, matemáticos, físicos, químicos e outros, verificados e validados por métodos científicos, utilizando-se das habilidades de: modelar fenômenos e sistemas físicos, químicos e biológicos utilizando ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação; prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos; conceber experimentos que geram resultados reais para o comportamento dos sistemas em estudo; validar os modelos por meio de técnicas adequadas;
- Projetar, otimizar, analisar e gerenciar processos, aplicando as habilidades de: conceber e projetar soluções técnica e economicamente viáveis; projetar e determinar parâmetros construtivos e operacionais; planejar e coordenar projetos e serviços, sistemas, produtos (bens e serviços) e novos negócios, pautado na ética, democracia e cidadania, da responsabilidade social e ambiental, da dignidade humana, do direito à vida, da equidade e justiça social, respeito às diferenças e combatendo a todas as formas de violência e discriminação;
- Implantar, supervisionar, gerenciar e controlar as soluções de Engenharia, empregando as habilidades de: ser capaz de aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a implantação das soluções de Engenharia; estar apto a gerir, tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos, no que diz respeito aos materiais e à informação; ser capaz de planejar e implementar, com sensibilidade, soluções criativas viáveis, nos aspectos técnico, econômico, ambiental e social, nos contextos em que serão aplicadas; projetar, desenvolver e empreender soluções para os problemas de Engenharia; avaliar, de forma crítica, os impactos das soluções de Engenharia nos aspectos social, legal, econômico e ambiental;
- Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral, digital e gráfica, colocando em prática a habilidade de ser capaz de se expressar adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente do português, inclusive por meio do uso consistente das tecnologias digitais de informação e comunicação, mantendo-se sempre atualizado em termos de métodos e tecnologias disponíveis;
- Reavaliar e repensar criticamente sobre a profissão, os novos desafios e a contínua mudança do mundo contemporâneo, buscando harmonia e valorização do trabalho em equipe, multi e interdisciplinar, visando o crescimento pessoal e profissional, a prática da cidadania e da inclusão e a construção coletiva do conhecimento, adotando as habilidades de: interagir com as diferentes culturas, sob diferentes formas de trabalho, viabilizando a construção coletiva e de forma ética e colaborativa; gerenciar projetos de forma proativa; conviver com as diferenças socioculturais e liderar empreendimentos;
- Compreender e aplicar os referenciais éticos, morais e legais no exercício da profissão e convivência com a sociedade desempenhando as habilidades de: ser capaz de compreender a sociedade e meio ambiente; zelar e atuar sempre e em todas as atividades relacionadas aos referenciais legais e éticos estabelecidos;
- Ser autônomo no processo de aprendizagem, desempenhando as habilidades de: assumir atitude investigativa e autônoma, visando a aprendizagem contínua; aprender a aprender.
Competências Específicas:
- Coletar, analisar e tratar os dados de processos produtivos;
- Analisar as necessidades de clientes;
- Compreender a conjuntura econômica e administrar as finanças empresariais;
- Analisar a produtividade de processos;
- Analisar a sustentabilidade de projetos e processos;
- Analisar os sistemas industriais e a competitividade de negócios e organizações;
- Desenvolver simulação computacional de processos produtivos;
- Compreender o gerenciamento dos projetos e negócios;
- Desenvolver uma visão sistêmica da organização empresarial;
- Desenvolver habilidades empreendedoras.
Campus: Campus Avançado de Poços de Caldas
Turno: Integral
Regime: Anual
Formato: Presencial
Modalidade: Bacharelado
Tempo regular de integralização: 10 semestres
Coordenador: Erik Telles Pascoal
Vice-coordenador: Fábio Ferraço
Sala da Coordenação: J323
Email da Coordenação: engenharia.producao@unifal-mg.edu.br
Documentos
- Projeto Pedagógico do Curso
- Regulamentação Projeto Final de Curso - PFC
- Regulamentação Atividade Curricular de Extensão - ACEX
- Regulamentação Programa Tutorial Acadêmico-PTA
- Regulamentação de Estágio Não Obrigatório
- Regulamentação de Estágio Obrigatório
- Regulamentação de Atividades Complementares
- Regimento Interno do Colegiado
- Memorial do Curso
Grade Horária
Corpo Docente
Comissões
ACEX- Carlos Henrique dos Santos
carlos.henrique@unifal-mg.edu.br - Marina Gomes Murta Moreno
marina.moreno@unifal-mg.edu.br - Teresa Cristina Monteiro Martins
teresa.martins@unifal-mg.edu.br
- Carlos Henrique dos Santos
carlos.henrique@unifal-mg.edu.br - Leandro Lodi
leandro.lodi@unifal-mg.edu.br - Teresa Cristina Monteiro Martins
teresa.martins@unifal-mg.edu.br
- Erik Telles Pascoal
erik.pascoal@unifal-mg.edu.br - Fábio Ferraço
fabio.ferraco@unifal-mg.edu.br - Luiz Carlos Rusilo
luiz.rusilo@unifal-mg.edu.br - Marina Gomes Murta Moreno
marina.moreno@unifal-mg.edu.br - Roni Antônio Mendes
roni.mendes@unifal-mg.edu.br - Sylma Carvalho Maestrelli
sylma.maestrelli@unifal-mg.edu.br - Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti Sigahi
tiagosigahi@gmail.com
- Andre Luiz Romano
andre.romano@unifal-mg.edu.br - Carlos Henrique dos Santos
carlos.henrique@unifal-mg.edu.br - Erik Telles Pascoal
erik.pascoal@unifal-mg.edu.br
- Fábio Ferraço
fabio.ferraco@unifal-mg.edu.br - Marina Gomes Murta Moreno
marina.moreno@unifal-mg.edu.br - Teresa Cristina Monteiro Martins
teresa.martins@unifal-mg.edu.br
- Erik Telles Pascoal
erik.pascoal@unifal-mg.edu.br - Luiz Carlos Rusilo
luiz.rusilo@unifal-mg.edu.br - Sylma Carvalho Maestrelli
sylma.maestrelli@unifal-mg.edu.br
Não encontrou o curso que procurava?