Fisioterapia - Bacharelado
A implantação do Curso de Fisioterapia foi aprovada pela Resolução No. 038 do Conselho Superior, NA 69ª reunião de 30.10.2008. O curso foi reconhecido pela Portaria MEC nº 135 de 27/7/2012
Objetivo:
O curso tem por objetivo capacitar o futuro profissional para o exercício de competências e habilidades gerais de atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, e educação permanente envolvidos na prática da Fisioterapia. Assim, objetiva preparar o aluno para ações de prevenção de doenças, promoção da saúde, proteção e reabilitação, tanto individual como coletiva, com alto padrão de qualidade e princípios éticos e de responsabilidade profissional.
Perfil:
Espera-se que o egresso do Curso de Fisioterapia tenha uma formação profissional em saúde que o torne apto para o trabalho em equipe multiprofissional, com ênfase na integralidade no cuidado ao paciente. Adicionalmente, esse egresso deve ter ainda uma formação técnico-científica e humana de excelência na área específica de atuação da Fisioterapia.
O perfil do egresso do Curso de Fisioterapia desta Instituição contempla:
Formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com capacidade para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual;
Formação para o respeito aos princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade;
Conhecimento e compreensão do movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinéticofuncionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas;
Competência para elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação. · Competência para no âmbito da fisioterapia preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções.
Campo de Atuação: Instituições de Saúde como hospitais, clínicas, assistência domiciliar e esportiva.
Competências e Habilidades:
Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção de doença, proteção e recuperação da saúde, assumindo uma postura de sensibilização e comprometimento com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
Atuar com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, na cidadania e na ética;
Reconhecer a saúde como direito a condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
Contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais,econômicas, ambientais e biológicas;
Realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
Elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, considerando o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;
Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;
Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios relativos à profissão;
Prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares sobre o processo terapêutico;
Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
Encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;
Manter controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança;
Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
Conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia e seus diferentes modelos de intervenção.
Atender ao sistema de saúde vigente no país, prestar a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência e colaborar para o trabalho em equipe.
Campus: Unidade Educacional - Bairro Santa Clara
Turno: Integral
Regime: Semestral
Formato: Presencial
Modalidade: Bacharelado
Tempo regular de integralização: 10 semestres
Coordenador: Andreia Maria Silva Vilela Terra
Vice-coordenador: Carolina Kosour
Sala da Coordenação: Sala 101B - Prédio C - Unidade Educacional Santa Clara
Email da Coordenação: coordenacao.fisioterapia@unifal-mg.edu.br
Documentos
- Projeto Pedagógico do Curso (ingressantes a partir de 2023)
- Projeto Pedagógico do Curso (ingressantes 2022 e anteriores)
- Plano de Trabalho para Estágio Remoto Excepcional de Fisioterapia
- Projeto de Implantação
- Regulamentação do Trabalho de Conclusão de Curso
- Regulamentação das Atividades Complementares (para discentes que se formarão a partir de 2022)
- Regulamentação das Atividades Complementares
- Regulamentação do Estágio Obrigatório
- Regulamentação do Estágio Não Obrigatório
- Formulários de Estágio
- Regimento Interno do Colegiado do curso de Fisioterapia
- Memorial do Curso
Grade Horária
Corpo Docente
Comissões
ACEX- Aline Roberta Danaga
aline.danaga@unifal-mg.edu.br - Juscelio Pereira da Silva
juscelio.silva@unifal-mg.edu.br - Ricardo Goes de Aguiar
ricardo.aguiar@unifal-mg.edu.br
- Adriano Prado Simão
adriano.simao@unifal-mg.edu.br - Aline Roberta Danaga
aline.danaga@unifal-mg.edu.br - Neidimila Aparecida Silveira
neidimila.silveira@unifal-mg.edu.br
- Adriano Prado Simão
adriano.simao@unifal-mg.edu.br - Juliana Bassalobre Carvalho Borges
juliana.borges@unifal-mg.edu.br - Ligia de Sousa Marino
ligia.sousa@unifal-mg.edu.br
- Dennis William Abdala
dennis.abdala@unifal-mg.edu.br - Josie Resende Torres da Silva
josie.resende@unifal-mg.edu.br - Marcelo Lourenço da Silva
marcelo.lourenco@unifal-mg.edu.br
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