Lucas Arruda visita Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL

Desde o seu primeiro mandato, o vereador Lucas Arruda tem discutido e proposto ações que visam incentivar as atividades tecnológicas e de inovação realizadas no município, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, científico, social e ambiental, bem como a melhoria dos serviços públicos. Nesse sentido, o parlamentar reivindicou, desde o início, a criação do Sistema Municipal de Inovação, instituído através da Lei Municipal n. 9.443/2021.

Nesta semana, Lucas Arruda esteve na Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), campus Poços de Caldas, oportunidade em que foi recebido pela diretora Izabella Carneiro Bastos e pelo bolsista de Propriedade Intelectual Leonardo Contreras Pereira. “Tenho acompanhado de perto todas as ações do município que tratam de inovações tecnológicas e empreendedorismo e é preciso valorizar, reconhecer e divulgar esses espaços. Participei ativamente da aprovação do Sistema Municipal de Inovação em Poços e, agora, estive na UNIFAL pra conhecer mais essa iniciativa. A universidade tem trabalhado para o crescimento do empreendedorismo e a disseminação da inovação, contribuindo com a comunidade acadêmica e o público externo”, ressaltou.

A Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas – I9/UNIFAL-MG corresponde ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UNIFAL-MG e foi criada a partir da reestruturação do Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual (NIPI/UNIFAL- MG). Instituída desde o ano de 2007, a agência tem o intuito de ampliar todas as atividades e integrar todas as iniciativas voltadas para inovação, proteção da propriedade intelectual e empreendedorismo.

Atualmente, a agência se divide em dois ramos: a Inovação, que é responsável pela gestão da política de inovação da universidade, proteção da propriedade intelectual (Patente, Marca, Programa de Computador e Indicação Geográfica) e transferência de tecnologia; e o Empreendedorismo, que desde 2014, quando se criou a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (NidusTec), vem promovendo o estímulo à formação empreendedora, auxiliando pequenos empreendedores na estruturação de seu negócio.

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica possui certificação CERNE I, que é concedida pela Anprotec, em parceria com o SEBRAE. “Essa certificação demonstra todo o trabalho feito pela universidade, que vem colhendo ótimos frutos. Queremos continuar nesse trabalho de parceria e valorização das iniciativas tecnológicas para que tenhamos o desenvolvimento constante do nosso município”, concluiu Lucas Arruda.