Acupuntura

Curso criado pela resolução do CONSUNI nº 074/2015 de 06 de agosto de 2015

Unidade responsável: Escola de Enfermagem/ Curso de Fisioterapia Coordenadora: Profa. Dra. Josie Resende Torres da Silva

Contato: (35) 3701-1927

Email: josie.resende@unifal-mg.edu.br e posacupunturaunifal@gmail.com

Caracterização do Curso

Modalidade: Presencial              

Número de vagas:          Mínimo:  20           Máximo:  28

Público Alvo:

Profissionais da Educação Física, Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Biomédicos, Farmacêuticos, Odontólogos, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

Recursos Financeiros: Mensalidade

Justificativa/Objetivos:

Fornecer ao profissional da área da saúde fundamentação teórica consistente e aprimoramento técnico nas várias dimensões da acupuntura. De modo a capacitá-lo ao exercício pleno e responsável das técnicas terapêuticas da medicina tradicional chinesa e da acupuntura moderna para atender a demanda crescente dos sistemas público e privado de saúde. Permitir a interação com diversas especialidades afins, com o objetivo de um atendimento multidisciplinar. Habilitar o profissional para atuar de forma crítica e competente, com embasamento científico, de acordo com as exigências do mercado de trabalho.

Duração

24 meses

Periodicidade do curso: Mensal. O curso será ministrado conforme calendário aprovado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, no período de 03/03/2018 a 02/02/2020, totalizando 24 meses, com encontros mensais no primeiro ano (sábados das 8:00 às 17:00 e domingos das 8:00 às 12:00) e quinzenais no segundo ano do curso. 

Carga horária total: 1200 horas

400 horas obrigatórias (Resolução CONSUNI n74/2015)

800 horas optativas (Resolução CEPE n9/2016)

Modalidade de seleção de discentes para ingresso em cursos abertos:

Análise de Currículo e Análise de Histórico de Graduação.

Conteúdo do Curso

Taoismo / Ventosa e Moxa / Energias / Agulhas e Magnetos / Pontos Wu Su / Zang Fu / Meridianos de Acupuntura / Biosegurança / Metodologia Cientifica / Acupuntura Auricular / Diagnóstico pela MTC / Pulsologia / Analgesia e Anestesia / Dry Needling / Meridianos Distintos / Vasos Maravilhosos / Acupuntura em Psicologia / Tipologia / Cronoacupuntura e Tartaruga Sagrada / Pontos Extras Meridianos / Acupuntura Escalpeana / Acupuntura em Ortopedia / Acupuntura em Saúde da Mulher / Dietoterapia Chinesa / Orientação de TCC / Acupuntura em Odontologia / Laserterapia / Ambulatórios Supervisionados