Apoio para Publicação em Revista Especializada

Com o intuito de estimular o aumento de publicações por pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas em revistas científicas de alto fator de impacto, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação analisará, em fluxo contínuo, solicitações de apoio financeiro para reembolso de pagamentos de publicação de artigos científicos, de acordo com critérios aprovados pela Câmara de Pesquisa.

1.         Requisitos do solicitante

O solicitante deverá ser o autor principal (primeiro ou último nome do artigo) ou autor correspondente e possuir vínculo com a UNIFAL-MG como servidor do quadro efetivo, estagiário de pós-doutorado, professor visitante ou professor visitante estrangeiro, ou discente de pós-graduação na UNIFAL/MG em produção com seu orientador ou coorientador; ser membro de grupo de pesquisa da UNIFAL-MG certificado pelo CNPq e estar adimplente junto à PRPPG.

Conforme aprovado na Reunião Extraordinária CAP em 08/08/2018.

2.        Requisitos da solicitação

As solicitações deverão ser protocoladas à PRPPG pelo solicitante que deverá preencher o formulário de solicitação de auxílio financeiro para publicação de artigo científico e anexar os documentos listados a seguir:

a)      Cópia do artigo

a.       O solicitante deverá ser o autor principal (primeiro ou último nome do artigo) ou autor correspondente;

b.      O vínculo do solicitante com a UNIFAL-MG deverá estar explicitado no artigo.

Quando o solicitante for aluno de Pós-Graduação o artigo deverá ser fruto de sua pesquisa, e possuir a participação do seu orientador.

c.         Para as publicações cujos autores tenham recebido apoio financeiro da CAPES, deverá haver obrigatoriamente citação à agência, de acordo com a Portaria CAPES nº206, de 4 de setembro de 2018: “Ressaltamos que o financiamento aludido nessa portaria envolve não apenas o recebimento de bolsa de estudos da Capes, mas também o recebimento de qualquer tipo de apoio a atividades acadêmicas, as quais tenham feito uso de recursos de custeio, tais como os provenientes do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP)“.

b)     Aceite da Revista

a.       O artigo deverá ter sido aceito/publicado em revista A1, A2 ou B1 na área do solicitante.

c)      Parecer de avaliação de agência de fomento

a.       Serão analisadas as solicitações que tiverem sido financiadas parcialmente ou negadas (aprovadas por mérito, mas reprovadas por inexistência de recursos financeiros) por agência de fomento à qual foi solicitado o apoio.

Diante do comunicado publicado pela FAPEMIG, referente à suspensão da chamada de fluxo contínuo na modalidades: publicação em revista indexada, informamos que a partir de 04/05/2018 este item não será mais analisado pela PRPPG.

d)     Recibos e comprovantes de pagamento

a.       Todos os documentos comprobatórios referentes à realização do pagamento da publicação deverão ser nominais à Universidade Federal de Alfenas.

b.      Quando a revista for estrangeira a proforma invoice poderá estar no nome do solicitante, que deverá anexar ao processo a fatura do cartão de crédito fechada (conforme solicitado pela PROAF) que comprovará o pagamento da publicação.

3.         Recursos Financiáveis

3.1       Para as solicitações de reembolso de pagamento de publicações poderão ser financiados os seguintes valores:

a.       Até R$2.000,00 (dois mil reais), se o artigo tiver sido aceito ou publicado em revista, classificada na área do solicitante como Qualis-Capes A1;

b.      Até R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais) se o artigo tiver sido aceito ou publicado em revista classificada na área do solicitante como Qualis-Capes A2;

c.       Até R$1.000,00 (um mil reais) se o artigo tiver sido aceito ou publicado em revista classificada na área do solicitante como Qualis-Capes B1.

3.2        O reembolso de solicitações não atendidas por agências de fomento não poderá exceder os limites máximos estabelecidos no item 3.1;

3.3.      O reembolso complementar de solicitações atendidas por agência de fomento não deverá exceder os limites máximos estabelecidos no item 3.1.

3.3.     Nos casos de apoio financeiro parcial por agência de fomento, a soma dos valores financiados pela agência e pela PRPPG não poderá exceder o valor cobrado pela revista.

4.         Avaliação das solicitações

4.1       Terão prioridade para o recebimento de reembolso as publicações de artigos que tenham nome de discentes de Pós-Graduação e/ou de Iniciação Científica da UNIFAL-MG.

4.2       Por questões orçamentárias e orientações recebidas pela Auditoria Interna da UNIFAL-MG, somente poderão ser restituídas as solicitações cujos processos tenham sido protocolados após a criação da nota de empenho e antes da emissão dos comprovantes de pagamento, os quais devem ter sido quitados somente após a análise e deferimento da PRPPG.

4.2.1 Assim, os trâmites deverão seguir a seguinte ordem:

1 –  Verificar data de criação de nota de empenho (15/01/2020);
2 – Gerar demanda via SEI;
3 – Após análise e deferimento da PRPPG efetuar pagamento.

5. Considerações Finais

5.1 A liberação dos recursos somente ocorrerá em conformidade com a disponibilidade orçamentária e financeira da PRPPG.