Apoio para Revisão de Língua Estrangeira em artigos científicos

Com o intuito de estimular o aumento de publicações por pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas em revistas científicas de alto fator de impacto, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação analisará, em fluxo contínuo durante o ano de 2020, solicitações de apoio financeiro para reembolso de pagamentos de revisão de língua estrangeira em artigos científicos.

1.         Requisitos do solicitante

O solicitante deverá ser o autor principal (primeiro ou último nome do artigo) ou autor correspondente e possuir vínculo com a UNIFAL-MG como servidor do quadro efetivo, estagiário de pós-doutorado, professor visitante ou professor visitante estrangeiro; ser membro de grupo de pesquisa da UNIFAL-MG certificado pelo CNPq e estar adimplente junto à PRPPG.

As solicitações deverão ser protocoladas à PRPPG pelo solicitante que deverá preencher o formulário de solicitação de auxílio financeiro para revisão de língua estrangeira e anexar os documentos listados a seguir:

a)      Cópia do artigo:

a.       o solicitante deverá ser o autor principal (primeiro ou último nome do artigo) ou autor correspondente;

b.      o vínculo do solicitante com a UNIFAL-MG deverá estar explicitado no artigo.

c.         Para as publicações cujos autores tenham recebido apoio financeiro da CAPES, deverá haver obrigatoriamente citação à agência, de acordo com a Portaria CAPES nº206, de 4 de setembro de 2018: “Ressaltamos que o financiamento aludido nessa portaria envolve não apenas o recebimento de bolsa de estudos da Capes, mas também o recebimento de qualquer tipo de apoio a atividades acadêmicas, as quais tenham feito uso de recursos de custeio, tais como os provenientes do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP)“.

d.           Apresentação de 3 (três) orçamentos do serviço de revisão que será contratado.

b)     Parecer da revista

a.     Parecer favorável de artigo submetido em revista A1, A2 ou B1 na área do solicitante após resposta aos pareceres dos revisores.

b.     Parecer final de artigo aceito ou publicado em revista A1, A2 ou B1 na área do solicitante.

c)      Recibos e comprovantes de pagamento

a.       Todos os documentos comprobatórios referentes à realização do pagamento da revisão deverão ser nominais à Universidade Federal de Alfenas.

i.      Quando a empresa prestadora do serviço de revisão for estrangeira a proforma invoice poderá estar no nome do solicitante, que deverá anexar ao processo a fatura do cartão de crédito fechada (conforme solicitado pela PROAF) que comprovará o pagamento da publicação.

3.         Recursos Financiáveis

Para as solicitações de reembolso de pagamento de revisão de língua estrangeira poderá ser financiado o valor máximo de R$ 600,00 (seiscentos reais) por artigo.

4.         Avaliação das solicitações.

4.1 Terão prioridade para o recebimento de reembolso os artigos que tenham nome de discentes de Pós-Graduação e/ou de Iniciação Científica da UNIFAL-MG.

4.2 Por questões orçamentárias e orientações recebidas pela Auditoria Interna da UNIFAL-MG, somente poderão ser restituídas as solicitações cujos processos tenham sido protocolados após a criação da nota de empenho e antes da emissão dos comprovantes de pagamento, os quais devem ter sido quitados somente após a análise e deferimento da PRPPG.

4.2.1 Assim, os trâmites deverão seguir a seguinte ordem:

1 –  Verificar data de criação de nota de empenho (15/01/2020);
2 – Gerar demanda via SEI;
3 – Após análise e deferimento da PRPPG efetuar pagamento.

5. Considerações Finais

5.1 A liberação dos recursos somente ocorrerá em conformidade com a disponibilidade orçamentária e financeira da PRPPG.