Stricto Sensu

Pós-graduações stricto sensu compreendem cursos de mestrado e doutorado que tem como público alvo candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção de discentes. Os programas stricto sensu possibilitam o aprofundamento da formação obtida no nível de graduação, além do desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas.Por questões históricas, nossa pós-graduação stricto sensu foi implantada recentemente.

O primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da UNIFAL-MG recomendado pela Capes foi o Mestrado em Ciências Farmacêuticas em 2005, ano da transformação da EFOA em UNIFAL-MG. Em 2008, o Mestrado em Química foi o segundo programa recomendado pela Capes a iniciar as atividades. No ano de 2009, iniciaram-se as atividades do Mestrado e Doutorado do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas. Em 2010, foi implantado o curso de Mestrado em Ecologia e Tecnologia Ambiental, e no ano de 2011, os cursos de Mestrado em Biociências Aplicada à Saúde, em Enfermagem e o de Ciências e Engenharia de Materiais. No ano de 2012, foram iniciadas as atividades do Doutorado em Química, dos cursos de Mestrado em Ciências e Engenharia Ambiental, Ciências Odontológicas, Gestão Pública e Sociedade e o de  Física, sendo este em associação Ampla entre a UNIFAL-MG, UFLA e UFSJ. Em 2013, foi aprovado pela CAPES o nível Doutorado do Programa de Ciências Farmacêuticas e o Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria. No ano de 2014 foram recomendados os seguintes cursos: Mestrado Nacional em Administração Pública – PROFIAP; Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e Mestrado Profissional em História Ibérica. Em 2015 a UNIFAL-MG obteve a recomendação da Capes para a abertura dos cursos de Mestrado em Educação e em Ciências Biológicas, além do nível Doutorado do programa em Biociências Aplicadas à Saúde. Em 2016 foi aberto o curso de Mestrado em Ciências da Reabilitação, seguido pelo Mestrado em Economia em 2017 pelos Mestrados em Biotecnologia e Geografia em 2018.

A UNIFAL-MG oferta no momento 24 (vinte e quatro) programas de pós-graduação sendo 6 (seis) Doutorados, 20 (vinte) Mestrados Acadêmicos e 3 (três) Mestrados Profissionais. Os programas de pós-graduação stricto sensu estão distribuídos nos três campi da UNIFAL-MG (Alfenas – campus Sede, campus Poços de Caldas, campus Varginha).