UNIFAL-MG é aprovada em chamada da FAPEMIG de apoio a Núcleos de Inovação Tecnológica; ação estratégica beneficia comunidade acadêmica e população com desenvolvimento socioeconômico regional e nacional

Publicação original feita no site da Unifal em 21/10/2021

A UNIFAL-MG, por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo, foi aprovada em chamada da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) para apoio financeiro a Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) do estado. Com a aprovação, ações inéditas se viabilizam, como aquisição de plataforma internacional de busca, seleção, análise e exportação de informações contidas em patentes. A ação estratégica busca favorecer a gestão da Política de Inovação de Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação no Estado de Minas Gerais (ICTMG), a consolidação do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação e o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do estado.

O projeto, aprovado no montante de R$ 317.109,96, será executado durante 36 meses. “Os principais resultados esperados permitirão consolidar a gestão da Política de Inovação e Empreendedorismo, que trará inúmeros benefícios para a comunidade acadêmica e a população, por meio da inserção da cultura de Inovação; da proteção de tecnologias e transferência para a sociedade; do incentivo a parcerias estratégicas entre a Universidade, setor produtivo e governo; e do fortalecimento dos programas e projetos de empreendedorismo, levando ao desenvolvimento socioeconômico regional e nacional”, explicou a Profa. Izabella Carneiro Bastos, diretora da Agência.

De acordo com a docente, a ideia é, com o projeto aprovado, buscar melhorias e permanecer à disposição para atendimentos de discentes, docentes e públicos externos, como inventores independentes, empresas interessadas em licenciamentos e/ou em incubações, parcerias, entre outros. Segundo o Edital 05/2021, da FAPEMIG, a chamada busca também estimular e apoiar a capacitação das equipes dos NIT; favorecer a difusão das propriedades intelectuais geradas no âmbito das ICTMG; contribuir para a disseminação e o compartilhamento das boas práticas de gestão da propriedade intelectual; e possibilitar o trabalho cooperativo entre grupos de NIT do Estado de Minas Gerais, estimulando o uso conjunto de recursos financeiros.

“Ficamos em torno de um mês trabalhando para o projeto ser feito de maneira a preencher os requisitos estabelecidos em Edital. Essa aprovação é o resultado de um trabalho duro que envolveu diversas ações transversais para que o valor pleiteado fosse aprovado. Com uma equipe sólida formada, o NIT só tem a evoluir cada vez mais, e esperamos conquistar outros projetos elevando ainda mais nossa Instituição”, finalizou a professora Izabella Bastos.

Para a adesão da Universidade, o Edital exigia requisitos como a validação da Política de Inovação em órgão máximo. Aprovada no Conselho Universitário (Consuni) pela Resolução n° 14, de 28 de maio de 2020, a Política da UNIFAL-MG, a fim de adequar a Universidade à legislação referente ao Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, de 2016, e incentivar práticas que visem à segurança jurídica de projetos e parcerias da Instituição, é apoiada e assessorada pela Agência.

Saiba mais

Agência de Inovação e Empreendorismo é o órgão responsável pela gestão da política de inovação da Universidade, pela proteção da propriedade intelectual, como patentes, marcas, programas de computador e indicações geográficas, e pela transferência de tecnologia. Entre os órgãos associados à Agência, destaca-se a Incubadora de Base Tecnológica da UNIFAL-MG, a NidusTec, que apoia empreendedores e proporciona, a eles, ambiente e condições apropriadas para o funcionamento de suas empresas. Saiba mais em: Agência de Inovação e Empreendedorismo: conheça o órgão que atua na coordenação de ações empreendedoras e de parcerias entre a UNIFAL-MG e Entidades de Ciência, Tecnologia e Inovação