Agência de Inovação e Empreendedorismo: conheça o órgão que atua na coordenação de ações empreendedoras e de parcerias entre a UNIFAL-MG e Entidades de Ciência, Tecnologia e Inovação

A Agência de Inovação e Empreendorismo (I9/UNIFAL-MG) é o órgão responsável pela gestão da política de inovação da Universidade, pela proteção da propriedade intelectual, como patentes, marcas, programas de computador e indicações geográficas, e pela transferência de tecnologia. Embora não seja a única responsável por praticar a Política de Inovação, a Agência é apoiadora e assessora deste documento, que foi aprovado no Conselho Universitário pela Resolução n° 14, de 28 de maio de 2020.

Segundo a equipe do setor, a política busca adequar a Universidade à legislação referente ao Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o qual foi lançado no ano de 2016, e incentivar práticas que visem à segurança jurídica de projetos e parcerias da Universidade. “A I9/UNIFAL-MG propôs a necessidade de atualização do documento existente, por isso foi criada uma comissão de análise da antiga política de inovação, a qual estava em vigor desde 2014”, disse a servidora Débora Vieira de Lima.

O documento atual é separado em quatro eixos: diretrizes gerais, propriedade intelectual, diretrizes para parceiros e estímulo ao empreendedorismo. “A Política foi uma junção de esforços para regularizar e proporcionar um ecossistema de inovação com segurança jurídica para a cooperação entre a Universidade e parceiros”, explicou a professora Izabella Carneiro Bastos, diretora da I9/UNIFAL-MG.

Esse não é um documento exclusivo da Agência de Inovação e Empreendedorismo, pois pertence à Instituição com um todo. A ideia é que a prática e o amadurecimento do documento sejam realizados por toda a comunidade acadêmica.

Saiba mais sobre a Agência de Inovação e Empreendedorismo

A Agência integra a Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), associação que apoia e auxilia a implantação, gestão e desenvolvimento dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) junto às Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) do estado. Entre os órgãos associados à Agência, destaca-se a Incubadora de Base Tecnológica da UNIFAL-MG, a NidusTec, que apoia empreendedores e proporciona, a eles, ambiente e condições apropriadas para o funcionamento de suas empresas.

A Incubadora apareceu em duas pesquisas da área de inovação e empreendedorismo de Minas Gerais, de modo a consolidar a UNIFAL-MG no radar da inovação do estado e do país. No primeiro estudo, realizado pelo Distrito Minas Tech Report, a NidusTec está entre as principais incubadoras de Minas Gerais. “O Distrito é um hub de inovação para startups, empresas e investidores que buscam o próximo passo de seu crescimento. No estudo indicado, foram mapeadas as startups que mais se destacam no estado mineiro, bem como incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos e fundos de investimentos”, explicou a equipe da Agência de Inovação e Empreendedorismo.

A outra pesquisa, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, por meio do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI), em conjunto com o Liga Insights Ecossistema de Inovação, apresenta análises gráficas dos perfis das startups da região e análises qualitativas do ambiente mineiro de inovação. A UNIFAL-MG é citada como um dos principais atores de empreendedorismo e inovação no sul de Minas Gerais, ao lado do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), da Incubadora do Inatel e do Prointec, de Santa Rita do Sapucaí.

De acordo com professora Izabella Carneiro, é importante destacar o fato de a UNIFAL-MG estar inserida nas ações de divulgação do estado, principalmente em relação à visibilidade do trabalho executado e à facilidade da prospecção e geração de negócios para região. Saiba mais informações nestes endereços eletrônicos: https://distrito.me/ e https://insights.liga.ventures/estudos-completos/ecossistema-inovacao-minas-gerais/.

Participe!

No dia 26/08, às 19h, ocorrerá a live “A inovação e a internacionalização da UNIFAL-MG”, que contará com a presença do reitor da Universidade, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, da professora Izabella Carneiro Bastos e do professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG, Cláudio Umpierre Carlan. O objetivo do evento é divulgar, para a comunidade acadêmica e externa, conhecimentos da Agência de Inovação e Empreendedorismo e da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI).

“Esses setores são estratégicos, pois possibilitam parcerias agregadoras à Universidade, além de incentivo ao empreendedorismo e inovação; relacionam as atividades acadêmicas e científicas; e protegem as pesquisas e inovações”, contou a professora Izabella.

O evento ocorrerá no canal da UNIFAL-MG no Youtube.

*Milena Favalli Simão é estagiária da Diretoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG