UNIFAL-MG oficializa parceria com Icro Group; incubação de startup na área de soluções industriais impulsiona estado de Minas Gerais em cenário internacional e gera oportunidades a estudantes da Universidade

Publicação original site da Unifal-MG –

A UNIFAL-MG consolidou parceria com o grupo empresarial Icro Group, após celebrar a inauguração da startup Icro Digital, incubada pela Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade. O novo empreendimento, pioneiro como Centro de Análises Preditivas (CAP) no estado de Minas Gerais, busca atuar com soluções digitais para o monitoramento, em todo o mundo, de ativos físicos industriais. Realizado no dia 18/02, o evento contou com a presença de representantes da comunidade universitária, do grupo empresarial e da prefeitura de Alfenas.

Da esquerda para a direita, estão: José Carlos Munhoz, presidente do Conselho de Administração da Icro Group; Carlos Fávaro, presidente da Icro Group; Sandro Amadeu Cerveira, reitor da UNIFAL-MG; e Armando Marsarioli Filho, diretor da Icro Digital. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

“Estamos em um momento importante, em que a indústria está muito distante da universidade. É necessário se aproximar cada vez mais, pois não há outra forma de a indústria brasileira crescer se não for através de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A incubação das ideias e dos projetos é fundamental para aproximar a teoria da prática, a pesquisa da prática”, disse Armando Marsarioli Filho, diretor da Icro Digital, na inauguração.

A empresa nasce para inovar tecnologias de alto valor agregado, como softwares, hardwares e plataformas digitais, a fim de aumentar a performance e produtividade das indústrias, reduzir os custos de manutenção e efetivar contribuições para a sustentabilidade e a proteção ao meio ambiente.

“A ideia é que, daqui de Alfenas, vamos conseguir monitorar máquinas em qualquer parte do mundo que tenha internet. Então, nós conseguimos prever e dizer com antecipação quando uma máquina vai entrar num período crítico de quebra, para que se possa planejar a parada de maneira que a gente elimine ou reduza o máximo possível as paradas repentinas, evitando custos”, explicou o diretor.

Nas palavras de José Carlos Munhoz, presidente do Conselho de Administração da Icro Group, essa é uma oportunidade para alavancar a UNIFAL-MG ao cenário internacional. “Nós contamos com vocês, mas vocês podem contar conosco, porque vamos levar o nome da UNIFAL-MG e de Alfenas, e já estamos levando, para atuar internacionalmente. […] Com a Icro Digital dentro do coração da Universidade, nós temos certeza de que vamos voar mais alto”, destacou.

Por meio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Nidustec), a incubação mostra os esforços da UNIFAL-MG em busca do fortalecimento da cultura empreendedora. “É uma honra trabalhar juntos, estreitando os laços com a indústria, com a tecnologia, e levando aquilo que a nossa instituição, como instituição de pesquisa ensino e extensão, tem o dever constitucional de produzir. Isso transforma a vida das pessoas, das nossas instituições e das empresas que precisam do nosso desenvolvimento nacional”, salientou o reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira.

Participaram do evento membros do grupo empresarial e da comunidade acadêmica. (Foto: Ivanei Salgado/Dicom)

O reitor participou do evento ao lado do diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Claudio Umpierre Carlan, da diretora de Inovação e Empreendedorismo, Profa. Izabella Carneiro Bastos, e de membros da Agência de Inovação. Na oportunidade, os docentes receberam homenagens pela equipe da ICRO Group.

Além da incubação, a parceria entre a Universidade e a ICRO Digital prevê um convênio de estágios que abre oportunidades para estudantes das áreas de Ciência da Computação, Engenharias e, posteriormente, para Letras. No momento, dois estagiários do curso de Ciência da Computação, João Pedro Silva Bianco e Bruna Falcucci, já fazem história ao integrar a equipe da startup.

“Vejo a parceria da UNIFAL-MG com empresas externas como algo de extrema importância, pois isso facilita a procura de estágios e a melhor inserção no mercado de trabalho, visto que a empresa terá um maior conhecimento do aluno e de suas experiências acadêmicas e extracurriculares”, destacou João Pedro. Para ele, a experiência na startup tem possibilitado a aplicação dos conhecimentos adquiridos na graduação. “Na prática, você ganha experiência e vivencia o cotidiano de um programador, por exemplo. Cresci muito profissionalmente, aprendi coisas novas, enfrentei problemas reais da computação e muito me foi agregado como crescimento pessoal, valores e trabalho em equipe, que vou levar por toda minha carreira. Recomendo a experiência”, finalizou o universitário.

Atualmente, a ICRO Group possui unidades no Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, em Moçambique e em Portugal. Para 2022, tem prevista a atuação nos mercados do Uruguai, Portugal e Espanha. “Além disso, nós inauguramos, em 2020, um centro de formação, o Instituto de Formação Tecnológica de Moçambique, e damos formação de mecânica e elétrica industrial. Nós saímos de uma preditiva para uma empresa que forma jovens em mecânica elétrica, para uma empresa de tecnologia”, acrescentou o presidente da ICRO Group, Carlos Fávaro, ao final do evento.

Para mais informações sobre a parceria, acesse o link: UNIFAL-MG incuba startup de grupo empresarial de atuação internacional; parceria com a ICRO Group pode viabilizar ampliação do campo de estágios para estudantes da UNIFAL-MG

Fotos: Ivanei Salgado/Dicom

Fotos: Eliana de Castro Reis/NidusTec