UNIFAL-MG incuba startup de grupo empresarial de atuação internacional; parceria com a ICRO Group pode viabilizar ampliação do campo de estágios para estudantes da UNIFAL-MG

A UNIFAL-MG, por meio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Nidustec), vai incubar um novo empreendimento do grupo empresarial ICRO Group, a ICRO Digital. A empresa, há 67 anos no mercado, apresentou plano de negócios à banca da Nidustec e passa a integrar o quadro de empresas incubadas a partir de 2022. A startup vai atuar, principalmente, em soluções digitais para o monitoramento de ativos físicos industriais.

“O acolhimento da ICRO Digital, uma empresa ICRO Group, pela Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG, favorece um grandioso avanço para o desenvolvimento profissional e industrial, possibilitando à cidade de Alfenas e ao estado de Minas Gerais firmarem-se como referência nacional e internacional para o atendimento das demandas impostas pela Indústria 4.0”, destacou o empresário José Carlos Munhoz, presidente do Conselho de Administração do ICRO Group, em recente visita à UNIFAL-MG.

De acordo com José Carlos Munhoz, presidente do Conselho de Administração da ICRO Group, os alunos da UNIFAL-MG serão os maiores beneficiados pela parceria. (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo o presidente do grupo, a parceria com a UNIFAL-MG vai facilitar a concretização dos projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de tecnologias de alto valor agregado, como softwares, hardwares e plataformas digitais. “Recursos estes que formarão parte de produtos voltados para o monitoramento on-line da condição de ativos físicos industriais, através de tecnologia embarcada para a geração de máquinas autônomas no que tange às decisões de manutenção e conservação, propiciando aumento da performance, redução dos custos de manutenção e aumento da produtividade das indústrias, assim como uma efetiva contribuição para a melhoria da sustentabilidade e proteção do meio ambiente”, enfatizou.

Além da incubação da startup, a parceria entre a UNIFAL-MG e o grupo ICRO prevê um convênio de estágios que abre oportunidades para estudantes das áreas de Ciência da Computação, Engenharias e, posteriormente, para Letras. Para José Munhoz, os estudantes são os principais beneficiados pela parceria, devido à ampliação do campo de estágios para fortalecimento da formação e de chances diretas de contratação elas empresas pertencentes ao grupo.

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, enfatiza que a incubação de uma startup que pretende trabalhar com alta tecnologia fortalece a NidusTec e contribui para que a Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9/UNIFAL-MG) possa se desenvolver em âmbito regional e nacional. “Sem sombra de dúvidas, a parceria entre Universidade e Empresas contribui diretamente para o maior desenvolvimento de pesquisas científicas, além do fortalecimento da economia e geração de empregos na região”, disse o reitor.

Armando Marsarioli Filho, da ICRO Group, é o diretor da ICRO Digital, e também visitou a UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal)

A professora Izabella Carneiro Bastos, diretora de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG, confirma a relevância do empreendimento e da formalização da relação entre a Universidade e o grupo ICRO.  “Propostas de empresas como no caso ICRO Digital, que visam ao atendimento de alta tecnologia e ainda atuação internacional, vêm propiciar ainda mais o fortalecimento da cultura empreendedora e inovadora da UNIFAL-MG”, reforçou.

O processo de incubação pela UNIFAL-MG ocorre por meio de edital de fluxo contínuo. Na NidusTec, além de receber orientações sobre plano de negócios, patentes, registros de marcas e consultorias nas áreas jurídica, financeira, mercadológica, contábil, administrativa, o empreendedor tem acesso à sala individual e pode utilizar de estrutura da Universidade, como salas de reuniões, auditórios, biblioteca e espaço maker, com equipamentos para desenvolvimento de produtos e serviços.

Atualmente, a Nidustec recebe propostas de incubação para as cidades de Alfenas e Poços de Caldas. “Em 2022, esperamos que parcerias continuem sendo realizadas e que a incubação da ICRO Digital seja um exemplo para que outras startups procurem a UNIFAL-MG para fortalecer seu empreendimento”, antecipou o professor Sandro Cerveira.

Na visita à UNIFAL-MG, os representantes da ICRO Group foram recepcionados pelo reitor Sandro Cerveira e pela direção da I9/UNIFAL-MG, Profa. Izabella Bastos e Prof. Mateus Freire Leite. (Foto: I9/UNIFAL-MG)

Em conformidade com as expectativas do reitor da UNIFAL-MG, a professora Izabella Bastos ressalta que a NidusTec vai continuar a receber e incentivar o desenvolvimento regional e nacional com programas e outras iniciativas de geração de empreendimentos inovadores e apoio ao desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica. “Para isso, a NidusTec, juntamente com a Agência de Inovação, se coloca à disposição de toda a comunidade, incluindo empreendedores, pesquisadores e servidores, que tenham interesse em conhecer mais sobre o apoio e as oportunidades ofertadas”, concluiu a diretora de Inovação e Empreendedorismo.

Saiba como incubar o seu empreendimento em: UNIFAL-MG seleciona propostas para incubadora de empresas de base tecnológica em Alfenas e Poços de Caldas; aprovados recebem apoio para colocar as ideias inovadoras em prática

Sobre a ICRO Group

A ICRO Group foi fundada em 1954 e está no mercado há 67 anos atuando na gestão de ativos físicos industriais e implantação de programas de manutenção preditiva. O grupo possui unidades no Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, em Moçambique e em Portugal. Para 2022, tem prevista a atuação nos mercados do Uruguai, Portugal e Espanha. O grupo também mantém o Instituto de Formação Tecnológica de Moçambique (IFTM), com o qual visa promover formação tecnológica de qualidade no país.