I9/UNIFAL-MG participa da 1ª edição do Innovation Summit Brasil em Florianópolis

Entre os dias 12 e 14/08 foi realizada a 1ª edição do Innovation Summit Brasil, em Florianópolis/SC, pela Rede Nacional das Associações de Inovação e Investimentos (RNAII), com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e apoio local da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) e do Sapiens Parque. A UNIFAL-MG, por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo, participou ativamente do evento, que reuniu 1300 participantes e discutiu o tema “Ecossistemas de Inovação: criativos, conectados e competitivos”.

De acordo com a diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG e professora do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), Izabella Carneiro Bastos, uma das palestras mais aguardadas foi a do ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, na plenária da Anprotec. “Ele comentou a carreira como astronauta e falou do funcionamento do ministério que comanda com os responsáveis de cada área. Informou ainda sobre os problemas, soluções e prioridades do governo na temática que é tão importante para o país no que tange inovação e empreendedorismo”, disse.

Além de palestras, os três dias de atividades foram intensos, com workshops, encontros, reuniões de trabalho,  conferências, cursos, fóruns, plenárias temáticas e sessões técnicas de apresentação de artigos das sete associações que compõem a RNAII: a Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti),  a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (Abvcap), a Anjos do Brasil, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).

A UNIFAL-MG integra duas dessas associações: a Fortec e a Anprotec. A primeira representa questões ligadas diretamente a propriedade intelectual e corroboram para expansão do setor. Já a segunda aglomera hoje cerca de 370 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e demais entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Segundo a Profa. Izabella, o secretário de Inovação do Governo Federal, João Alvin, foi o convidado da plenária do Fortec, sendo questionado sobre o futuro das Agências de Inovação dentro das Universidades, uma vez que não existe possibilidade do setor expandir se não houver entendimento do governo. “Após o tema reuni com secretário e apresentei os problemas da nossa Instituição, bem como aqueles que o setor teve perante sua falta de desenvolvimento até o momento. Acredito que houve pontos positivos no que se refere ao conhecimento de nossa Instituição e todo processo até hoje sofrido”, contou a professora, que também conheceu o Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“Um outro ponto abordado por mim dentro do evento foi relacionado ao estágio de maturidade de cada instituição e a dependência de repasse governamental. Iniciou-se a incubadora, mas não houve tempo hábil suficiente para que ela pudesse ser autossustentável. Hoje temos problemas sérios de recursos humanos, o que impossibilita qualquer desenvolvimento. É um ciclo, não existe possibilidade de expansão se não houver recursos para isso”, afirmou a diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo.

O Innovation Summit Brasil teve como objetivo principal formular proposições para apoiar e estimular o investimento em empreendedorismo inovador no país, juntou diferentes agentes para definição de ações voltadas ao fortalecimento da capacidade de inovação, da competitividade da economia do país, dos ambientes promotores de inovação, da pesquisa científica, da interação entre instituições de pesquisas e empresas, da atração de capital, da cultura empreendedora, e da geração de emprego e renda.

Saiba mais sobre o evento: http://www.innovationsummitbrasil.com.br/

Texto: Diretoria de Comunicação Social UNIFAL-MG