I9/UNIFAL participa de capacitação com instituição filantrópica internacional

A UNIFAL-MG marcou presença, junto a outras instituições de ensino (UNIS, UNIFEI e UNIVAS), no curso de capacitação sobre metodologias de criação de negócios ofertado pela Wadhwani Foundation com o apoio do Sebrae-MG. Com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo na Instituição, a professora do Instituto de Ciência e Tecnologia e diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo, Izabella Carneiro Bastos, e o representante da Agência de Inovação e Empreendedorismo de Poços de Caldas, Prof. Cláudio Antônio de Andrade Lima, participaram do treinamento a fim de firmar uma parceria entre a Universidade e a Wadhwani.

Realizado entre 11 e 17 de julho, na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), o curso ministrado pelo gerente do programa no Brasil, Leandro Costa, compartilhou a metodologia de estímulo desenvolvimento de ideias/projetos para criação de negócios. Nos sete dias de treinamento, os professores passaram por atividades, ferramentas, métodos e técnicas que visam estimular as habilidades empreendedoras, bem como validar e testar a viabilidade mercadológica e financeira dos negócios em um curto espaço de tempo.

A ideia é que os docentes apliquem a metodologia durante a disciplina de Empreendedorismo ofertada no campus Poços de Caldas. “É necessário estimular o empreendedorismo nos alunos, em sala de aula, para que eles tenham conhecimento em criação de uma empresa e para que possam se tornar empresários”, afirma a Profa. Izabella. De acordo com a docente, se os alunos seguirem a metodologia proposta, conseguirão certificado de conclusão no treinamento comprovado pela Wadhwani Foundation.

A Profa. Izabella revela que se sente lisonjeada pelo fato de a Universidade ser pioneira, em conjunto a outras instituições do Sul de Minas, na parceria feita com a Wadhwani Foundation do Brasil. “Após esse treinamento haverá outro mais avançado para irmos aprimorando, junto à WF, a metodologia a ser aplicada nas aulas. Essa é uma aprendizagem dos alunos e dos professores, mas pode gerar impacto inclusive na comunidade”, finaliza.

Sobre a Wadhwani Foundation

Wadhwani Foundation é uma instituição filantrópica que tem como objetivo estimular o desenvolvimento econômico de países emergentes por meio da criação de empregos de alto valor. Fundada em 2000 pelo empresário do Vale do Silício, Dr. Romesh Wadhwani, hoje a Fundação está ampliando o impacto em 25 países da Ásia, África e América Latina através das iniciativas de educação empreendedora e aceleração de micro e pequenas empresas.

Texto: Diretoria de Comunicação Social UNIFAL-MG