Grupos de pesquisa

GENI –  Grupo de Estudos sobre Estado, Mulheres e Políticas Públicas | @geniunifalmg; https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5417856169633815

• Aline Lourenço de Oliveira (PPGPS/UNIFAL-MG);
  • Ana Márcia Rodrigues da Silva (PPGEconomia/UNIFAL-MG);
  • Cilene Margarete Pereira (ICSA/UNIFAL-MG);
  • Elisa Zwick (PPGPS/UNIFAL-MG);
  • Fernanda Mitsue Soares Onuma (PPGPS/UNIFAL-MG) – líder;
  • Julia Moretto Amâncio (PPGAP/UFLA);
  • Santiane Arias Ribeiro (ICSA/UNIFAL-MG);
  • Vanessa Tavares de Jesus Dias (ICSA/UNIFAL-MG).

Geni surgiu na @unifalmg, no campus de Varginha, no ano de 2014 como um grupo de estudos que reunia estudantes, uma professora e uma servidora técnico-administrativa. O nome veio como homenagem à música “Geni e o Zepelim” de Chico Buarque, que critica o apagamento de pessoas, sobretudo, mulheres, que constroem nosso país e, ainda assim, são humilhadas e alvo da hipocrisia da sociedade.

O grupo se propõe a fomentar e discutir trabalhos relacionados a questões como: romantização da maternidade, parentalidade, trabalho doméstico, controle reprodutivo, acesso e condições de permanência da mulher na escola, endividamento familiar, violências contra mulheres e população LGBTQIAP+, reforço a estereótipos de gênero, genocídio de populações indígenas e da juventude negra, avanço de práticas e discursos liberais colonizados, aumento do encarceramento em massa de pessoas (sobretudo, mulheres) não-brancas e proletarizadas ao redor do globo e que configuram, portanto, críticas a instrumentos de gestão da pobreza usados para mascarar a necessidade no contexto neoliberal atual de se empurrar pessoas não-brancas e proletarizadas (sobretudo, mulheres) ao trabalho reprodutivo compulsório e/ou ao cárcere, a fim de mascarar a face essencialmente predatória e discriminatória da ordem social e econômica.

Projeto com aprovação de apoio financeiro pela Chamada 011/2022 Demanda Universal Fapemig, para o desenvolvimento de ações de Extensão em Interface com Pesquisa (vigência 05/2023-05/2026, processo APQ-03994-22).

Valor aprovado: R$ 179.841,00

Observatório de Políticas Públicas

• Lincoln Thadeu Gouvêa de Frias (ICSA/UNIFAL-MG);
  • Luiz Antônio Staub Mafra (Coordenador, PPGPS/ICSA/UNIFAL-MG);
  • Virgílio Cézar da Silva e Oliveira (UFJF).

A proposta do observatório de políticas públicas da UNIFAL-MG, campus Varginha, tem como objetivo a análise de políticas públicas com ênfase no desenvolvimento de mecanismos e metodologias de avaliação. Este tipo de análise relaciona-se intimamente com o exercício do controle social e, em contextos democráticos, esta prática mostra-se fundamental para a coerência e a efetividade da ação de governos e para o vínculo entre representantes e representados na esfera política. A importância acadêmica deste projeto pode ser evidenciada pela geração de conhecimento sobre as políticas públicas regionais e sobre o modo como valores sociais e tecnologias de gestão as condicionam. As transformações desencadeadas pela Constituição Federal de 1988 demonstram, agora, certa maturidade, traduzindo-se em um vasto campo de investigação e de interação entre universidade e sociedade. Além disso, o envolvimento discente nas rotinas do Observatório de Políticas Públicas poderá contribuir significativamente para a qualidade dos egressos da UNIFAL-MG, em especial, aqueles integrantes do Mestrado em Gestão Pública e Sociedade.

Organizações Outras (O2) | organizacoesoutras.com

Pesquisadores:

• Everton Rodrigues (Tom) (PPGPS/ICSA/UNIFAL-MG);
  • Fernando Pereira (PPGPS/ICSA/UNIFAL-MG);
  • José Roberto Porto de Andrade Junior (ICSA/UNIFAL-MG).

O Organizações Outras (O2) é um grupo de pesquisa, registrado no diretório do CNPq, vinculado ao Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Gestão Pública e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Campus Varginha, Minas Gerais, Brasil. O grupo tem um perfil interdisciplinar, reunindo pesquisadores de diversas áreas, incluindo Administração Pública, Sociologia, Antropologia, Direito, Economia e Física.

Nosso objetivo é produzir conhecimento científico e ações transformadoras capazes de promover novas dinâmicas de desenvolvimento alicerçadas em sociedades capazes de preservar/regenerar os ecossistemas; de aumentar a equidade social, a diversidade, a resiliência, a tolerância e a solidariedade humanas; de reduzir a dependência do uso de carbono; e de ampliar a produtividade (ecoeficiência), garantindo necessidades humanas básicas. É fundamental colocar a ética no lugar central das decisões sobre o uso dos recursos materiais e energéticos empregados nos processos produtivos e na organização do trabalho. Assim, o O2 se constitui como um espaço de aprendizagem focado em conhecimentos e reflexões sobre visão de mundo e ações transformadoras para promoção de uma sociedade justa, ambientalmente correta e inclusiva. Atuamos como uma plataforma indutora de ações, intervenções e interações locais, como educadores e agentes de transformação social e facilitadores para co-criação de pensamentos e práticas.

Saúde e previdência no Brasil

• Wesllay Carlos Ribeiro (Coordenador, PPGPS/UNIFAL-MG);
  • Maria Regina Martinez (PPGPS/UNIFAL-MG);
  • Luisa Pimenta Terra (ICSA/UNIFAL-MG);
  • Pamila Cristina Lima Sivieiro (UNIFESP).

A seguridade social, com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, têm suas bases na garantia dos direitos à saúde, à assistência social e à previdência. Não obstante o seu reconhecimento constitucional como direito a sua implementação e efetividade se apresenta como um processo contínuo e complexo com reflexos e interpenetrações nos espaços públicos e privados. Pesquisar, compreender e debater estes temas apresenta-se como o mote deste projeto.