Como elaborar um projeto de pesquisa?

Às vezes um modelo ou padrão com diretrizes básicas pode ser uma forma interessante de iniciar a construção de um projeto de pesquisa, especialmente quando não se tem experiência consolidada. Não esqueça que o PPGPS fornece uma estrutura de pré-projeto (divulgada no edital de seleção) que deve ser seguida. Contudo pode ser útil tomar conhecimento de algumas dicas para você ir delimitando o seu tema de estudo e problema de pesquisa antes de seu ingresso no Programa.

Pesquisar significa buscar conhecimento sobre algo. É procurar respostas para indagações propostas. Essa prática pode e deve ser planejada através de etapas. Lembre-se que a pesquisa envolve aspectos éticos.

Um projeto de pesquisa envolve fases até a divulgação dos resultados. De forma breve, segue um roteiro preliminar:

  • Introdução: apresente o assunto e/ou tema, a problemática da pesquisa e os objetivos que deseja atingir, justifique de forma acadêmica, pessoal e social o impacto do seu tema. Se desejar pode formular uma hipótese.
  • Referencial teórico: faça uma breve revisão da literatura com autores que estudam o mesmo tema que você e/ou outras pesquisas acadêmicas, avaliando os resultados e compare com seu tema. Indique as fontes de consulta na seção Referencias bibliográficas.
  • Metodologia: descreva o método de pesquisa que pretende usar para atingir seus objetivos, explicitar as questões “como?”, “com quê?”, “onde?”. Observe os tipos de pesquisa, técnicas de coleta de dados, amostra de sujeitos, etc. Descreva suas limitações.
  • Cronograma das atividades de sua pesquisa.
  • Descreva as implicações e impactos esperados de sua pesquisa nos âmbitos social e/ou econômico e/ou político e/ou cultural e/ou ecológico, dentre outros. 
  • Referências bibliográficas.

Não esqueça das regras da ABNT em todo o projeto. Use uma linguagem científica, seja objetivo e faça uso de vocabulário técnico. Faça correção gramatical e se usar recursos ilustrativos cite as fontes. Busque indicações de como fazer uso das normas da ABNT no site da biblioteca da UNIFAL-MG e acompanhe o calendário do PPGPS de oferta de palestras/cursos de extensão para auxiliar na organização do seu projeto de pesquisa.

Referências que podem auxiliar na elaboração do projeto de pesquisa:

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 1998.

VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de pesquisa em Administração. São Paulo: Editora Atlas, 2005.