Inserção social

A inserção social do PPGPS é pensada a partir de 4 dimensões estratégicas e interdependentes, embasada numa compreensão sistêmica do território em que atuamos.

A observância dessas dimensões perpassa as iniciativas do Programa, em alinhamento com a expectativa da CAPES de estimular o diálogo e a produção de conhecimento que possam ser traduzidos em melhoria da qualidade de vida da população.

Impacto tecnológico/econômico cooperação para o desenvolvimento regional do sul do Estado de Minas Gerais, difundindo conhecimentos, experiências, pesquisas e técnicas para ampliar conhecimento, tecnologia, o crescimento econômico, a inovação e a transformação sociopolítica, ambiental e cultural.
Impacto educacional foco no desenvolvimento de alternativas metodológicas e itinerários de formação para a produção dos saberes integrados em todos os níveis de ensino, básico, médio, graduação, técnico e profissional.
Impacto social contribuição para o aprimoramento da gestão pública, da sociedade civil, da formação para cidadania colaborando com ações qualificadas no uso dos recursos da ciência e do conhecimento pactuadas entre os entes federados com a participação da sociedade civil.
Impacto cultural contribuição na orientação e desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural com acesso à cultura, às artes e aos conhecimentos das políticas de cultura articuladas na gestão, informação e formação.